Questões de Concurso de Controle - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 730338

Tribunal de Justiça   - CE (TJCE/CE) 2014

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 38

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Acerca da gestão de processos, assinale a opção correta.
  • A. Geração de pedidos e atendimento a clientes são exemplos de processos periféricos em uma organização.
  • B. Em uma secretaria de educação, as áreas de contabilidade e compras executam processos de apoio ao funcionamento da secretaria.
  • C. As áreas de desenvolvimento de projetos de uma organização da construção civil são consideradas áreas de apoio.
  • D. Na área de atendimento ao cliente, não se desenvolvem processos centrais das organizações.
  • E. A gestão de um processo deve ser executada por especialistas de uma área específica da organização.

Questão 672599

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 29

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em relação aos tipos de controle utilizados no processo organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    No controle por feedback, o aspecto temporização, indicativo de que os dados já foram reunidos e analisados, deve ser desconsiderado.

  • B.

    O controle preliminar, orientado para o futuro, estabelece regras e procedimentos formais que determinam como as pessoas devem comportar-se no ambiente da organização.

  • C.

    O controle simultâneo enfoca o uso da informação sobre os resultados para a correção dos desvios em relação ao parâmetro aceitável.

  • D.

    Ajuste, monitoramento e direção são exemplos de controle preliminar.

  • E.

    O controle por feedback provê informações sobre deficiências do desempenho, a partir do monitoramento dos sintomas e não do resultado final.

Questão 596478

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Administrativo / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, relativos a controle interno.

A comunicação interna, considerada um dos objetivos do controle interno, é o meio pelo qual a informação é disseminada por toda a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 596480

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Administrativo / Questão 57

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, relativos a controle interno.

A finalidade do controle, em qualquer instituição, é assegurar que os órgãos da instituição atuem em consonância com os princípios constitucionais, especialmente conforme os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, transparência e eficiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 596481

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Administrativo / Questão 58

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, relativos a controle interno.

O controle interno tem caráter apenas opinativo, cabendo ao gestor a responsabilidade e o risco dos atos praticados, visto que ele pode atender ou não às propostas que lhe sejam feitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 628739

Universidade Federal do Pampa - RS (UNIPAMPA/RS) 2013

Cargo: Assistente em Administração / Questão 56

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que se refere às funções da administração, à estrutura organizacional e à cultura organizacional, julgue os itens seguintes.

O número de pessoas subordinadas a um gerente define a amplitude de controle ou de comando. A amplitude de controle é maior quando o número de escalões subordinados é menor. Quando há muitos chefes e poucos subordinados, a amplitude de controle é reduzida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 598452

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Técnico em Gestão de Telecomunicações - Área Assistente Administrativo / Questão 58

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.

Se o controle for considerado de forma isolada, deverá se remeter ao processo administrativo, contudo, se for visto em conjunto com as demais funções, ele deverá se integrar ao grupo denominado função administrativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 680879

Banco Central do Brasil (BACEN) 2013 (2ª edição)

Cargo: Técnico - Área Segurança Institucional / Questão 68

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Julgue os itens subsecutivos, acerca de prevenção de fraudes e delitos internos.

Após a detecção de um incidente concreto, devem-se adotar ações proativas, como, por exemplo, monitoramento de indicadores suspeitos, análise das transações e melhoria de sistemas de controles internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 613767

Ministério Público da União (MPU) 2013

Cargo: Técnico do MPU - Área de Atividade: Apoio Técnico Administrativo - Especialidade: Administração / Questão 85

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.

O controle consiste em ferramenta administrativa para a reunião e a coordenação dos recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 915956

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 32

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

No âmbito do processo organizacional de uma entidade, a atividade que envolve mensuração do desempenho dos subordinados, bem como a adoção de medidas corretivas objetivando a realização de metas, corresponde
  • A. ao Planejamento operacional.
  • B. ao Planejamento estratégico.
  • C. ao Controle.
  • D. à Direção.
  • E. à Comunicação.