Questões de Concurso de Avaliação de Desempenho - Administração

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Questão 704194

Empresa Paulistana de Planejamento Metropolitano S.A - Emplasa - SP 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 45

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Ao método de avaliação de desempenho que se baseia em uma tabela de dupla entrada (linhas e colunas), sendo que as linhas representam fatores de avaliação, que podem ser, por exemplo, produtividade e assiduidade, e as colunas representam os graus de avaliação de cada fator, dá-se o nome de método de
  • A. listas de verificação ou check-lists.
  • B. escolha forçada.
  • C. incidentes críticos.
  • D. escalas gráficas.
  • E. pesquisa de campo.

Questão 705880

Polícia Militar - CE (PM/CE) 2014

Cargo: Primeiro - Tenente / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão de pessoas. A avaliação de desempenho deve enfatizar o indivíduo no cargo, bem como as diretrizes e os objetivos institucionais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757788

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. Na avaliação por objetivos, cabe ao gerente, de forma unilateral, definir as metas que serão consideradas para fins de mensuração do rendimento de seus subordinados em determinado período de tempo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 935678

Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017 (2ª edição)

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 43

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Entre as diferentes metodologias de avaliação de desempenho consagradas e comumente utilizadas pelas organizações públicas e privadas, destaca-se a Participativa por Objetivos, que tem, entre suas características,
  • A. o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados, com a adequada alocação de recursos para seu atingimento.
  • B. a utilização de um formulário de dupla entrada, medindo o desempenho dos avaliados por meio de fatores previamente definidos e graduados, onde as linhas representam os fatores e as colunas o grau de avaliação.
  • C. o monitoramento de todas as dimensões do comportamento do avaliado, internas e externas à organização.
  • D. o recebimento, pelo avaliado, de feedbacks (retornos) não apenas de seus superiores mas também das demais pessoas com as quais se relaciona na organização.
  • E. o mapeamento dos pontos fortes e fracos do avaliado e o estabelecimento de um programa global de aprimoramento de suas habilidades.

Questão 929912

Tribunal Regional Federal / 1ª Região (TRF 1ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 52

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca das características das organizações formais modernas, das convergências e diferenças entre gestão pública e privada, da gestão de resultados e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens. A finalidade dos feedbacks fornecidos aos servidores durante determinado processo de gestão de desempenho é orientar a condução das ações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 934528

Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017 (2ª edição)

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 59

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Apresenta como desvantagem a superficialidade e subjetividade, na avaliação do desempenho, e produz efeito de generalização, se o avaliado recebe bom em um fator, provavelmente, receberá bom em todos os demais fatores. Tais desvantagens são atribuídas ao método de avaliação do desempenho
  • A. autoavaliação.
  • B. por escalas gráficas.
  • C. escolha forçada.
  • D. 360 graus.
  • E. por objetivos.

Questão 935693

Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017 (2ª edição)

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 58

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Considere o questionário de avaliação de desempenho abaixo.

É representativo do método de avaliação de desempenho

  • A. listas de verificação.
  • B. escolha forçada.
  • C. pesquisa de campo.
  • D. incidentes críticos.
  • E. escalas gráficas.

Questão 935694

Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017 (2ª edição)

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 59

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

A avaliação 360° é feita de modo
  • A. horizontal por todos os colegas da equipe que possuem o mesmo cargo e trabalham com o avaliado.
  • B. ascendente por todos os gestores que mantêm contato próximo com o avaliado.
  • C. circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de contato com o avaliado.
  • D. emparelhado por todos os clientes externos que mantêm alguma forma de contato com o avaliado.
  • E. conjunto por todos os membros do Comitê Executivo da organização formado pelos Diretores.

Questão 936469

Tribunal Regional do Trabalho / 21ª Região (TRT 21ª) 2017

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 75

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Entre as metodologias consagradas de avaliação de desempenho, existem aquelas executadas a partir de medidas objetivas e, de outro lado, as baseadas em critérios subjetivos, que envolvem a percepção do avaliador. As que contemplam peso relevante no papel do avaliador possuem, como ponto NEGATIVO, a possibilidade de distorções, como, por exemplo,
  • A. efeito halo, ou tendência à generalização, que ocorre quando o avaliador nivela o julgamento do avaliado ao da média do grupo.
  • B. leniência, quando o avaliador apresenta-se muito rigoroso, maximizando os erros do avaliado.
  • C. recenticidade, quando o avaliador leva em conta aspectos pessoais, de predileção ou persecutórios, no resultado apresentado.
  • D. tendência central, quando o avaliador, por medo de errar ou se comprometer, apresenta resultados sempre medianos e nunca muito bons ou muito ruins em relação aos avaliados.
  • E. equidade, quando o avaliador projeta aspectos próprios, ou que apenas ele julga relevantes, na execução das avaliações, levando a distorções que colocam todos os avaliados em um mesmo patamar.

Questão 936473

Tribunal Regional do Trabalho / 21ª Região (TRT 21ª) 2017

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 79

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Suponha que determinada entidade integrante da Administração pretenda avaliar o desempenho de seus membros, utilizando metodologia de avaliação de fácil aplicação. Entre as disponíveis, optou por metodologia que contempla o registro de aspectos de comportamento considerados extremos: excepcionalmente positivos ou negativos. Trata-se de método denominado
  • A. Incidentes Críticos.
  • B. Avaliação Bipolar.
  • C. Escolha Forçada.
  • D. Comparação Binária.
  • E. Balanced Scorecard − BSC.