Questões de Concurso de Avaliação de Desempenho - Administração

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Questão 704194

Empresa Paulistana de Planejamento Metropolitano S.A - Emplasa - SP 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 45

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Ao método de avaliação de desempenho que se baseia em uma tabela de dupla entrada (linhas e colunas), sendo que as linhas representam fatores de avaliação, que podem ser, por exemplo, produtividade e assiduidade, e as colunas representam os graus de avaliação de cada fator, dá-se o nome de método de
  • A. listas de verificação ou check-lists.
  • B. escolha forçada.
  • C. incidentes críticos.
  • D. escalas gráficas.
  • E. pesquisa de campo.

Questão 705880

Polícia Militar - CE (PM/CE) 2014

Cargo: Primeiro - Tenente / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão de pessoas. A avaliação de desempenho deve enfatizar o indivíduo no cargo, bem como as diretrizes e os objetivos institucionais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757788

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. Na avaliação por objetivos, cabe ao gerente, de forma unilateral, definir as metas que serão consideradas para fins de mensuração do rendimento de seus subordinados em determinado período de tempo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 915963

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 39

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O ciclo da gestão do desempenho contempla, como etapa relevante, a avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Uma das metodologias consagradas para levar a efeito tal etapa é a avaliação 360º ou circular, que possui, entre suas principais características,
  • A. a participação de avaliadores externos, independentes, para eliminar eventuais desvios.
  • B. a comparação entre os colaboradores e o subsequente ranqueamento dos avaliados.
  • C. o processamento de informações e dados coletados em dinâmicas aplicadas durante o processo.
  • D. a autoavaliação e o recebimento, pelo avaliado, de feedbacks (retornos) das pessoas com quem se relaciona.
  • E. o envolvimento apenas dos integrantes da cadeia hierárquica na qual está inserido o avaliado.

Questão 912899

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - RS (DPE/RS) 2017

Cargo: Analista - Área Administração / Questão 59

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Suponha que uma entidade integrante da Administração pública tenha adotado o conceito de gestão de desempenho buscando o aprimoramento da atuação de seus servidores. Nesse sentido, aplicou uma das metodologias de avaliação de desempenho consagradas, na qual o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona e não apenas de seus superiores. Essa metodologia corresponde a
  • A. Avaliação 360º ou circular.
  • B. Avaliação Participativa por Objetivos.
  • C. Escala Gráfica.
  • D. Balanced Scorecard.
  • E. Comparação Binária.

Questão 915977

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 53

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A avaliação corresponde, segundo Idalberto Chiavenato, à comparação dos resultados alcançados, descritos pelos indicadores de desempenho, com o desempenho pretendido, descrito pelos objetivos estratégicos e metas definidas, constituindo-se em importante instrumento para a promoção da aprendizagem organizacional. Contudo, na prática, as organizações incorrem, com certa frequência, em erros e distorções no processo de avaliação de desempenho. Entre eles, a denominada recenticidade, quando o avaliador
  • A. mantem o mesmo padrão de avaliação, por força do hábito, mantendo os mesmos conceitos em relação ao avaliado em todas as avaliações.
  • B. leva em conta opiniões pessoais sobre o avaliado, atuando de forma tendenciosa de acordo com preferencias e antipatias.
  • C. se atem apenas aos últimos acontecimentos, de forma que os erros e acertos recentes interferem demasiadamente no resultado da avaliação.
  • D. nivela o julgamento do avaliado a partir da generalização de um aspecto da avaliação, positivo ou negativo, para todos os demais.
  • E. se apresenta pouco rigoroso na avaliação, minimizando os erros do avaliado e evitando assumir valores extremos.

Questão 915988

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 64

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O processo de implementação de indicadores de desempenho, para ser bem sucedido, baseia-se em:

I. Criar processo de comunicação altamente eficaz.

II. Fixar metas para cada produto.

III. Criar uma grande quantidade de indicadores.

IV. Traduzir a estratégia de forma clara e objetiva.

V. Criar indicadores complementares que não conflitem entre suas prioridades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, III e IV.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, IV e V.
  • D. I, III e IV.
  • E. I, II e III.

Questão 916961

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Agente de Fiscalização à Regulação de Transporte - Área Técnico em Contabilidade / Questão 67

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

A fixação de metas é elemento-chave para impulsionar a melhoria do desempenho, o qual deve operar em alguns processos sem apresentar qualquer defeito ou com 100% de aderência ao padrão. Esta definição está atrelada a metas
  • A. superiores.
  • B. externas.
  • C. internas.
  • D. contínuas.
  • E. absolutas.

Questão 916000

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 76

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Um gestor, por motivo de viagem imprevista, delegou à sua assistente, muito competente, a admissão de vários trainees, alguns com carteira profissional, outros sem, sendo alguns estrangeiros. A assistente ficou insegura por não conhecer os procedimentos. Para que a tarefa seja desempenhada a contento, o gestor deverá atentar para o fato de estar diante da necessidade de
  • A. acreditar no colaborador e deixá-lo fazer por si.
  • B. feedback contínuo e crítica ao colaborador.
  • C. instalação do desempenho e orientação do colaborador.
  • D. norma interna para a contratação de estagiários.
  • E. maior assertividade e direcionamento do colaborador.

Questão 916001

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 77

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Uma organização global, após várias aquisições de outras empresas, concluiu que havia uma grande mescla cultural e comportamentos não aderentes aos valores desejados, decidindo iniciar uma grande mudança de cultura em nível mundial. Para alcançar os objetivos pretendidos, deverá implementar alguns passos cruciais, tais como:
  • A. indicadores de desempenho, sistemas de controle e informação constantes.
  • B. estrutura matricial, subordinação direta e processos regulatórios.
  • C. indicadores de desempenho, processos de qualidade e gestão de consequências por punição.
  • D. indicadores de desempenho, sistema de reconhecimento e recompensas por meritocracia.
  • E. sistema de remuneração, avaliação de desempenho e estrutura matricial.