Questões de Concurso de Administração Financeira - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 704126

Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - SP (SABESP/SP) 2014

Cargo: Analista de Gestão - Área Administração de Empresas / Questão 37

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A empresa Produtos Acabados S.A. adotou medidas para alcançar um aumento de 20% no nível de sua atividade, passando de 5.000 unidades para 6.000 unidades produzidas e vendidas em determinado período, proporcionando um aumento de 100% no resultado, de R$ 150.000,00 para R$ 300.000,00. Tal situação caracteriza
  • A. alavancagem financeira.
  • B. margem de contribuição total.
  • C. ponto de equilíbrio.
  • D. lucro líquido.
  • E. alavancagem operacional.

Questão 704127

Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - SP (SABESP/SP) 2014

Cargo: Analista de Gestão - Área Administração de Empresas / Questão 38

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O grau de alavancagem financeira de uma companhia é um índice que
  • A. mede o retorno proporcionado pelo ativo total em relação ao capital de terceiros.
  • B. retrata a variação porcentual do lucro líquido por ação em comparação à variação porcentual do lucro operacional.
  • C. demonstra a sua capacidade de cobrir seus pagamentos fixos de juros e dividendos obrigatórios.
  • D. apresenta a elevação dos custos fixos em relação aos custos variáveis.
  • E. dá a medida numérica da variação do lucro por ação tendo em vista a evolução das vendas.

Questão 980564

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional de Vendas - Área Júnior / Questão 21

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Nos últimos três anos, a taxa anual de crescimento do mercado de aparelhos de refrigeração caiu de 20% para 8% ao ano. Ainda assim, a participação relativa de mercado da unidade estratégica de negócio da empresa YYX permaneceu muito elevada, com vendas duas vezes maiores do que as do concorrente mais próximo. De acordo com a Matriz BCG, a unidade estratégica de negócio da YYX é classificada como
  • A. estrela
  • B. vaca leiteira
  • C. produto relacional
  • D. animal de estimação
  • E. ponto de interrogação

Questão 980565

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional de Vendas - Área Júnior / Questão 22

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Recentemente, algumas empresas perceberam que alianças estratégicas podem fazer com que estratégias de marketing sejam mais efetivas. Dessa forma, muitas empresas têm procurado alianças estratégicas com empresas que complementem ou alavanquem suas capacidades e recursos. Em um desses casos, o laboratório XXZ estoca e fornece equipamentos de medicina diagnóstica da empresa ZZY para hospitais em diversas regiões do país. Esse tipo de aliança estratégica é denominado
  • A. aliança de logística
  • B. aliança de produtos
  • C. aliança promocional
  • D. aliança de integração
  • E. colaboração em preços

Questão 980566

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional de Vendas - Área Júnior / Questão 23

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O diretor reuniu seu grupo de gerentes e apresentou o novo posicionamento estratégico da empresa. A partir daquele momento, a estratégia adotada seria a de liderança focada em custos. Isso significa que a empresa passaria a
  • A. buscar obter custos gerais menores que os concorrentes e ser atrativo para uma ampla base de clientes.
  • B. concentrar-se em um segmento de mercado restrito e em suplantar os concorrentes, tendo custos menores.
  • C. tentar diferenciar a oferta de produtos daquela dos concorrentes, de modo que um amplo espectro de compradores pudesse ser atendido.
  • D. proporcionar aos clientes mais valor ao incorporar atributos de produto que variam do bom ao excelente a um custo menor.
  • E. focar a oferta de atributos específicos que atendem a preferências de clientes de nicho melhor do que o dos concorrentes.

Questão 980567

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional de Vendas - Área Júnior / Questão 24

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A gestão do relacionamento com o cliente, também conhecida pela sigla CRM, é muito importante para qualquer organização. Em uma determinada empresa, contudo, as informações a respeito dos resultados das campanhas de vendas e do comportamento do consumidor não eram acessíveis aos gestores. Nesse caso, há, na implementação do CRM, um problema
  • A. básico
  • B. analítico
  • C. operacional
  • D. colaborativo
  • E. interorganizacional

Questão 980570

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional de Vendas - Área Júnior / Questão 27

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Em uma operação financeira, uma entidade captou recursos sem compromisso de destinação específica e, também, não sujeitos ao ajuste a valor presente. Para a contabilidade da entidade, essa operação é um(a)
  • A. financiamento
  • B. empréstimo
  • C. arrendamento mercantil
  • D. leasing
  • E. leaseback

Questão 980623

Liquigás Distribuidora SA 2018

Cargo: Profissional Júnior - Área Administração / Questão 40

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A técnica de previsão que calcula a projeção por meio de uma ponderação entre a demanda real do período anterior Dt-1 e a projeção do período anterior Mt-1, utilizando um coeficiente de suavização α para definir o peso de cada componente no cálculo da projeção, é denominada
  • A. simulação
  • B. média exponencial móvel
  • C. média ponderada
  • D. regressão linear
  • E. linha de tendência

Questão 969294

Petrobras Transporte S.A (TRANSPETRO) 2018 (2ª edição)

Cargo: Administrador Júnior / Questão 32

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Em um modelo integrado de orçamento empresarial, o orçamento de
  • A. caixa deve ser a primeira etapa no processo de elaboração do modelo.
  • B. caixa é o principal instrumento de orientação da alocação eficiente de investimentos em novos projetos.
  • C. caixa deve ser elaborado em um maior número de intervalos, quanto mais sazonais e incertos são os negócios.
  • D. capital deve ser elaborado em regime misto de caixa e competência, de modo a possibilitar a análise de lucros, prejuízos e disponibilidades em um período projetado.
  • E. investimentos determina o excesso ou eventual necessidade de recursos financeiros para as operações da empresa.

Questão 982489

Centrais Elétricas de Santa Catarina - SC (CELESC/SC) 2018 (2ª edição)

Cargo: Administrador / Questão 42

Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível: Superior

Analise as afirmativas abaixo que tratam de administração financeira.

1. Uma organização pode financiar suas atividades com recursos próprios e com recursos de terceiros.

2. O administrador financeiro deve determinar a melhor forma de financiar as operações da empresa.

3. O valor presente de uma empresa varia, dentre outros fatores, de acordo com o resultado financeiro que se espera que a empresa gere no futuro.

4. Um dos temas centrais da administração financeira é a valorização da empresa e como as decisões financeiras podem maximizar essa valorização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.