Questões de Concurso de Avaliação de Desempenho - Administração

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Questão 704194

Empresa Paulistana de Planejamento Metropolitano S.A - Emplasa - SP 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 45

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Ao método de avaliação de desempenho que se baseia em uma tabela de dupla entrada (linhas e colunas), sendo que as linhas representam fatores de avaliação, que podem ser, por exemplo, produtividade e assiduidade, e as colunas representam os graus de avaliação de cada fator, dá-se o nome de método de
  • A. listas de verificação ou check-lists.
  • B. escolha forçada.
  • C. incidentes críticos.
  • D. escalas gráficas.
  • E. pesquisa de campo.

Questão 705880

Polícia Militar - CE (PM/CE) 2014

Cargo: Primeiro - Tenente / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão de pessoas. A avaliação de desempenho deve enfatizar o indivíduo no cargo, bem como as diretrizes e os objetivos institucionais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757788

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. Na avaliação por objetivos, cabe ao gerente, de forma unilateral, definir as metas que serão consideradas para fins de mensuração do rendimento de seus subordinados em determinado período de tempo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 568380

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2012

Cargo: Técnico Administrativo - Área Nível I / Questão 80

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 887293

Tribunal Regional do Trabalho / 24ª Região (TRT 24ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 48

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Entre os métodos tradicionais de avaliação de desempenho, se inclui o denominado Escolha Forçada, de acordo com o qual são
  • A. identificadas as deficiências de desempenho do avaliado e oferecidas a este algumas alternativas de aprimoramento, cabendo a escolha de ao menos uma.
  • B. registrados os aspectos do comportamento do avaliado considerados extremos pelo avaliador, tanto negativos como positivos.
  • C. comparados dois avaliados de cada vez, com a escolha daquele que é considerado pelo avaliador como o melhor para cada um dos aspectos requeridos.
  • D. utilizados blocos de frases, devendo o avaliador escolher, obrigatoriamente em cada bloco, a frase que melhor se aplica ao avaliado.
  • E. considerados todos os aspectos do desempenho do avaliado, elegendo-se, em cada etapa, a faceta a ser pontuada.

Questão 427032

Tribunal Regional Federal / 1ª Região (TRF 1ª) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 51

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem

  • A.

    garantir que todos os subordinados opinarão de forma anônima sobre o desempenho profissional do gerente.

  • B.

    assegurar o ajustamento dos funcionários às variadas demandas de seu ambiente de trabalho e parceiros.

  • C.

    proporcionar uma adequada adaptação do funcionário avaliado às expectativas dos dirigentes da organização.

  • D.

    permitir que todos os membros de uma equipe de trabalho avaliem o trabalho dos seus parceiros.

  • E.

    assegurar uma avaliação bem focalizada por parte da comissão designada para tal pela direção.

Questão 882024

Assembléia Legislativa - MS 2016

Cargo: Biblioteconomista / Questão 73

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em serviços de informação, os indicadores de desempenho qualitativos podem ser divididos em diretos e indiretos. Os indiretos são aqueles que
  • A. refletem o valor agregado pelo profissional da informação.
  • B. estão ligados à qualidade e ao número de fontes de informação escolhidas.
  • C. representam a medida de notoriedade do serviço.
  • D. estão ligados à satisfação do usuário.
  • E. podem ser definidos por uma unidade de contagem.

Questão 876974

Procuradoria Geral do Estado - MT (PGE/MT) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista PGE - Área Administrador / Questão 39

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A gestão de resultados na produção de serviços públicos representa uma importante mudança de paradigma na atuação governamental. Uma das dimensões do tema é a utilização de indicadores no processo de avaliação dos resultados, os quais
  • A. possuem função descritiva de determinado objetivo, e não valorativa.
  • B. traduzem objetivos em medidas concretas, fornecendo informação mensurável.
  • C. fixam as ações estratégicas da organização que devem figurar no planejamento.
  • D. são medidas adotadas para ações de curto prazo, enquanto as metas são destinadas àquelas de longo prazo.
  • E. dizem respeito exclusivamente à mensuração de desempenho para fixação da remuneração variável.

Questão 877301

Procuradoria Geral do Estado - MT (PGE/MT) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista PGE - Área Psicólogo / Questão 42

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O processo de avaliação de perfil de um profissional exige muito cuidado e possui alta dependência da capacitação dos avaliadores. Para assegurar resultados eficazes ao estruturar um processo seletivo, a área de RH deve EVITAR:
  • A. Vários avaliadores no mesmo processo.
  • B. Processos rápidos, de curta duração.
  • C. Procedimentos e tratamentos estatísticos.
  • D. Vieses de avaliação e interferências subjetivas.
  • E. Escalas de competências corporativas.

Questão 877308

Procuradoria Geral do Estado - MT (PGE/MT) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista PGE - Área Psicólogo / Questão 49

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

São fatores correlatos: o baixo nível de satisfação no trabalho e
  • A. a baixa criticidade.
  • B. a baixa criatividade.
  • C. o baixo nível hierárquico.
  • D. o baixo absenteísmo.
  • E. a baixa produtividade.