Administração Administração Hospitalar

A Acreditação consiste num instrumento de avaliação desenvolvido para apreciar a qualidade da assistência à saúde em todas as organizações prestadoras de serviços hospitalares, e é composta de sete seções, a saber:

I. Liderança e Administração.

II. Serviços Profissionais e Organização de Assistência.

III. Serviços de Atenção ao Paciente/Cliente.

IV. Serviços de Apoio ao Diagnóstico. V. Serviços de Apoio Técnico e Abastecimento.

VI. Serviços de Apoio Administrativo e Infraestrutura.

VII. Ensino Pesquisa.

Sobre a Liderança e Administração, assinale a alternativa que apresenta corretamente os itens correspondentes à avaliação da direção em unidades hospitalares:

  • A.

    Responsáveis habilitados da área médica e administrativa; processos de aquisição, distribuição e controle dos insumos e recursos materiais duráveis, bem como registros, manejo e gerenciamento de bens; comissão, grupo ou secretaria executiva do programa de qualidade, com atuação no ambiente institucional.

  • B.

    Corpo clínico é organizado; pacientes conhecem o nome do médico que lhes assiste e são informados sobre o seu diagnóstico e procedimentos a realizar ou realizados; prontuários completos, legíveis e assinados com a respectiva identificação.

  • C.

    Número de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem adequado às necessidades de serviço; programa de educação e treinamento continuado; comparação de resultados com referenciais adequados e análise do impacto gerado junto à comunidade.

  • D.

    O responsável técnico coordena equipe de profissionais com habilitação adequada ou com capacitação específica; mecanismo de orientação ao cliente/paciente e familiares; sistema de aferição da satisfação de clientes (internos e externos).

  • E.

    Permanência de um dos membros da diretoria por, no mínimo, seis horas na instituição em dias úteis, na coordenação das atividades institucionais; procedimentos de acompanhamento e avaliação do desempenho organizacional e econômico-financeiro; ciclos de melhoria nos processos administrativos e gerenciais da instituição.