Questões de Concurso de Educação Corporativa - Administração

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Questão 424021

Ministério do Meio Ambiente (MMA) 2011

Cargo: Analista Ambiental - Especialidade: Meio Ambiente / Questão 7

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

A educação corporativa, um processo de ensino e aprendizagem que se molda às necessidades organizacionais, centra-se, fundamentalmente, no condutor da ação educacional e objetiva o alcance de resultados operacionais e financeiros da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 401779

Ministério Público da União (MPU) 2010

Cargo: Analista Administrativo / Questão 133

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a importância da educação a distância (EAD) e da educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A educação corporativa pode ser entendida como uma entidade educacional que funciona como ferramenta estratégica para ajudar a organização a cumprir sua missão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 711018

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 26

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Duas características básicas encontram-se presentes na educação à distância: a separação física entre o professor e o aluno e a utilização de meios técnicos para a comunicação. Considere as seguintes características adicionais:

I. Interatividade: qualquer processo que permite a participação do usuário.

II. Disponibilidade: os conteúdos disponíveis onde e quando solicitados.

III. Individualização do estudo: respeito ao ritmo do aluno, com possibilidade de interromper a atividade ou repeti-la.

Aplicam-se à educação à distância:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. III, apenas.

Questão 621297

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Psicólogo / Questão 45

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Os membros da diretoria da empresa X estão discutindo no momento se devem implementar um programa de educação corporativa na modalidade virtual. A discussão aponta inúmeras questões a serem analisadas, como as dificuldades de adoção, vantagens e desvantagens da educação corporativa.

Nesse caso, uma das dificuldades encontradas pela diretoria da empresa em adotar a educação corporativa é:

  • A.

    as metas da empresa X apostam no retorno financeiro de longo prazo.

  • B.

    a resistência na adoção de um programa e-learning baseado no modelo tradicional de treinamento.

  • C.

    a definição de que o trabalho deve ser inovador e criativo.

  • D.

    a resistência à mudança da educação presencial para a virtual.

  • E.

    a redução, sentida pela diretoria, da validação do conhecimento técnico.

Questão 712903

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 47

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A universidade corporativa pode ser definida como um sistema de formação de pessoas que visa
  • A. dar vazão às demandas de treinamento feitas pelo mercado de trabalho, considerando a diferença entre as habilidades do funcionário e aquelas exigidas para o cargo.
  • B. desenvolver competências críticas para a realização das estratégias de uma organização, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e permanente.
  • C. possibilitar espaço educacional fora da sala de aula para que os funcionários possam adquirir experiência para se candidatarem a novas funções em novos negócios da empresa.
  • D. desenvolver novos hábitos de influência tanto na vida pessoal como profissional, treinando todos os funcionários para ocuparem cargos de liderança na empresa.
  • E. colocar em prática ações pontuais de ensinoaprendizagem com foco em instrumentos de educação à distância.

Questão 679532

Ministério Público da União (MPU) 2013 (2ª edição)

Cargo: Analista do MPU - Área de Apoio: Técnico - Especializado / Questão 73

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere a educação e treinamento, julgue os itens que se seguem.

O sucesso da implementação de uma universidade corporativa em uma organização pública depende do envolvimento de líderes que atuarão tanto como professores tanto como alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 680844

Banco Central do Brasil (BACEN) 2013 (2ª edição)

Cargo: Técnico - Área Suporte Administrativo / Questão 93

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com base no fato de que um dos subsistemas mais importantes da administração de recursos humanos é a área de treinamento, desenvolvimento e educação (TDE), julgue os próximos itens.

A educação corporativa é uma prática coordenada de gestão de pessoas, orientada para o curto prazo, com o objetivo de articular as competências com uma cultura de aprendizagem, concorrendo com a educação oferecida pelo Estado, que tem demonstrado capacidade de fornecer mão de obra adequada ao mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 698430

Supremo Tribunal Federal (STF) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Àrea Administrativo / Questão 108

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Julgue os itens seguintes, acerca de qualidade de vida no trabalho, critérios de departamentalização, análise e descrição de cargos, educação a distância e indicador de desempenho. Uma organização que pretende ter sucesso na implantação de um modelo de educação a distância para seus colaboradores deve centrar o processo educacional nos professores e considerar o uso de novas tecnologias como geradoras de novos conhecimentos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 711555

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 2012

Cargo: Analista de Gestão Corporativa - Área Recursos Humanos / Questão 48

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma empresa pretende promover processos de conversão de conhecimento que envolvam o “aprender fazendo”, ou seja, a incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito, por meio da aplicação do conhecimento formal nas atividades de trabalho.

Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), esse processo de conversão do conhecimento é denominado

  • A. combinação
  • B. externalização
  • C. integração
  • D. internalização
  • E. socialização

Questão 581469

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Planejamento - Área Gestão de Pessoas / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.

O planejamento dos conteúdos de aprendizagem é o elemento mais importante para o educador corporativo.

  • C. Certo
  • E. Errado