Administração Administração Hospitalar

A informação é considerada uma grande ferramenta gerencial na atualidade, fornecendo ao administrador subsídios e argumentos para a deliberação e tomada de decisão. No âmbito da saúde, a informação apresentada por indicadores, índices ou ainda em sua forma inicial, fornece aos administradores e gestores em saúde conhecimentos e habilidades fundamentais para a tomada de decisão. A utilidade da informação para o administrador depende ainda do contexto em que é produzida e implementada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

A farmácia de um hospital contabilizou, durante os primeiros seis meses do ano de 2003, uma perda de 40% de medicamentos por vencimento do prazo de validade. No segundo semestre do mesmo ano, essa perda foi reduzida para 15% apenas com a capacitação da equipe responsável pelo controle de estoque do setor.

Nessa situação, é correto afirmar que a qualificação de pessoal em todos os setores pode contribuir com a redução do desperdício de insumos hospitalares.

  • C. Certo
  • E. Errado