Administração Administração Hospitalar

Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.

Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue os itens seguintes.

Um hospital deve estabelecer um sistema de custos hospitalares centralizado em um único departamento, que será responsável por definir custos, analisar os estoques dos setores e contribuir para a eliminação dos desperdícios de todos os setores, reduzindo, assim, os custos hospitalares.

  • C. Certo
  • E. Errado