Administração Gestão de Pessoas Avaliação de Desempenho

Chiavenato (1999) relata as principais razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus funcionários, as quais são as seguintes:
  • A. A avaliação do desempenho permite um cálculo proporcional entre o desempenho do empregado e os aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários. A avaliação permite que os subordinados digam a seus chefes tudo aquilo que pensam a seu respeito.
  • B. A Avaliação de desempenho permite medir a produtividade do empregado em relação aos custos diretos e indiretos. Ela permite o cálculo do custo diário do empregado por Unidade de Negócio.
  • C. A avaliação do desempenho proporciona um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários. Através dela pode-se comunicar aos seus funcionários como eles estão indo ao seu trabalho, sugerindo quais as necessidades de mudanças no comportamento, nas atitudes, habilidades ou conhecimentos. A avaliação permite que os subordinados conheçam aquilo que o chefe pensa a seu respeito.
  • D. A Avaliação de desempenho permite a revisão de custos com almoxarifado e materiais de limpeza. A avaliação de desempenho dá autonomia ao gestor para tomar medidas de segurança no trabalho e receitar medicações para sua produtividade.
  • E. A Avaliação de desempenho transcreve o custo do empregado ao longo do período analisado, considerando os custos diretos e indiretos de produção.