Administração Comunicação Empresarial

Uma consultora de Recursos Humanos foi contratada por uma multinacional para reavaliar os processos de comunicação interna da empresa. A preocupação da empresa era com as relações interpessoais, que estavam impedindo o funcionamento adequado da organização devido à existência de muitos conflitos não administrados (competições exacerbadas, rivalidade e disputas pelo poder). Para tentar retratar as relações interpessoais, a consultoria utilizou-se da "Janela de Johari", conforme tabela abaixo:

  • A.

    na relação "eu aberto" com "eu aberto", a pessoa compartilha reações ou sentimentos gerados por acontecimentos imediatos, revelando deliberadamente algo que esconde, nivelando a comunicação.

  • B.

    na relação "eu cego" com "eu aberto", comunicações que a própria pessoa não percebe são reveladas de forma inconsciente.

  • C.

    na relação "eu aberto" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.

  • D.

    a relação "eu cego" com "eu cego" é um estágio de relacionamento interpessoal profundo, a comunicação é intensa.

  • E.

    na relação "eu cego" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.