Questões de Concurso de Bechmarking - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 730339

Tribunal de Justiça   - CE (TJCE/CE) 2014

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 39

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Benchmarking e reengenharia são técnicas utilizadas para a melhoria de processos nas organizações. Com relação a essas técnicas, assinale a opção correta.
  • A. Ao se realizar benchmarking, devem-se desenvolver as diretrizes com base nas expectativas da organização, não se realizando comparação desta com outras organizações.
  • B. Os passos para implementação da melhoria de processos são os seguintes: identificar necessidades, mapear e modificar o processo atual e buscar alternativas em organizações de sucesso.
  • C. Benchmarking refere-se ao redesenho de processos já estruturados na organização com vistas à promoção de melhoria.
  • D. A reengenharia consiste em uma técnica de larga aceitação nos estudos organizacionais, dada a efetividade de seus resultados.
  • E. O redesenho de um processo requer a eliminação do processo original e o início de um processo inteiramente novo.

Questão 904215

Hospital Risoleta Tolentino Neves - RN (HRTN/RN) 2017

Cargo: Analista de Qualidade / Questão 21

Banca:

Nível: Superior

O processo de benchmarking pode ser considerado uma metodologia de medição e análise utilizada por diversas organizações em busca das melhores práticas e processos.

São tipos de benchmarking, EXCETO:

  • A. Benchmarking interno.
  • B. Benchmarking operacional.
  • C. Benchmarking genérico.
  • D. Benchmarking competitivo.

Questão 916508

Cargo: / Questão 54

Banca:

Nível:

Em relação aos tipos de benchmarking como ferramenta de mudança organizacional, considere as afirmativas abaixo.

I. É um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações, que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização.

II. É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisão e de comunicação em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.

III. O benchmarking competitivo é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente.

IV. O benchmarking genérico caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes. É o mais usual uma vez que as empresas querem acesso aos dados que estão ligados diretamente às atividades da concorrência.

V. O benchmarking interno significa a procura pelas melhores práticas dentro das diferentes unidades da própria organização (outros departamentos, sedes, etc). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, os custos mais baixos e a valorização pessoal interna.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e V.
  • C. I, IV e V.
  • D. II e III.
  • E. III, IV e V.

Questão 715651

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 2014

Cargo: Analista de Gestão Corporativa - Área Administração Geral / Questão 53

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Com o intuito de se evitar que ocorram mudanças indesejadas de preços em contratos de outsourcing de longa duração, pode ser inserida uma cláusula contratual de avaliação de condições de preço de mercado.

Tal cláusula leva em conta diferenças significativas entre o preço do contrato e o preço do mercado, sendo denominada

  • A. profile
  • B. merge
  • C. flexibilidade
  • D. performance
  • E. benchmarking

Questão 721447

Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) 2014

Cargo: Administrador / Questão 29

Banca: Magnus Auditores e Consultores

Nível: Superior

O processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional, denomina-se:
  • A. brainstorming.
  • B. benchmarking.
  • C. brainwriting.
  • D. downsizing.
  • E. balanced scorecard.

Questão 735818

Companhia Pernambucana de Saneamento - PE (COMPESA/PE) 2014

Cargo: Analista de Gestão de Pessoas com Habilitação em Administração / Questão 38

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Uma modalidade especial de aprendizado revela as práticas da organização reconhecida como a mais eficiente na sua área de atuação. Ela tem como resultado final, um quadro do que pode ser melhorado na organização, graças à comparação com a empresa de referência. Assinale a opção que indica a denominação dessa modalidade especial de aprendizado.
  • A. Benchmarking.
  • B. Downsizing.
  • C. Balanced scorecard.
  • D. Análise de Paretto.
  • E. Análise SWOT.

Questão 724264

Ministério Público Estadual - SC (MPE/SC) 2014

Cargo: Técnico do Ministério Público / Questão 47

Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível: Médio

Analise as afirmativas abaixo sobre Benchmarking. 1. Benchmarking consiste na busca das melhores práticas que conduzem ao desempenho mais eficiente. 2. Benchmarking é uma ferramenta de gestão que ajuda a melhorar o desempenho das empresas e conquistar a excelência. 3. Não é o intuito do benchmarking determinar quem é o melhor, o que define o padrão, e o que é esse padrão. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  • A. É correta apenas a afirmativa 1.
  • B. É correta apenas a afirmativa 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Questão 531146

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) 2009

Cargo: Analista Executivo em Metrologia - Área Gestão Pública / Questão 68

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

A finalidade do benchmarking é descobrir e mensurar o gap entre uma organização e outra que seja 100% eficiente em determinada atividade. Trata-se de uma tecnologia de absorver e copiar a melhor solução empregada por uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 531147

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) 2009

Cargo: Analista Executivo em Metrologia - Área Gestão Pública / Questão 69

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

O benchmarking interno caracteriza-se por pesquisar, dentro da organização, práticas que se tenham revelado as melhores e por identificar líderes em funções, qualquer que seja o ramo de atuação em que estejam atuando. Em tal espécie de benchmarking, torna-se mais difícil sua implantação, pois, geralmente, há rivalidade acirrada entre os indivíduos componentes das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 698862

Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. - CEITEC 2012

Cargo: Administrador / Questão 35

Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Nível: Superior

O Benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência, sendo correto afirmar que o Benchmarking:
  • A. Não é um processo contínuo.
  • B. É um processo de aprendizagem.
  • C. É uma simples constatação de fatos.
  • D. Visa melhorar o conhecimento sobre os fornecedores.
  • E. É uma ferramenta de gestão aplicável somente à cadeia de suprimento.