Questões de Concurso de Coach - Administração

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Questão 892153

Cargo: / Questão 12

Banca:

Nível:

Um órgão público recebeu novas atribuições institucionais e reformulou seu planejamento estratégico. A partir dessa nova orientação, foram redefinidos a missão, a visão e os objetivos organizacionais, foram mapeadas as competências individuais e foi identificado o gap de competências a serem desenvolvidas. O mapeamento evidenciou que os funcionários, de forma geral, precisam desenvolver capacidades, ou atributos de competência, relativas a: iniciativa; noções de direito administrativo e atualização de redação em português.

Tendo em vista o tipo de capacidade a ser desenvolvida, seriam capacitações adequadas:

  • A. participação em simulações; treinamento em sala de aula; atribuição de projetos;
  • B. leitura de livros e artigos; participação em simulações; treinamento a distância;
  • C. atribuição de projetos; coaching; leitura de livros e artigos;
  • D. coaching; treinamento a distância; treinamento em sala de aula;
  • E. psicoterapia; atribuição de projetos; leitura de livros e artigos.

Questão 865795

Tribunal Regional do Trabalho / 4ª Região (TRT 4ª) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 35

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A síntese dos componentes principais dos sistemas de gestão de pessoas envolvem os sistemas de ingresso; desenvolvimento e valorização. As práticas típicas dos sistemas de desenvolvimento são
  • A. coaching; desenvolvimento e avaliação por competências e desenvolvimento político.
  • B. programa de benefícios; socialização e remuneração.
  • C. valorização simbólica; benefícios e recrutamento e seleção.
  • D. valorização grupal; remuneração e processo de seleção.
  • E. planejamento de cargos; planejamento organizacional e programas motivacionais.

Questão 853831

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Na administração contemporânea, a gestão de pessoas deixou de ser vista como a definição de recompensas adequadas e/ou punições merecidas. Cada vez mais, ela envolve processos de aconselhamento que buscam levar o trabalhador, especialmente jovens administradores, a desenvolver seu potencial de trabalho e suas capacidades. Uma prática que atende a essas preocupações e está sendo cada vez mais adotada nos últimos tempos, inclusive na área de serviços de informação, é
  • A. o advising.
  • B. o coaching.
  • C. a aprendizagem organizacional.
  • D. o treinamento criativo.
  • E. o endomarketing.

Questão 795760

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Tecnólogo - Área Recursos Humanos / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação ao planejamento de carreira: orientação profissional, Coaching, Mentoring e Counseling, julgue os itens subsequentes. Coaching é uma abordagem que visa o desenvolvimento profissional e pessoal em magnitude, na qual um profissional, com ampla experiência e suprido de embasamento teórico-prático, auxilia um outro profissional com menos experiência e conhecimento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 879732

Conselho Federal de Odontologia - DF (CFO/DF) 2017

Cargo: Analista de Recursos Humanos / Questão 86

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Segundo Silva (2010), um dos grandes desafios dos profissionais envolvidos com o desenvolvimento de pessoas nas organizações é criar meios que orientem os indivíduos a esboçar um projeto de carreira e de vida compatível com suas competências, seus interesses e valores e que possam ser conciliados com os objetivos e as necessidades das organizações. A esse respeito, julgue os próximos itens. Estratégias de coaching no âmbito organizacional têm por objetivo liberar o potencial existente dentro de uma pessoa, estimulando-a para a descoberta de novas trilhas e procurando maximizar seu desempenho.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 565920

Liquigás Distribuidora SA 2012

Cargo: Profissional Júnior - Área Administração / Questão 26

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Você precisa entender que, não importa onde você trabalhe, você não é um empregado; você está em um negócio com um empregado – você mesmo.

Essas palavras, ditas por Andrew Grove, presidente da INTEL, em 1995, preconizam uma situação típica de organizações num mundo globalizado, onde as mudanças cada vez mais rápidas obrigam os indivíduos a se responsabilizarem pelo sucesso de sua carreira.

Sobre esse tema, é possível afirmar que, com as mudanças no cenário dos negócios, as organizações migraram de um foco tradicional para um foco no desenvolvimento da carreira, no qual elas

  • A.

    oferecem meios necessários para orientar e incentivar o desenvolvimento da carreira, como ferramentas como o coaching e o mentoring, que ajudam a estimular o crescimento das pessoas.

  • B.

    definem claramente os planos de carreira para determinados talentos especiais, de acordo com a sua avaliação do desempenho, trazendo um aumento da amplitude de controle do funcionário.

  • C.

    estabelecem uma hierarquia corporativa bem definida, evitando a mobilidade lateral e aumentando a previsibilidade e a periodicidade de cada promoção sucessiva dentro de cada área funcional.

  • D.

    precisam assumir um papel reativo no planejamento da diversidade da força de trabalho para que as organizações usufruam das singularidades dos indivíduos.

  • E.

    desestimulam os seus empregados a assumir a responsabilidade de seu próprio desenvolvimento e autogerenciamento da carreira para que não sejam prejudicadas por processos de downsizing e empowerment.

Questão 564019

TERMOBAHIA S.A. 2012

Cargo: Técnico de Administração e Controle Júnior / Questão 33

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que com o treinamento. Ocorre, por exemplo, quando executivos de uma empresa estejam exercendo influência sobre o desenvolvimento pessoal e o planejamento de carreira de algum jovem, ou seja, estejam apoiando o desenvolvimento profissional e humano de um aprendiz na compreensão de questões mais amplas e estratégicas.

O sistema de suporte ao desenvolvimento de pessoas, fora do cargo, exemplificado acima, é considerado do tipo

  • A.

    workshop

  • B.

    rotação de cargos

  • C.

    mentoring

  • D.

    reunião de confrontação

  • E.

    aprendizagem prática

Questão 449732

Tribunal Regional do Trabalho / 23ª Região (TRT 23ª) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Psicologia / Questão 34

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Um processo de coaching pode apresentar 4 etapas: estabelecendo uma relação sólida entre o coach e seu orientando; montando o futuro do orientando; revisando a bagagem de mão e traçando o plano de ação. Na etapa bagagem de mão, que representa valores, atitudes, padrões de comportamento, experiência serão revistos

  • A.

    a fim de se alcançar o futuro planejado, de forma, a saber, o que é imprescindível e o que deve ser deixado de lado.

  • B.

    para que objetivos de curto prazo sejam estabelecidos como metas alvo a serem atingidos no processo de coaching.

  • C.

    a fim de levar o orientando a vivenciar novas situações em sua vida pessoal e profissional, para que possa desenvolver novas competências.

  • D.

    para que se abra espaço para o desenvolvimento de novos repertórios de comportamentos e atitudes.

  • E.

    para uma avaliação clara do nível de interesse do orientando em desenvolver novas competências.

Questão 387761

Casa da Moeda do Brasil 2009

Cargo: Analista de Recursos Humanos / Questão 17

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes. Nesse contexto, uma das estratégias que podem ser desenvolvidas é o coaching, em que um
  • A. líder estabelece com os membros da equipe um relacionamento para apoiar o processo de aprendizagem, estimulando-os a identificar valores, orientando-os na definição de metas e resultados de trabalho e apresentando desafios.
  • B. gestor delega autoridade a seus subordinados, que passam a influir com maior responsabilidade na organização, mantendo o poder de decisão e a definição de metas, perpassadas em cadeia a todos os colaboradores.
  • C. chefe atribui tarefas aos demais membros da equipe, enfatizando o poder de tomada de decisão dado a cada membro, que se compromete com o aumento da produtividade por meio de uma atuação multifuncional.
  • D. gerente entretém a equipe a fim de reduzir a carga de estresse que pesa sobre cada membro, de modo que os elementos possam se dedicar com maior empenho às tarefas que são da competência do grupo.
  • E. monitor apresenta à equipe um rol de atribuições e tarefas que devem ser executadas, em um determinado prazo, conferindo à equipe liberdade para enfrentar o desafio e decidir pelas diretrizes a serem adotadas.

Questão 735820

Companhia Pernambucana de Saneamento - PE (COMPESA/PE) 2014

Cargo: Analista de Gestão de Pessoas com Habilitação em Administração / Questão 40

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Coaching e mentoring são duas tecnologias quase customizadas para os atuantes na área da gestão de pessoas. A respeito das características do mentoring, analise as afirmativas a seguir.

I. A atenção está centralizada na pessoa.

II. A tarefa é o foco central.

III. O foco concentra-se no aprendizado imediato.

Assinale:
  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.