Questão 504369 - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Concurso: Prefeitura Vitorino Freire - MA 2012

Cargo: Auxiliar Administrativo

Banca: Instituto Graça Aranha

Nível: Médio

Administração Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Existem subsistemas típicos e específicos necessários à consecução das condições básicas para uma boa Administração de material. De acordo com os subsistemas citados abaixo enumere as suas definições corretas e em seguida assinale a alternativa certa. 01. Controle de Estoque 02. Aquisição / Compra de Material 03. Armazenagem / Almoxarifado 04. Movimentação de Material 05. Cadastro 06. Transporte de Material

( ) Subsistema responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação. O setor de Compras preocupase sobremaneira com o estoque de matéria-prima. É da responsabilidade de Compras assegurar que as matérias-primas exigida pela Produção estejam à disposição nas quantidades certas, nos períodos desejados. Compras não é somente responsável pela quantidade e pelo prazo, mas precisa também realizar a compra em preço mais favorável possível, já que o custo da matéria-prima é um componente fundamental no custo do produto.

( ) Subsistema encarregado do cadastramento de fornecedores, pesquisa de mercado e compras.

( ) Subsistema responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da

( ) Subsistema encarregado do cadastramento de fornecedores, pesquisa de mercado e compras.

( ) Subsistema responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de material, compreendendo a análise, a previsão, o controle e o ressuprimento de material. O estoque é necessário para que o processo de produção-venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de controle de estoque acompanha e controla o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.

( ) Subsistema encarregado do controle e normalização das transações de recebimento, fornecimento, devoluções, transferências de materiais e quaisquer outros tipos de movimentações de entrada e de saída de material.

( ) Subsistema de apoio que se responsabiliza pela política e pela execução do transporte, movimentação e distribuição de material. A colocação do produto acabado nos clientes e as entregas das matérias-primas na fábrica são de responsabilidade do setor de Transportes e Distribuição. É nesse setor que se executa a Administração da frota de veículos da empresa, e/ou onde também são contratadas as transportadoras que prestam serviços de entrega e coleta.

( ) Subsistema responsável pela gestão física dos estoques, compreendendo as atividades de guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material, segundo determinadas normas e métodos de armazenamento. O Almoxarifado é o responsável pela guarda física dos materiais em estoque, com exceção dos produtos em processo. É o local onde ficam armazenados os produtos, para atender a produção e os materiais entregues pelos fornecedores.

A ordem correta é:

  • A.

    (02), (05), (01), (04), (06), (03).

  • B.

    (01), (05), (04), (03), (02), (06).

  • C.

    (01), (02), (03), (04), (06), (05).

  • D.

    (04), (05), (01), (03), (02), (06).

  • E. (02), (06), (03), (04), (01), (05).