Administração Processo Administrativo Direção

Uma das responsabilidades mais importantes de um gerente é avaliar o desempenho de seus funcionários. As avaliações são utilizadas para tomar decisões fundamentais relativas às pessoas, tais como promoções, transferências e rescisões.

E mais, são utilizadas para identificar necessidades de treinamento, para dar feedback aos funcionários sobre como a organização encara o seu desempenho e, freqüentemente, como base para reajustes salariais.

Portanto, um sistema formal de avaliação, bem formulado e conduzido, torna-se um valioso instrumento para determinar se a organização dispõe ou não da equipe de que necessita. Para analisar o desempenho do ocupante do cargo, pode-se considerar três aspectos importantes: exigências, restrições e escolhas do cargo.

Dessa forma, é correto afirmar que:

I. as exigências são as tarefas necessariamente desempenhadas por qualquer ocupante do cargo.

II. as exigências são limitações fixadas às ações dos ocupantes do cargo, em função dos ambientes interno e externo.

III. as restrições são limitações fixadas pelo próprio ocupante do cargo em função de suas próprias limitações influenciadas pelo ambiente interno da organização.

IV. as restrições ao cargo são limitações fixadas pela organização em função das circunstâncias apresentadas pelo ambiente externo.

V. As escolhas são atividades opcionais que o ocupante de um cargo deve desempenhar, se julgar convenientes, independentemente das circunstâncias ambientais.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

  • A.

    apenas a proposição II.

  • B.

    apenas a proposição I.

  • C.

    apenas a proposição III.

  • D.

    apenas a proposição IV.

  • E.

    I, II, III, IV e V.