Questões de Concurso de Comunicação Empresarial - Administração

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Questão 753445

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 64

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação aos processos de comunicação organizacional, julgue os itens subsecutivos. O silêncio — ausência de palavras ou ruídos — pode ser reconhecido como uma forma de comunicação organizacional em diferentes situações, como, por exemplo, quando um executivo, para sinalizar descontentamento com seu subordinado, evita-o ou ignora-o.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 753446

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 65

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação aos processos de comunicação organizacional, julgue os itens subsecutivos. No sistema formal da comunicação organizacional do tipo “todos os canais”, os membros se comunicam ativamente uns com os outros e há um líder forte que age como condutor central do processo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 596502

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Administrativo / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere à evolução da administração e ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.

A rede, uma estrutura de comunicação e de gestão aberta e dispersiva, pode ser expandida de forma ilimitada, haja vista o contexto vivenciado pelas organizações que a compõem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 374616

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010

Cargo: Agente Censitário Municipal / Questão 41

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

A capacidade de comunicação é fundamental tanto para os indivíduos quanto para a gestão das organizações. Nessa perspectiva, qual das situações descritas abaixo revela comunicação eficaz?

  • A.

    No primeiro contato, é preciso perceber o nível de conhecimento do assunto que será abordado, para que o interlocutor entenda o que está sendo transmitido e fique em situação favorável.

  • B.

    A retenção de informações deve ser mantida para que cada um dos dados seja transmitido apenas no momento oportuno, evitando-se disseminação de conhecimentos relativos à empresa.

  • C.

    Cada empresa é uma arena na qual os profissionais devem resguardar seus espaços por meio do controle da comunicação, preservando-se a intimidade e a individualidade.

  • D.

    O sincronismo na comunicação ocorre quando há diferentes paradigmas assumidos por cada membro de uma organização, que deve adquirir os conhecimentos necessários a uma participação ampla.

  • E.

    As empresas modernas garantem a comunicação irrestrita investindo exclusivamente em tecnologia de ponta, instalando aparelhos e softwares sofisticados com grande potencial para armazenamento.

Questão 839243

Prefeitura de Presidente Prudente - SP 2016

Cargo: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos / Questão 32

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Em linhas gerais, os três mais relevantes métodos de comunicação nas organizações são: o escrito, o oral e o não verbal. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, exemplos desses três métodos.
  • A. Linguagem corporal; modo de olhar; ambiente físico.
  • B. Cartas; relatórios; formulários.
  • C. Manuais; conversas informais; discursos formais.
  • D. Leiaute do escritório; movimentos corporais; reuniões de equipe.
  • E. Memorandos; reuniões de equipe; expressões faciais.

Questão 821464

Tribunal de Contas Estadual - PR (TCE/PR) 2016

Cargo: Analista de Controle - Área Comunicação Social / Questão 56

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere à relação entre comunicação e gestão de crise em organizações, assinale a opção correta.
  • A. Admitida publicamente a crise, a instituição deve emitir uma nota oficial de amplo alcance midiático, em que sejam enumeradas as providências, além dos canais de contato para esclarecimentos.
  • B. A formação do comitê de crise ou modalidade congênere deve ser posterior ao reconhecimento oficial e público da existência de uma crise, para se evitar qualquer sinal de alarme, que pode ameaçar a credibilidade da organização.
  • C. O planejamento da gestão de crise nas organizações não deve considerar a eventualidade de acidentes e sinistros, dada a sua imprevisibilidade temporal e orçamentária.
  • D. Para que sejam preservados o clima organizacional, a produtividade e a qualidade dos empreendimentos em curso, a crise deve ser assumida no âmbito interno somente se houver o risco de que boatos e vazamentos de informações atinjam o ambiente externo à organização.
  • E. A crise é um assunto administrativo, de comunicação oficial e descendente e restrito aos ocupantes de cargos diretivos que devam assumir publicamente determinadas responsabilidades.

Questão 760105

Prefeitura de Cascavel - PR 2014

Cargo: Administrador / Questão 27

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

Na comunicação empresarial encontram-se as denominadas barreiras, representadas por interferências que se opõem à eficácia da comunicação. Segundo Chiavenato (2000), as principais barreiras que oferecem obstáculos e resistência à comunicação entre pessoas dividem-se em três categorias: humanas ou pessoais, físicas e semânticas. Assinale a alternativa que apresenta um tipo de barreira semântica à comunicação empresarial.
  • A. Falha mecânica.
  • B. Hábito de ouvir.
  • C. Ruído ambiental.
  • D. Sentimento pessoal.
  • E. Interpretação de palavra.

Questão 717774

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Secretário Escolar / Questão 34

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a comunicação e cultura organizacional, julgue os itens subsequentes. O uso de termos técnicos e jargões deve ser estimulado em qualquer situação de comunicação, independentemente de quem seja o interlocutor, a fim de que a clareza e a objetividade da informação sejam garantidas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 622507

Petrobras Distribuidora S.A. 2013

Cargo: Técnico de Suprimento Júnior / Questão 41

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A comunicação escrita é sabidamente fonte de possíveis desentendimentos nas organizações. Pesquisas indicam que cerca de 30% dos e-mails de negócios são escritos visando a esclarecer alguma comunicação escrita anterior que não fazia sentido para o leitor. Diversas ações podem aprimorar a comunicação escrita.

NÃO constitui uma dessas ações

  • A.

    definir o ponto central da mensagem, indo diretamente a ele e sustentando-o de forma consistente.

  • B.

    escrever com clareza e simplicidade em vez de tentar impressionar.

  • C.

    pedir uma segunda opinião quando a comunicação for muito importante.

  • D.

    respeitar o leitor escrevendo mensagens adequadas quanto a ortografia e gramática.

  • E.

    utilizar jargões ou conceitos do setor para simplificar o entendimento.

Questão 616247

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 64

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A realidade organizacional é constituída e construída a partir da comunicação e também da falta de comunicação adequada. Assim sendo, pode-se dizer que a comunicação é um meio poderoso de estabelecer e de reforçar a realidade organizacional.

A respeito do processo de comunicação organizacional, considere as afirmações abaixo.

I - A comunicação organizacional é compreendida como uma forma ativa de criar, desenvolver e manter relacionamentos e valores compartilhados, culturas comuns e metas acordadas, bem como de estabelecer os meios para atingi-las.

II - O empowerment, na medida em que permite ao trabalhador maior responsabilidade pelo planejamento e controle do seu próprio trabalho, decisão e participação ativas na administração, favorece a comunicabilidade e a sociabilidade organizacionais.

III - Qualidade de Vida no Trabalho é o conjunto de ações organizacionais voltadas para a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho, requerendo uma política de comunicação que dissemine, estimule e consolide uma cultura organizacional centrada em valores, crenças e ideias voltadas para o bem-estar individual e coletivo.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas

  • B.

    III, apenas

  • C.

    I e III, apenas

  • D.

    II e III, apenas

  • E.

    I, II e III