Questões de Concurso de Coach - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 926163

Tribunal de Justiça   - MS (TJMS/MS) 2017

Cargo: Analista Judiciario - Área Meio / Questão 22

Banca: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Nível: Superior

Em atividades de Coaching, algumas das responsabilidades do Coach podem ser relacionadas, como descobrir, esclarecer e alinhar-se ao que o cliente quer atingir; incentivar a autodescoberta do cliente; provocar soluções e estratégias geradas pelos clientes; responsabilizar o cliente pelos compromissos assumidos. Considerando o Coaching, avalie as seguintes afirmações.

I. Um dos benefícios da aplicação de Coaching nas organizações é o aspecto da Liderança: o coaching como forma de potencializar o desempenho e o desenvolvimento de habilidades técnicas, de gestão de conflitos, de planos sucessórios entre outros efeitos. Outros benefícios são aspectos de Desempenho Superior, Cultura Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Carreira, Empreendedorismo e Desenvolvimento Organizacional.

II. O Rapport é uma relação mútua de confiança, e compreensão entre as pessoas envolvidas no processo de Coaching, que envolve empatia e confiança de tal forma que o emparelhamento facial e corporal são dispensáveis.

III. As atividades de Coaching seguem um processo iterativo, em que as atividades de mapeamento do Estado Atual, projeção do Estado Desejado e construção do Plano de Ação ocorrem de forma recursiva, promovendo ajustes no plano de ação a cada sessão conforme a evolução na fase de projeção do Estado Desejado. A fase de acessar o Estado Original deve ser executada no início do processo de Coaching.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. III.
  • B. I.
  • C. I, II e III.
  • D. II e III.
  • E. II.

Questão 923859

Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia (CONTER) 2017

Cargo: Tecnólogo em Recursos Humanos Júnior / Questão 33

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Com relação a coaching, assinale a alternativa correta.
  • A. Visa ao direcionamento e à otimização de recursos para atingir um objetivo.
  • B. Ocorre no consultório do coach, usualmente no formato de sessões regulares de 45 a 50 minutos de duração.
  • C. O coach pode ser um tutor que detém direitos e responsabilidades sobre a pessoa.
  • D. O coaching visa liberar o potencial de uma pessoa para melhorar sua performance e ajudá-la a aprender.
  • E. O processo de coaching geralmente é de longo prazo.

Questão 853831

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Na administração contemporânea, a gestão de pessoas deixou de ser vista como a definição de recompensas adequadas e/ou punições merecidas. Cada vez mais, ela envolve processos de aconselhamento que buscam levar o trabalhador, especialmente jovens administradores, a desenvolver seu potencial de trabalho e suas capacidades. Uma prática que atende a essas preocupações e está sendo cada vez mais adotada nos últimos tempos, inclusive na área de serviços de informação, é
  • A. o advising.
  • B. o coaching.
  • C. a aprendizagem organizacional.
  • D. o treinamento criativo.
  • E. o endomarketing.

Questão 865795

Tribunal Regional do Trabalho / 4ª Região (TRT 4ª) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 35

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A síntese dos componentes principais dos sistemas de gestão de pessoas envolvem os sistemas de ingresso; desenvolvimento e valorização. As práticas típicas dos sistemas de desenvolvimento são
  • A. coaching; desenvolvimento e avaliação por competências e desenvolvimento político.
  • B. programa de benefícios; socialização e remuneração.
  • C. valorização simbólica; benefícios e recrutamento e seleção.
  • D. valorização grupal; remuneração e processo de seleção.
  • E. planejamento de cargos; planejamento organizacional e programas motivacionais.

Questão 795760

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Tecnólogo - Área Recursos Humanos / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação ao planejamento de carreira: orientação profissional, Coaching, Mentoring e Counseling, julgue os itens subsequentes. Coaching é uma abordagem que visa o desenvolvimento profissional e pessoal em magnitude, na qual um profissional, com ampla experiência e suprido de embasamento teórico-prático, auxilia um outro profissional com menos experiência e conhecimento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 892153

Cargo: / Questão 12

Banca:

Nível:

Um órgão público recebeu novas atribuições institucionais e reformulou seu planejamento estratégico. A partir dessa nova orientação, foram redefinidos a missão, a visão e os objetivos organizacionais, foram mapeadas as competências individuais e foi identificado o gap de competências a serem desenvolvidas. O mapeamento evidenciou que os funcionários, de forma geral, precisam desenvolver capacidades, ou atributos de competência, relativas a: iniciativa; noções de direito administrativo e atualização de redação em português.

Tendo em vista o tipo de capacidade a ser desenvolvida, seriam capacitações adequadas:

  • A. participação em simulações; treinamento em sala de aula; atribuição de projetos;
  • B. leitura de livros e artigos; participação em simulações; treinamento a distância;
  • C. atribuição de projetos; coaching; leitura de livros e artigos;
  • D. coaching; treinamento a distância; treinamento em sala de aula;
  • E. psicoterapia; atribuição de projetos; leitura de livros e artigos.

Questão 565920

Liquigás Distribuidora SA 2012

Cargo: Profissional Júnior - Área Administração / Questão 26

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Você precisa entender que, não importa onde você trabalhe, você não é um empregado; você está em um negócio com um empregado – você mesmo.

Essas palavras, ditas por Andrew Grove, presidente da INTEL, em 1995, preconizam uma situação típica de organizações num mundo globalizado, onde as mudanças cada vez mais rápidas obrigam os indivíduos a se responsabilizarem pelo sucesso de sua carreira.

Sobre esse tema, é possível afirmar que, com as mudanças no cenário dos negócios, as organizações migraram de um foco tradicional para um foco no desenvolvimento da carreira, no qual elas

  • A.

    oferecem meios necessários para orientar e incentivar o desenvolvimento da carreira, como ferramentas como o coaching e o mentoring, que ajudam a estimular o crescimento das pessoas.

  • B.

    definem claramente os planos de carreira para determinados talentos especiais, de acordo com a sua avaliação do desempenho, trazendo um aumento da amplitude de controle do funcionário.

  • C.

    estabelecem uma hierarquia corporativa bem definida, evitando a mobilidade lateral e aumentando a previsibilidade e a periodicidade de cada promoção sucessiva dentro de cada área funcional.

  • D.

    precisam assumir um papel reativo no planejamento da diversidade da força de trabalho para que as organizações usufruam das singularidades dos indivíduos.

  • E.

    desestimulam os seus empregados a assumir a responsabilidade de seu próprio desenvolvimento e autogerenciamento da carreira para que não sejam prejudicadas por processos de downsizing e empowerment.

Questão 564019

TERMOBAHIA S.A. 2012

Cargo: Técnico de Administração e Controle Júnior / Questão 33

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que com o treinamento. Ocorre, por exemplo, quando executivos de uma empresa estejam exercendo influência sobre o desenvolvimento pessoal e o planejamento de carreira de algum jovem, ou seja, estejam apoiando o desenvolvimento profissional e humano de um aprendiz na compreensão de questões mais amplas e estratégicas.

O sistema de suporte ao desenvolvimento de pessoas, fora do cargo, exemplificado acima, é considerado do tipo

  • A.

    workshop

  • B.

    rotação de cargos

  • C.

    mentoring

  • D.

    reunião de confrontação

  • E.

    aprendizagem prática

Questão 879732

Conselho Federal de Odontologia - DF (CFO/DF) 2017

Cargo: Analista de Recursos Humanos / Questão 86

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Segundo Silva (2010), um dos grandes desafios dos profissionais envolvidos com o desenvolvimento de pessoas nas organizações é criar meios que orientem os indivíduos a esboçar um projeto de carreira e de vida compatível com suas competências, seus interesses e valores e que possam ser conciliados com os objetivos e as necessidades das organizações. A esse respeito, julgue os próximos itens. Estratégias de coaching no âmbito organizacional têm por objetivo liberar o potencial existente dentro de uma pessoa, estimulando-a para a descoberta de novas trilhas e procurando maximizar seu desempenho.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 449732

Tribunal Regional do Trabalho / 23ª Região (TRT 23ª) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Psicologia / Questão 34

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Um processo de coaching pode apresentar 4 etapas: estabelecendo uma relação sólida entre o coach e seu orientando; montando o futuro do orientando; revisando a bagagem de mão e traçando o plano de ação. Na etapa bagagem de mão, que representa valores, atitudes, padrões de comportamento, experiência serão revistos

  • A.

    a fim de se alcançar o futuro planejado, de forma, a saber, o que é imprescindível e o que deve ser deixado de lado.

  • B.

    para que objetivos de curto prazo sejam estabelecidos como metas alvo a serem atingidos no processo de coaching.

  • C.

    a fim de levar o orientando a vivenciar novas situações em sua vida pessoal e profissional, para que possa desenvolver novas competências.

  • D.

    para que se abra espaço para o desenvolvimento de novos repertórios de comportamentos e atitudes.

  • E.

    para uma avaliação clara do nível de interesse do orientando em desenvolver novas competências.