Questões de Concurso de Comportamento Organizacional - Administração

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Questão 738781

Banco do Brasil S.A. (BB) 2014 (2ª edição)

Cargo: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho / Questão 26

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

Um indivíduo sabe que deve optar entre dois caminhos estabelecidos: um o que, no senso comum, seria o incorreto e o outro, o correto. Ao optar pelo caminho correto, ele está seguindo um rumo guiado pela
  • A. extensão
  • B. virtude
  • C. adequação
  • D. alternância
  • E. proporcionalidade

Questão 715509

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos. A motivação para o trabalho, por vincular-se a um aspecto intrínseco ao indivíduo, de difícil observação, não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 705267

Departamento de Polícia Federal (DPF) 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. A maioria dos métodos de avaliação de desempenho fornece informações a respeito do contexto de trabalho, além de medir o comportamento e a produtividade individual.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 705268

Departamento de Polícia Federal (DPF) 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 90

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. Demandas de aprendizagem equivalem a necessidades de desempenho resultantes de lacunas relacionadas às capacidades dos profissionais da organização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 704661

Departamento de Polícia Federal (DPF) 2014

Cargo: Administrador / Questão 97

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens. As relações de reciprocidade entre pessoas e organizações ocorrem quando as pessoas tomam consciência de seus deveres para com as organizações e quando estas percebem suas obrigações para com as pessoas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 915964

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 40

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere que determinada entidade, no curso do diagnóstico organizacional levado a efeito para fins de implementação de seu planejamento estratégico, situe-se na etapa de identificação da sua missão. De acordo com os conceitos aplicáveis, tal identificação corresponde
  • A. às metas de longo prazo a serem atingidas e que devem estar refletidas nos indicadores.
  • B. ao consenso dos membros da organização sobre os valores a serem perseguidos.
  • C. à razão de ser da entidade, seu propósito fundamental e único.
  • D. ao papel social da entidade, que se sobrepõe aos aspectos corporativos.
  • E. ao futuro almejado e que deve direcionar o planejamento estratégico.

Questão 876252

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 27

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão do conhecimento e da gestão por competências nas organizações, assinale a opção correta.
  • A. A gestão do conhecimento e a gestão por competências baseiam-se na sinergia entre conhecimento, habilidades e atitudes e a estratégia da organização.
  • B. A gestão do conhecimento associa o conhecimento às habilidades, mas o desassocia das atitudes dos indivíduos na execução de tarefas e atividades.
  • C. A gestão do conhecimento fundamenta-se no reconhecimento da capacidade dos indivíduos para agir em diferentes situações profissionais.
  • D. A gestão do conhecimento e a gestão por competências exercem influência sobre processos e resultados individuais, coletivos e organizacionais.
  • E. A gestão por competências exclui a aprendizagem formal como elemento de sustentação das capacidades organizacionais.

Questão 920663

Prefeitura de Cáceres - MT 2017

Cargo: Assistente Administrativo / Questão 37

Banca: Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)

Nível: Médio

Em um ambiente organizacional, a sentença define
  • A. Missão organizacional.
  • B. Cultura organizacional.
  • C. Estrutura organizacional.
  • D. Visão

Questão 830352

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Técnico de Gestão Educacional - Área Apoio Administrativo / Questão 52

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. O equilíbrio organizacional de uma instituição pública é mensurado pela efetividade dos resultados alcançados em relação às metas estabelecidas pelo respectivo órgão controlador.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 881888

Assembléia Legislativa - MS 2016

Cargo: Analista de Recursos Humanos / Questão 57

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A abordagem acerca do comportamento organizacional comporta três níveis de análise, partindo do nível básico do indivíduo, passando pelo grupo e chegando ao nível do comportamento organizacional propriamente dito. Existem alguns fatores chaves que balizam tal análise, correspondentes
  • A. aos padrões gerenciáveis, que comportam intervenções, a exemplo do absenteísmo.
  • B. às variáveis independentes, que escapam ao controle do indivíduo, tal como rotatividade.
  • C. às variáveis dependentes, que se pretende explicar e prever, a exemplo da produtividade.
  • D. aos eventos exógenos, que não são considerados padrões ou variáveis, como a satisfação com o trabalho.
  • E. aos padrões não gerenciáveis, como a cultura organizacional.