Questões de Concurso de Coach - Administração

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Questão 853831

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Na administração contemporânea, a gestão de pessoas deixou de ser vista como a definição de recompensas adequadas e/ou punições merecidas. Cada vez mais, ela envolve processos de aconselhamento que buscam levar o trabalhador, especialmente jovens administradores, a desenvolver seu potencial de trabalho e suas capacidades. Uma prática que atende a essas preocupações e está sendo cada vez mais adotada nos últimos tempos, inclusive na área de serviços de informação, é
  • A. o advising.
  • B. o coaching.
  • C. a aprendizagem organizacional.
  • D. o treinamento criativo.
  • E. o endomarketing.

Questão 795760

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Tecnólogo - Área Recursos Humanos / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação ao planejamento de carreira: orientação profissional, Coaching, Mentoring e Counseling, julgue os itens subsequentes. Coaching é uma abordagem que visa o desenvolvimento profissional e pessoal em magnitude, na qual um profissional, com ampla experiência e suprido de embasamento teórico-prático, auxilia um outro profissional com menos experiência e conhecimento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 565920

Liquigás Distribuidora SA 2012

Cargo: Profissional Júnior - Área Administração / Questão 26

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Você precisa entender que, não importa onde você trabalhe, você não é um empregado; você está em um negócio com um empregado – você mesmo.

Essas palavras, ditas por Andrew Grove, presidente da INTEL, em 1995, preconizam uma situação típica de organizações num mundo globalizado, onde as mudanças cada vez mais rápidas obrigam os indivíduos a se responsabilizarem pelo sucesso de sua carreira.

Sobre esse tema, é possível afirmar que, com as mudanças no cenário dos negócios, as organizações migraram de um foco tradicional para um foco no desenvolvimento da carreira, no qual elas

  • A.

    oferecem meios necessários para orientar e incentivar o desenvolvimento da carreira, como ferramentas como o coaching e o mentoring, que ajudam a estimular o crescimento das pessoas.

  • B.

    definem claramente os planos de carreira para determinados talentos especiais, de acordo com a sua avaliação do desempenho, trazendo um aumento da amplitude de controle do funcionário.

  • C.

    estabelecem uma hierarquia corporativa bem definida, evitando a mobilidade lateral e aumentando a previsibilidade e a periodicidade de cada promoção sucessiva dentro de cada área funcional.

  • D.

    precisam assumir um papel reativo no planejamento da diversidade da força de trabalho para que as organizações usufruam das singularidades dos indivíduos.

  • E.

    desestimulam os seus empregados a assumir a responsabilidade de seu próprio desenvolvimento e autogerenciamento da carreira para que não sejam prejudicadas por processos de downsizing e empowerment.

Questão 564019

TERMOBAHIA S.A. 2012

Cargo: Técnico de Administração e Controle Júnior / Questão 33

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que com o treinamento. Ocorre, por exemplo, quando executivos de uma empresa estejam exercendo influência sobre o desenvolvimento pessoal e o planejamento de carreira de algum jovem, ou seja, estejam apoiando o desenvolvimento profissional e humano de um aprendiz na compreensão de questões mais amplas e estratégicas.

O sistema de suporte ao desenvolvimento de pessoas, fora do cargo, exemplificado acima, é considerado do tipo

  • A.

    workshop

  • B.

    rotação de cargos

  • C.

    mentoring

  • D.

    reunião de confrontação

  • E.

    aprendizagem prática

Questão 449732

Tribunal Regional do Trabalho / 23ª Região (TRT 23ª) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Psicologia / Questão 34

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Um processo de coaching pode apresentar 4 etapas: estabelecendo uma relação sólida entre o coach e seu orientando; montando o futuro do orientando; revisando a bagagem de mão e traçando o plano de ação. Na etapa bagagem de mão, que representa valores, atitudes, padrões de comportamento, experiência serão revistos

  • A.

    a fim de se alcançar o futuro planejado, de forma, a saber, o que é imprescindível e o que deve ser deixado de lado.

  • B.

    para que objetivos de curto prazo sejam estabelecidos como metas alvo a serem atingidos no processo de coaching.

  • C.

    a fim de levar o orientando a vivenciar novas situações em sua vida pessoal e profissional, para que possa desenvolver novas competências.

  • D.

    para que se abra espaço para o desenvolvimento de novos repertórios de comportamentos e atitudes.

  • E.

    para uma avaliação clara do nível de interesse do orientando em desenvolver novas competências.

Questão 387761

Casa da Moeda do Brasil 2009

Cargo: Analista de Recursos Humanos / Questão 17

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes. Nesse contexto, uma das estratégias que podem ser desenvolvidas é o coaching, em que um
  • A. líder estabelece com os membros da equipe um relacionamento para apoiar o processo de aprendizagem, estimulando-os a identificar valores, orientando-os na definição de metas e resultados de trabalho e apresentando desafios.
  • B. gestor delega autoridade a seus subordinados, que passam a influir com maior responsabilidade na organização, mantendo o poder de decisão e a definição de metas, perpassadas em cadeia a todos os colaboradores.
  • C. chefe atribui tarefas aos demais membros da equipe, enfatizando o poder de tomada de decisão dado a cada membro, que se compromete com o aumento da produtividade por meio de uma atuação multifuncional.
  • D. gerente entretém a equipe a fim de reduzir a carga de estresse que pesa sobre cada membro, de modo que os elementos possam se dedicar com maior empenho às tarefas que são da competência do grupo.
  • E. monitor apresenta à equipe um rol de atribuições e tarefas que devem ser executadas, em um determinado prazo, conferindo à equipe liberdade para enfrentar o desafio e decidir pelas diretrizes a serem adotadas.

Questão 735820

Companhia Pernambucana de Saneamento - PE (COMPESA/PE) 2014

Cargo: Analista de Gestão de Pessoas com Habilitação em Administração / Questão 40

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Coaching e mentoring são duas tecnologias quase customizadas para os atuantes na área da gestão de pessoas. A respeito das características do mentoring, analise as afirmativas a seguir.

I. A atenção está centralizada na pessoa.

II. A tarefa é o foco central.

III. O foco concentra-se no aprendizado imediato.

Assinale:
  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão 744549

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - BA (IFB/BA) 2014

Cargo: Tecnólogo - Área Gestão de Pessoas / Questão 32

Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Nível: Superior

Araújo e Garcia (2009) apresentam um conceito apontado pelo site Educar Mais (2005), em que o Coaching é uma atividade de aconselhamento ao executivo profissional visando à orientação e otimização do desenvolvimento da carreira, à luz dos anseios pessoais, aptidões e mapeamento das suas características de aprimoramento. Não deixa de ser um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente. Considerando o conceito de coaching, analise as seguintes assertivas:

I. ( ) Aconselhamento é o conjunto de obrigações que o coachee deve cumprir para seguir e alcançar seus objetivos pessoais.

II. ( ) Orientação é o ato de ensinar como fazer, guiar, mostrar caminhos e deixar o coachee seguir o que ele julga ser o melhor caminho.

III. ( ) Anseios pessoais são as vontades do coachee, aonde ele quer chegar.

IV. ( ) Aptidões são potencialidades exclusivas que o coachee tem através da prática de línguas estrangeiras.

V. ( ) O Mapeamento das características lista, mapeia as características da estrutura social da organização.

Quantas dessas definições estão corretas?
  • A. Apenas as duas primeiras.
  • B. Apenas as duas últimas.
  • C. Apenas a segunda e a quarta.
  • D. Apenas a segunda, a terceira e a última.
  • E. Todas, sem exceção.

Questão 530120

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) 2009

Cargo: Analista Executivo em Metrologia - Área Desenvolvimento de Recursos Humanos / Questão 53

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens no que concerne às ferramentas modernas de gestão de pessoas.

Coaching consiste em processo diretivo de desenvolvimento de pessoas que inclui o aconselhamento e a orientação para desenvolvimento de carreira profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 735848

Companhia Pernambucana de Saneamento - PE (COMPESA/PE) 2014

Cargo: Analista de Gestão de Pessoas com Habilitação em Administração / Questão 68

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e de técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais. Uma delas é o coaching. Assinale a opção que indica uma característica do coaching.
  • A. Deve estar focado na ação global da empresa.
  • B. Realiza treinamentos específicos para aumentar determinada capacidade funcional.
  • C. Estabelece um relacionamento amigo e duradouro.
  • D. Exerce direitos e responsabilidades sobre a pessoa.
  • E. Aconselha e orienta para o aperfeiçoamento da carreira.