Administração Administração de Sistemas de Informação

O desenvolvimento tecnológico e a Tecnologia da Informação (TI) causaram impactos profundos nas organizações, propiciando o surgimento da Era da Informação. A riqueza das organizações passa a se depositar em seu capital intelectual, no conhecimento por ela gerado. Em seu livro Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato destaca a importância do conhecimento nesta Era e o impacto da TI nas organizações: “... Em primeiro lugar, ela (TI) permite a compressão do espaço. (...) Em segundo lugar, a TI permite a compressão do tempo. (...) Em terceiro lugar, a TI permite a conectividade. (...).”. Considerando o impacto da Tecnologia da Informação nas organizações, indique a alternativa INCORRETA:
  • A. A Era da Informação trouxe o conceito de escritório virtual. Prédios e escritórios sofreram brutal redução de tamanho. A compactação fez com que arquivos eletrônicos acabassem com o papelório e com a necessidade de móveis, liberando espaços para outras inalidades.
  • B. A informação em tempo real permite a integração de vários processos diferentes nas organizações. Os Centros de Processamento de Dados (CPD) foram enxugados e centralizados por meio de redes integradas de microcomputadores nas organizações.
  • C. Surgiram as empresas virtuais conectadas eletronicamente, dispensando prédios e reduzindo despesas ixas. A miniaturização, a portabilidade e a virtualidade tornaram-se a nova dimensão espacial fornecida pela TI.
  • D. As comunicações tornaram-se móveis, lexíveis, rápidas, diretas e em tempo real, permitindo maior tempo de dedicação ao cliente. A instantaneidade passa a ser a nova dimensão temporal fornecida pela Tecnologia da Informação.
  • E. Com o microcomputador portátil, multimídia, trabalho em grupo (workgroup), estações de trabalho (workstation), surgiu o “teletrabalho”, em que as pessoas trabalham juntas embora distantes isicamente, diminuindo a necessidade de deslocamento físico.