Questões de Concurso de Compras - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 920262

Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá - SP (SAEG/SP) 2015

Cargo: Analista de Serviços Administrativos - Área Comprador / Questão 36

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Observa-se que na cadeia de suprimentos veio ganhando atenção crescente, tanto na prática como no âmbito acadêmico, o conceito de “Compra Estratégica” que surgiu, com grande repercussão, a partir dos anos 80. Antes considerada como uma função passiva dentro da organização, a partir da década de 1990 as organizações tornaram-se conscientes do papel e da responsabilidade das atividades de compras, em especial as vantagens estratégicas que podem acontecer se forem desenvolvidas adequadamente.

Assinale a alternativa que aponta os três indicadores que identificam as compras como estratégia.

  • A. Planejamento de curto e longo prazo; revisão, ajuste e interação do planejamento com as do planejamento estratégico e operacional das organizações; esses planejamentos incluem a compra de material e serviços.
  • B. Planejamento de longo prazo; revisão ajuste e interação do planejamento com as mudanças de planejamento estratégico das organizações; esses planejamentos incluem a compra de material e serviços.
  • C. Planejamento de curto prazo; avaliação e interação do planejamento com as mudanças do planejamento estratégico das organizações; esses planejamentos incluem a compra de matéria-prima.
  • D. Planejamento de longo prazo; avaliação e interação do planejamento com as mudanças do planejamento estratégico e operacional das organizações; esses planejamentos incluem, essencialmente, a compra de matéria-prima e serviços.
  • E. Planejamento de curto e longo prazo; avaliação e revisão da interação do planejamento com as mudanças do planejamento estratégico das organizações públicas, inclusive autarquias; esses planejamentos incluem a compra de matéria-prima e serviços.

Questão 919428

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) 2011

Cargo: Analista Técnico I - Área Administração de Empresas / Questão 37

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de valor e percepção de valor, julgue os itens de 31 a 38. As crenças que embasam as atitudes e o comportamento do consumidor constituem os valores centrais que influenciam a decisão de compra.
  • E. Errado
  • C. Certo

Questão 805033

Defensoria Pública da União (DPU) 2016

Cargo: Agente Administrativo / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito dos procedimentos de compras e aquisições nas organizações, julgue os itens que se seguem. Uma das vantagens do processo descentralizado de compras é a economia de escala, em função das negociações distintas para a contratação de fornecimento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 805034

Defensoria Pública da União (DPU) 2016

Cargo: Agente Administrativo / Questão 56

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito dos procedimentos de compras e aquisições nas organizações, julgue os itens que se seguem. Apenas os fornecedores de determinado produto constantes de um cadastro devem ser contatados para a cotação no caso de eventual fornecimento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 805037

Defensoria Pública da União (DPU) 2016

Cargo: Agente Administrativo / Questão 59

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito de recebimento e armazenagem de recursos materiais, julgue os próximos itens. Características do produto, como dimensões, peso e fragilidade, determinam a complexidade do sistema de armazenagem a ser empregado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 891038

Cargo: / Questão 22

Banca:

Nível:

Uma função da Administração de Compras é:
  • A. especificar detalhadamente o objeto ou serviço a comprar;
  • B. definir quantidades, qualidades e prazos de entrega;
  • C. acompanhar administrativamente o processo de fornecimento;
  • D. receber o produto da compra e proceder às inspeções quantitativas e de qualidade;
  • E. aceitar ou devolver o produto.

Questão 891322

Cargo: / Questão 36

Banca:

Nível:

A compra e venda de produtos e serviços no ambiente da internet, também conhecido como e-commerce, tem modificado consideravelmente os modos de relacionamento entre os diversos pares fornecedores-clientes dentro de uma cadeia de suprimento. Acerca desse assunto, analise as afirmativas a seguir:

I. Relacionamentos do tipo consumer-to-business (C2B), envolvem a ponta da cadeia de suprimento, onde as empresas vendem produtos e serviços a consumidores finais, podendo incluir tanto comércios tradicionais quanto varejistas online.

II. Os relacionamentos business-to-business (B2B) foram aperfeiçoados pelo uso do e-procurement, que é o uso dos métodos eletrônicos na agilização das diversas etapas de uma compra, tais como requisições, pesquisas, pagamento, e até a própria gestão dos contratos.

III. Os relacionamentos client-to-client (C2C) foram os menos impactados pelo e-commerce dada a inerente natureza conservadora das consagradas práticas de compras e negociação, e que ainda respondem pelo maior volume monetário de negócios.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. I e II;
  • E. II e III.

Questão 899635

Usina Hidroelétrica de Itaipu (ITAIPU Binacional) 2017

Cargo: Profissional de Nível Universitário Jr - Área Administração / Questão 58

Banca: Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR)

Nível: Superior

A empresa ALFA, presente há 15 anos no mercado, abrirá uma nova fábrica e com isso precisará de novos insumos para sua operação. A equipe de compras precisará estruturar o processo para adquirir esses novos insumos visando atender essa nova necessidade. Assinale a alternativa que representa a sequência ideal do processo de compras a ser estabelecido.
  • A. Preparação do processo, planejamento da compra, seleção de fornecedores, concorrência, contratação e controle da entrega.
  • B. Planejamento da compra, preparação do processo, seleção de fornecedores, concorrência, contratação e controle da entrega.
  • C. Preparação do processo, planejamento da compra, concorrência, seleção de fornecedores, contratação e controle da entrega.
  • D. Planejamento da compra, preparação do processo, concorrência, seleção de fornecedores, contratação e controle da entrega.
  • E. Preparação do processo, planejamento da compra, concorrência, contratação, seleção de fornecedores e controle da entrega.

Questão 779033

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 58

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Sobre registro das compras considere:

I. São importantes para consulta regular por parte da direção da empresa.

II. Registro Individual compreende material de escritó rio, limpeza, manutenção, entre outros.

III. Registro Agrupado permite uma grande simplificação do trabalho de análise e decisão como, por exemplo, análise, risco de falta, fiscalização e con centração.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. II.
  • E. III.

Questão 779034

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 59

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere as afirmativas abaixo no processo de compras.

I. Entre as vantagens da seleção do fornecedor por meio de leilão público, está a transparência do processo de compra e a possibilidade de entrada de novos fornecedores.

II. O Eletrocnic Data Interchange − EDI é uma forma de comunicação e de transação que pode ligar a empresa a seus clientes, fornecedores, banco, transportadora ou seguradora.

III. A política de suprimentos das organizações tem como parâmetro o estoque mínimo, que deverá ser sempre seguido pelo comprador.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I e II.
  • E. II.