Questões de Concurso de Avaliação de Desempenho - Administração

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Questão 704194

Empresa Paulistana de Planejamento Metropolitano S.A - Emplasa - SP 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 45

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Ao método de avaliação de desempenho que se baseia em uma tabela de dupla entrada (linhas e colunas), sendo que as linhas representam fatores de avaliação, que podem ser, por exemplo, produtividade e assiduidade, e as colunas representam os graus de avaliação de cada fator, dá-se o nome de método de
  • A. listas de verificação ou check-lists.
  • B. escolha forçada.
  • C. incidentes críticos.
  • D. escalas gráficas.
  • E. pesquisa de campo.

Questão 705880

Polícia Militar - CE (PM/CE) 2014

Cargo: Primeiro - Tenente / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão de pessoas. A avaliação de desempenho deve enfatizar o indivíduo no cargo, bem como as diretrizes e os objetivos institucionais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757788

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. Na avaliação por objetivos, cabe ao gerente, de forma unilateral, definir as metas que serão consideradas para fins de mensuração do rendimento de seus subordinados em determinado período de tempo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 568380

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2012

Cargo: Técnico Administrativo - Área Nível I / Questão 80

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 859551

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016 (2ª edição)

Cargo: Supervisor de Pesquisas - Área Geral / Questão 29

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Ao final do semestre, o gestor recebeu as avaliações de desempenho de seus subordinados. Em cada documento havia uma descrição das atividades realizadas pelos funcionários que foram especialmente eficazes ou ineficazes.

Esse método de avaliação é denominado método de

  • A. traços e metas
  • B. escopo limitado
  • C. incidentes críticos
  • D. fatos e ocorrências
  • E. escalas de mensuração

Questão 859553

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016 (2ª edição)

Cargo: Supervisor de Pesquisas - Área Geral / Questão 31

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O desempenho de qualquer grupo é afetado por diversos fatores, além dos motivos da formação e das etapas de desenvolvimento.

Três fatores básicos que contribuem para o desempenho de um grupo são:

  • A. coesão, folga social e conformidade
  • B. coesão, composição e rotatividade
  • C. folga social, conformidade e status
  • D. composição, tamanho e normas
  • E. normas, tamanho e rotatividade

Questão 857431

Centrais Elétricas S.A. (ELETROSUL) 2016

Cargo: Profissional de Nível Superior - Área Administração de Empresas / Questão 46

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Os métodos de avaliação de desempenho mais tradicionais têm como característica o papel passivo do avaliado, enquanto os métodos contemporâneos preconizam a participação deste como agente ativo do processo avaliatório, tal como ocorre na avaliação
  • A. 360°, ou circular, onde recebe feedbacks dos agentes com quem se relaciona e o critério de escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.
  • B. Critical Path Method − CPM, que identifica e trabalha os pontos fracos do avaliado com o objetivo de atingir um nível desejável de desempenho.
  • C. Escala Gráfica, na qual o avaliado recebe, ao final, uma orientação quanto ao seu posicionamento no ranking da organização.
  • D. Escolha Forçada, onde o avaliado é exposto a diversas situações hipotéticas e deve demonstrar suas habilidades e competências para o correspondente enfrentamento.
  • E. Diagrama de Ishikawa, que situa o avaliado no centro de um conjunto de stakeholders (agentes relacionados com a organização).

Questão 427032

Tribunal Regional Federal / 1ª Região (TRF 1ª) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 51

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem

  • A.

    garantir que todos os subordinados opinarão de forma anônima sobre o desempenho profissional do gerente.

  • B.

    assegurar o ajustamento dos funcionários às variadas demandas de seu ambiente de trabalho e parceiros.

  • C.

    proporcionar uma adequada adaptação do funcionário avaliado às expectativas dos dirigentes da organização.

  • D.

    permitir que todos os membros de uma equipe de trabalho avaliem o trabalho dos seus parceiros.

  • E.

    assegurar uma avaliação bem focalizada por parte da comissão designada para tal pela direção.

Questão 853833

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 56

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere as afirmações abaixo, relacionadas aos critérios para escolha de indicadores de desempenho.

I. Caráter operacional: o indicador deve ser fácil de estabelecer, fácil de utilizar, vendável ou aceitável.

II. Caráter consolidável: deve ser calculável monetariamente e ser útil à prevenção.

Em relação aos critérios para escolha de indicadores de desempenho,

  • A. a afirmação I está correta e a II confunde a descrição do critério com a do caráter econômico.
  • B. a afirmação II está correta e a I confunde a descrição do critério com a do critério de pertinência.
  • C. as afirmações I e II estão incompletas, pois não abordam os critérios em sua plenitude, enfocando apenas seu aspecto mais saliente.
  • D. as afirmações I e II estão corretas.
  • E. as afirmações I e II estão incorretas.

Questão 845338

Tribunal Regional do Trabalho / 11ª Região (TRT 11ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 67

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere que determinado órgão integrante da Administração pública pretenda implementar uma política de valorização de pessoal baseada na meritocracia, utilizando, como ferramenta, a avaliação de desempenho. Para tanto, pretende privilegiar, entre as metodologias disponíveis, a que contemple a auto-avaliação e também permita que o avaliado receba feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona. A metodologia mais adequada para o escopo pretendido seria a
  • A. APPO – Avaliação Participativa por Objetivos.
  • B. Comparação Binária.
  • C. Pesquisa de Campo.
  • D. Avaliação 360º
  • E. Lista de Verificação.