Administração Processo Administrativo / Funções Administrativas Controle

O hospital, acompanhando os princípios da administração cientíica, transformou a saúde em um mecanismo de cuidar da força de trabalho, mantendo a separação entre concepção e execução, acarretando a divisão em trabalho mais intelectual, representado pelo trabalho médico, e manual, que icou a cargo da enfermagem. Podemos considerar INCORRETO que:
  • A. Esse modo de produção do trabalho, ainda presente no cotidiano dos hospitais, contraria o modelo assistencial proposto pelo SUS, pautado na integralidade e na equidade da assistência, no exercício da subjetividade e na participação social de cidadãos, pois não contempla a divisão humana do trabalhador e do paciente.
  • B. A Teoria das Relações Humanas surgiu para contrapor a concepção taylorista do homem econômico, valorizando os fatores subjetivos no funcionamento da empresa e mostrando que o nível de produção não depende apenas de incentivo salarial e vantagens do emprego, mas que o trabalhador pode ter outro desempenho quando em grupo.
  • C. Novas teorias reletiram positivamente no serviço em saúde, através do modelo de trabalho em equipe multiproissional, estando inseridas nas propostas do SUS, como forma de organização dos serviços.
  • D. Existem diferenças substanciais entre a saúde e a indústria. Enquanto as indústrias trabalham com o trabalho morto (matériaprima, ferramenta), o processo de trabalho em saúde ocorre sob a ótica do trabalho vivo em ato, baseado na tecnologia das relações, do acolhimento e do vínculo, dos saberes, bem como dos equipamentos tecnológicos e das estruturas organizacionais.
  • E. As teorias das diversas correntes administrativas, aplicadas aos sistemas de saúde, defendem a organização do trabalho e se concentram no aumento da avaliação do atendimento e sustentabilidade da organização, dependendo do usuário e do trabalhador, num segundo plano.