Questões de Concurso de Educação Corporativa - Administração

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Questão 424021

Ministério do Meio Ambiente (MMA) 2011

Cargo: Analista Ambiental - Especialidade: Meio Ambiente / Questão 7

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

A educação corporativa, um processo de ensino e aprendizagem que se molda às necessidades organizacionais, centra-se, fundamentalmente, no condutor da ação educacional e objetiva o alcance de resultados operacionais e financeiros da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 401779

Ministério Público da União (MPU) 2010

Cargo: Analista Administrativo / Questão 133

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a importância da educação a distância (EAD) e da educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A educação corporativa pode ser entendida como uma entidade educacional que funciona como ferramenta estratégica para ajudar a organização a cumprir sua missão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 779015

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 40

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

As organizações que possuem a Educação Corporativa apresentam características de:

I. Agir em consonância com uma cultura de aprendizagem entre consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse.

II. Assumir que a aprendizagem organizacional implica na manutenção dos mapas cognitivos dos indivíduos.

III. Defender a transformação e a mudança como processos contínuos.

IV. Admitir as cinco disciplinas básicas do aprendizado: domínio pessoal, visão compartilhada, modelos mentais, estrutura e pensamento sistêmico.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I e III.
  • D. III e IV.
  • E. II e III.

Questão 711018

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 26

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Duas características básicas encontram-se presentes na educação à distância: a separação física entre o professor e o aluno e a utilização de meios técnicos para a comunicação. Considere as seguintes características adicionais:

I. Interatividade: qualquer processo que permite a participação do usuário.

II. Disponibilidade: os conteúdos disponíveis onde e quando solicitados.

III. Individualização do estudo: respeito ao ritmo do aluno, com possibilidade de interromper a atividade ou repeti-la.

Aplicam-se à educação à distância:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. III, apenas.

Questão 825835

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016

Cargo: Analista - Área Educação Corporativa / Questão 36

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Andragogia é uma palavra que vem do grego andros (adulto) e agogus (guiar, conduzir, educar). A Heutagogia também vem do grego e seu conceito vai além da Andragogia, porque heuta (auto, próprio) e agogus (guiar, conduzir, educar). Aplicando-se esses dois termos à educação corporativa, tem-se a seguinte explicação para o conceito de:
  • A. Andragogia – os participantes das ações educativas são adultos e devem guiar sua aprendizagem a partir de seus interesses pessoais;
  • B. Heutagogia – a área de educação corporativa deve guiar as ações educativas para ajudar os participantes a desenvolver competências laborais;
  • C. Andragogia – a área de educação corporativa deve conduzir, guiar e educar os participantes das ações educativas para que os interesses deles sejam atendidos;
  • D. Heutagogia – a área de educação corporativa deve conduzir, guiar e educar os participantes das ações educativas para que os interesses deles sejam atendidos;
  • E. Andragogia – a área de educação corporativa deve guiar as ações educativas para ajudar os participantes a desenvolver competências laborais.

Questão 825839

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016

Cargo: Analista - Área Educação Corporativa / Questão 40

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:
  • A. gestão de comando-e-controle;
  • B. organização mecanicista;
  • C. gestão do conhecimento;
  • D. organização sistematizada;
  • E. renovação da gestão autocrática.

Questão 621297

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Psicólogo / Questão 45

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Os membros da diretoria da empresa X estão discutindo no momento se devem implementar um programa de educação corporativa na modalidade virtual. A discussão aponta inúmeras questões a serem analisadas, como as dificuldades de adoção, vantagens e desvantagens da educação corporativa.

Nesse caso, uma das dificuldades encontradas pela diretoria da empresa em adotar a educação corporativa é:

  • A.

    as metas da empresa X apostam no retorno financeiro de longo prazo.

  • B.

    a resistência na adoção de um programa e-learning baseado no modelo tradicional de treinamento.

  • C.

    a definição de que o trabalho deve ser inovador e criativo.

  • D.

    a resistência à mudança da educação presencial para a virtual.

  • E.

    a redução, sentida pela diretoria, da validação do conhecimento técnico.

Questão 712903

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 47

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A universidade corporativa pode ser definida como um sistema de formação de pessoas que visa
  • A. dar vazão às demandas de treinamento feitas pelo mercado de trabalho, considerando a diferença entre as habilidades do funcionário e aquelas exigidas para o cargo.
  • B. desenvolver competências críticas para a realização das estratégias de uma organização, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e permanente.
  • C. possibilitar espaço educacional fora da sala de aula para que os funcionários possam adquirir experiência para se candidatarem a novas funções em novos negócios da empresa.
  • D. desenvolver novos hábitos de influência tanto na vida pessoal como profissional, treinando todos os funcionários para ocuparem cargos de liderança na empresa.
  • E. colocar em prática ações pontuais de ensinoaprendizagem com foco em instrumentos de educação à distância.

Questão 825807

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016

Cargo: Analista - Área Design Instrucional / Questão 43

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

O avanço das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) tem ocasionado um conjunto de mudanças sociais alicerçado na disseminação da informação. Nesse novo contexto, os recursos, meios e estratégias didáticas podem ser repensados, de forma a maximizar a aprendizagem. João Marcos, atento a essa mudança de contexto, propôs que as ações de educação corporativa de sua empresa aproveitassem melhor as potencialidades da Era da Informação. Para ser coerente com essa proposta, as sugestões de João Marcos continham:
  • A. mudanças no design instrucional para valer-se das potencialidades da Internet;
  • B. novas propostas de design instrucional, ancoradas em aulas presenciais;
  • C. incorporações de exemplos nas ações de ensino-aprendizagem;
  • D. elementos de aprendizagem a partir de experiências autênticas;
  • E. aprendizagens voltadas às demandas específicas do mundo do trabalho.

Questão 825808

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016

Cargo: Analista - Área Design Instrucional / Questão 44

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Fenômenos como a globalização, a terceirização, os novos métodos de gestão e os avanços tecnológicos têm ocasionado novas formas de organização do trabalho no mundo contemporâneo. São exemplos de impactos dessa nova organização do trabalho sobre a educação dos trabalhadores:
  • A. substituição das competências específicas pelas competências transversais, que podem ser incluídas em instrumentos de mensuração;
  • B. redução dos indicadores de mudança organizacional e aumento de análises prospectivas de necessidades de qualificação e requalificação profissional;
  • C. substituição gradativa do treinamento convencional de habilidades e conhecimentos básicos por trilhas ou currículos de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • D. redução da mensuração de necessidades de capacitação e desenvolvimento profissional, com maior ênfase na validade de conteúdo e de construto das ações educacionais;
  • E. substituição do foco nas competências do grupo pelo foco nas competências individuais, uma vez que os indicadores de desempenho estão mais voltados para os indivíduos.