Administração Decisão em Administração

Em consonância com a realidade social e na busca de maior eficácia as empresas têm procurado formas mais democráticas de administração, criando novas bases para o desenvolvimento de práticas participativas.(Paulo Roberto Motta, 1991)

Assinale a opção que descreve corretamente a participação direta do indivíduo nas decisões da empresa.

  • A.

    A participação direta se faz por eleição de representantes que agem em nome dos funcionários influenciando decisões voltadas para a coletividade dos membros, através da participação em comitês.

  • B.

    A participação direta se faz por eleição de representantes que decidem pelo indivíduo que tarefas realizar, de modo a aumentar a distribuição de informação e de poder, valendo-se da participação em comissões.

  • C.

    A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a centralização da informação e do poder, seja através dos círculos de qualidade ou processos grupais de decisão.

  • D.

    A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a solução de problemas que dizem respeito à coletividade dos seus membros, seja através de comitês ou comissões paritárias.

  • E.

    A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para autonomia local e melhor distribuição da informação seja através do planejamento participativo ou círculos de qualidade.