Administração Processo Administrativo Controle

A organização é uma das mais complexas funções administrativas, já que diz respeito a decisões cujos alcances e consequências são difíceis de antecipar. A seguir, estão elencados os elementos do processo de organização numerados de 1 a 6. Depois, são apresentados aspectos desses elementos. Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Especialização do trabalho.

2. Cadeia de comando.

3. Amplitude de controle.

4. Departamentalização.

5. Centralização e descentralização.

6. Formalização.

( ) Decorre da distância de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador.

( ) Referem-se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões.

( ) Grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.

( ) Especifica que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quem deve responder a quem.

( ) Dimensão que se refere ao grau de controle da organização sobre o indivíduo.

( ) Permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações.
  • A. 4 – 2 – 3 – 1 – 5 – 6.
  • B. 5 – 3 – 6 – 4 – 2 – 1.
  • C. 1 – 4 – 5 – 3 – 2 – 6.
  • D. 2 – 1 – 4 – 6 – 3 – 5.
  • E. 3 – 5 – 1 – 2 – 6 – 4.