Questões de Concurso de Avaliação de Desempenho - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 704194

Empresa Paulistana de Planejamento Metropolitano S.A - Emplasa - SP 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 45

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Ao método de avaliação de desempenho que se baseia em uma tabela de dupla entrada (linhas e colunas), sendo que as linhas representam fatores de avaliação, que podem ser, por exemplo, produtividade e assiduidade, e as colunas representam os graus de avaliação de cada fator, dá-se o nome de método de
  • A. listas de verificação ou check-lists.
  • B. escolha forçada.
  • C. incidentes críticos.
  • D. escalas gráficas.
  • E. pesquisa de campo.

Questão 705880

Polícia Militar - CE (PM/CE) 2014

Cargo: Primeiro - Tenente / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão de pessoas. A avaliação de desempenho deve enfatizar o indivíduo no cargo, bem como as diretrizes e os objetivos institucionais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757788

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. Na avaliação por objetivos, cabe ao gerente, de forma unilateral, definir as metas que serão consideradas para fins de mensuração do rendimento de seus subordinados em determinado período de tempo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 568380

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2012

Cargo: Técnico Administrativo - Área Nível I / Questão 80

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 427032

Tribunal Regional Federal / 1ª Região (TRF 1ª) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 51

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem

  • A.

    garantir que todos os subordinados opinarão de forma anônima sobre o desempenho profissional do gerente.

  • B.

    assegurar o ajustamento dos funcionários às variadas demandas de seu ambiente de trabalho e parceiros.

  • C.

    proporcionar uma adequada adaptação do funcionário avaliado às expectativas dos dirigentes da organização.

  • D.

    permitir que todos os membros de uma equipe de trabalho avaliem o trabalho dos seus parceiros.

  • E.

    assegurar uma avaliação bem focalizada por parte da comissão designada para tal pela direção.

Questão 586806

Ministério Público Estadual - MS (MPE/MS) 2013

Cargo: Técnico - Área Administrativa / Questão 59

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

A técnica de avaliação de desempenho refere‐se ao monitoramento de fatores com os quais os gestores podem equilibrar as necessidades individuais dos trabalhadores de forma a obter os melhores resultados para a organização e as pessoas. Com relação aos objetivos de um processo de avaliação do desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. Identificar hiatos entre o padrão de excelência e a performance apresentada pelos colaboradores.

II. Orientar a elaboração do plano de treinamento e desenvolvimento.

III. Conciliar o interesse da empresa em relação aos interesses dos empregados.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todos as afirmativas estiverem corretas.

Questão 482712

Departamento Estadual de Trânsito - RJ (DETRAN/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 47

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

Assinale a alternativa que melhor define a Avaliação de Desempenho:

  • A.

    A avaliação de desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário.

  • B.

    A avaliação de desempenho é o processo que mede a capacidade de aprendizagem do funcionário.

  • C.

    A avaliação de desempenho é um processo lento que envolve o gerente e representa uma forma de direção na atividade administrativa.

  • D.

    A avaliação de desempenho é o processo que avalia a assiduidade e pontualidade do funcionário.

Questão 437014

Procuradoria Geral do Estado - DF (PGE/DF) 2011

Cargo: Analista Jurídico - Àrea Administração / Questão 33

Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível: Superior

Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando

  • A.

    uma anulação individual e um aquecimento do trabalho em grupo.

  • B.

    uma maior iniciativa e a criatividade do profissional.

  • C.

    uma competição constante entre os colaboradores internos.

  • D.

    a busca constante do autodesenvolvimento e da autoestima.

  • E.

    a redução do absenteísmo.

Questão 715877

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 2014

Cargo: Analista de Gestão Corporativa - Área Recursos Humanos / Questão 24

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Em processos de avaliação de desempenho nas organizações, há a seguinte máxima: “a melhor surpresa é não ter surpresas!”.

Os problemas na implementação de programas anuais de avaliação estão, portanto, relacionados, frequentemente, às situações nas quais os(as)

  • A. funcionários são receptivos quando da apresentação de avaliações negativas.
  • B. funcionários tendem a ter uma avaliação mais baixa de seus próprios desempenhos, quando na verdade se situam acima da média.
  • C. gerentes são treinados para tornar seus feedbacks construtivos, justos e sinceros.
  • D. gerentes se sentem confortáveis, discutindo deficiências de desempenho com seus funcionários.
  • E. avaliações intermediárias devem ser evitadas de forma a resumir e a guardar os feedbacks para o momento de avaliação anual.

Questão 715878

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 2014

Cargo: Analista de Gestão Corporativa - Área Recursos Humanos / Questão 25

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Um analista de Recursos Humanos sugeriu ao Departamento de Vendas a adoção de um método de avaliação de desempenho que procurasse identificar os melhores e piores vendedores em vez de pontuá-los. Nesse caso, o gerente de vendas deveria listar o melhor e também o pior funcionário quanto ao aspecto medido, até que todos os funcionários tivessem sido colocados na lista.

O método de avaliação sugerido foi o de

  • A. escala gráfica
  • B. distribuição forçada
  • C. comparação entre pares
  • D. classificação alternada
  • E. incidentes críticos