Administração Administração Financeira

O estudo das relações governamentais intriga a sociedade desde a Grécia antiga; afinal, são relações muito complexas que permeiam as transações humanas. A ciência política estuda a estrutura e os processos de governo a fim de compreender melhor tal interação. Acerca dos preceitos fundamentais da matéria política e dos termos governança e governabilidade, assinale a opção correta.

  • A.

    A base da governança, conceito proveniente do mercado privado, diz respeito à forma de estudo da interação entre partidos políticos e oposição.

  • B.

    A governança está situada no campo específico do Estado e representa um conjunto de atributos essencial ao exercício do governo, sem os quais nenhum poder será exercido.

  • C.

    O conceito de governança corresponde aos padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e por meio das fronteiras do sistema econômico.

  • D.

    dentro e por meio das fronteiras do sistema econômico. D A governabilidade possui um aspecto muito abrangente, que por vezes extrapola a dimensão estatal, pois envolve todo o cenário de articulação social para garantir a efetividade das medidas adotadas pelo governo por meio do desempenho dos atores e de sua capacidade de exercer poder.

  • E.

    O conceito de governabilidade relaciona-se com a capacidade de representação das instituições sociais no processo decisório de implementação de políticas públicas.