Administração Comportamento Organizacional

Hoje, eles dizem que a pausa é obrigatória. É entre aspas, porque a fila está lá e está na hora de você sair. Acontece que está na hora de o seu colega sair e ele não sai. Com que cara você vai sair? Tudo te induz a não sair. Com base na hipótese apresentada acima, oriunda da fala de um trabalhador, julgue os itens seguintes, relativos carga de trabalho e custo humano da atividade.

I O relato da situação é ilustrativo de um modelo de gestão organizacional que controla o desempenho funcional por meio do aumento da carga de trabalho.

II Na situação relatada, a adoção de pausas no trabalho e seu efetivo uso ficam dificultados e, em conseqüência, tendem a ser mera formalidade.

III A ausência de pausas durante a jornada repercute na intensificação da carga de trabalho, mas não influencia o custo humano da atividade.

IV A legislação trabalhista brasileira não prescreve nada sobre a questão de pausas durante a jornada de trabalho, o que estimula o aumento da carga de trabalho.

V O depoimento mostra um exemplo comum de controle social de desempenho exercido pela interação interpessoal com colegas de trabalho.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, III e V.