Administração Administração empreendedora

Em 2003, a APEX-Brasil viabilizou a presença de 8.196 empresas brasileiras - a maioria delas de pequeno porte - em 410 feiras internacionais, gerando negócios da ordem de US$ 2 bilhões. Este número cresceu para mais de 15 mil empresas, em 2005. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    Esse crescimento só foi possível graças a programas específicos criados para dotar as empresas que integram os Arranjos Produtivos Locais (APLs) das condições propícias para se firmar no mercado internacional.

  • B.

    O fortalecimento do MERCOSUL, e consequente queda das barreiras alfandegárias, foi o grande responsável pelo aumento das exportações brasileiras de produtos feitos pelas micro e pequenas empresas.

  • C.

    Em ação conjunta com a SOFTEX, a APEX-Brasil viabilizou a certificação de CMM Nível 4 para mais de 2.000 empresas de informática no país.

  • D.

    A ação isolada de pequenos grupos empresariais, em especial os dos setores de calçados e de bebidas, motivou o crescimento das exportações brasileiras.

  • E.

    O crescimento nas exportações das micro e pequenas empresas foi motivado pelo crescimento do turismo interno e da participação positiva do Brasil em eventos esportivos internacionais.