Administração Gestão de Pessoas Avaliação de Desempenho

Existem três critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho das organizações: eficiência, eficácia e competitividade. Eficiência e eficácia, particularmente, são os principais critérios para medir e avaliar o desempenho das organizações e de seus administradores, pois todas as organizações são sistemas de recursos perseguindo objetivos, sendo que os administradores são responsáveis pela realização dos objetivos e pela forma como os recursos são utilizados. Considera-se que a:
  • A. qualidade é o critério mais simples para avaliar a eficácia de um sistema, sendo definida como a razão entre os resultados obtidos e os recursos utilizados para obtê-los.
  • B. eficácia de um sistema ou processo possui várias formas específicas para ser analisada, que se baseiam na avaliação de como os recursos se transformam em resultados, sendo que dois desses critérios de avaliação são produtividade e qualidade.
  • C. eficiência é o conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados, com o grau de coincidência entre resultados e objetivos, com a capacidade de um produto ou serviço resolver um problema, trata de fazer a coisa acertada.
  • D. produtividade, no contexto do estudo da eficácia, representa o nível de conformidade entre o produto e seu projeto ou planejamento, podendo ser definida como a razão entre a quantidade de itens que atendem às especificações e quantidade total de itens produzidos.
  • E. eficiência significa realizar atividades ou tarefas da maneira certa, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos, tem como princípio geral a relação entre esforço e resultado, quanto menor o esforço necessário para produzir um resultado, mais eficiente é o processo, sua antítese é o desperdício.