Administração Administração Hospitalar

Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.

Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.

A definição de protocolos para uso dos insumos no setor deve ser feita juntamente com as chefias e os profissionais de saúde do setor. Com os protocolos definidos, os profissionais passarão a desenvolver seu trabalho de forma mais eficiente e com perdas menores, não sendo mais necessário qualquer intervenção. A definição de protocolos e rotinas garantirá a melhoria da eficiência e a redução dos desperdícios.

  • C. Certo
  • E. Errado