Administração Administração Financeira

Para fins do grau de detalhamento do orçamento, pode-se afirmar:

  • A.

    O orçamento analítico ou detalhado contém a discriminação orçamentária com os serviços integrantes da obra, vale-se de composições de custos unitários para cada serviço da obra, levando-se em consideração quanto de mão de obra, material e equipamentos e gasto na execução de cada serviço.

  • B.

    Que a estimativa de custos é uma avaliação expedita feita com base em custos históricos e comparação com projetos similares, oferecendo uma abordagem da faixa de custos da obra, eliminando a necessidade de cada construtora gerar seus próprios indicadores.

  • C.

    São exemplos de indicadores genéricos de custos: custos por metro de rede de drenagem ou esgoto, custo por hectare de urbanização, custo por megawatt de energia instalado, custo por quilômetro de linha de transmissão. Estes indicadores são utilizados para a elaboração do orçamento analítico ou detalhado, e não se aplicam para a estimativa de custos.

  • D.

    Os orçamentos podem ser classificados em: estimativa de custos, orçamento preliminar, orçamento analítico. Embora existam classificações de orçamentos, os métodos aplicados para a elaboração dos orçamentos de cada classificação proporcionam orçamentos com a mesma margem de certeza e confiabilidade para os custos diretos.