Questões de Concurso de Educação Corporativa - Administração

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Questão 424021

Ministério do Meio Ambiente (MMA) 2011

Cargo: Analista Ambiental - Especialidade: Meio Ambiente / Questão 7

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

A educação corporativa, um processo de ensino e aprendizagem que se molda às necessidades organizacionais, centra-se, fundamentalmente, no condutor da ação educacional e objetiva o alcance de resultados operacionais e financeiros da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 401779

Ministério Público da União (MPU) 2010

Cargo: Analista Administrativo / Questão 133

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a importância da educação a distância (EAD) e da educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A educação corporativa pode ser entendida como uma entidade educacional que funciona como ferramenta estratégica para ajudar a organização a cumprir sua missão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 879710

Conselho Federal de Odontologia - DF (CFO/DF) 2017

Cargo: Analista de Recursos Humanos / Questão 64

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

O mercado de trabalho é dinâmico e sofre contínuas mudanças. As características estruturais e conjunturais que acompanham essas mudanças influenciam as práticas de recursos humanos das organizações. A esse respeito e considerando as mudanças que vêm ocorrendo, julgue os itens a seguir. A educação corporativa evoluiu de um modelo que desenvolvia qualificações isoladas para a criação de uma cultura de aprendizagem contínua.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 779015

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 40

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

As organizações que possuem a Educação Corporativa apresentam características de:

I. Agir em consonância com uma cultura de aprendizagem entre consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse.

II. Assumir que a aprendizagem organizacional implica na manutenção dos mapas cognitivos dos indivíduos.

III. Defender a transformação e a mudança como processos contínuos.

IV. Admitir as cinco disciplinas básicas do aprendizado: domínio pessoal, visão compartilhada, modelos mentais, estrutura e pensamento sistêmico.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I e III.
  • D. III e IV.
  • E. II e III.

Questão 874516

Tribunal de Justiça - RO (TJ/RO) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Pedagogo / Questão 26

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Na educação corporativa é importante considerar as especificidades do aprendiz adulto, a partir de um sistema andragógico. Os pedagogos que trabalham na área organizacional devem levar em conta que a aprendizagem do adulto acontece em condições específicas. Nesse sentido, o foco do pedagogo empresarial deve estar voltado para:
  • A. ajudar o adulto a aprender;
  • B. ensinar conteúdos considerados relevantes;
  • C. desenvolver ambientes formais de aprendizagem;
  • D. adotar um modelo pedagógico funcional e matricial;
  • E. priorizar a escolha de bons instrutores.

Questão 874534

Tribunal de Justiça - RO (TJ/RO) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Pedagogo / Questão 44

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

O trabalho está ganhando dimensões novas, tornando-se mais complexo e ocupando papel de destaque na vida das pessoas. Como decorrência desse processo, os investimentos em desenvolvimento profissional têm sido crescentes. Alguns dos princípios adotados para aumentar as chances de sucesso da educação corporativa são:
  • A. competitividade e volatilidade;
  • B. sustentabilidade e rigidez;
  • C. conectividade e sincronicidade;
  • D. disponibilidade e parceria;
  • E. cidadania e delimitação.

Questão 874541

Tribunal de Justiça - RO (TJ/RO) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Pedagogo / Questão 51

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Paula, funcionária de uma importante organização do setor judiciário, recebeu a incumbência de rever o planejamento de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento de sua instituição. Como pedagoga, Paula sabia que os objetivos educacionais representam uma parte essencial de tais programas e atividades e decidiu organizar os cursos a partir da conhecida taxonomia de Bloom. Ela optou por começar com a taxonomia do domínio cognitivo, que tem como princípio organizador a complexidade dos processos intelectuais, e compõe-se de seis categorias ordenadas da menos para a mais complexa, da seguinte forma:
  • A. compreensão, aplicação, conhecimento, análise, avaliação e síntese;
  • B. compreensão, avaliação, aplicação, análise, conhecimento e síntese;
  • C. conhecimento, compreensão, avaliação, aplicação, síntese e análise;
  • D. avaliação, conhecimento, análise, compreensão, síntese e aplicação;
  • E. conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Questão 711018

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 26

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Duas características básicas encontram-se presentes na educação à distância: a separação física entre o professor e o aluno e a utilização de meios técnicos para a comunicação. Considere as seguintes características adicionais:

I. Interatividade: qualquer processo que permite a participação do usuário.

II. Disponibilidade: os conteúdos disponíveis onde e quando solicitados.

III. Individualização do estudo: respeito ao ritmo do aluno, com possibilidade de interromper a atividade ou repeti-la.

Aplicam-se à educação à distância:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. III, apenas.

Questão 621297

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Psicólogo / Questão 45

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Os membros da diretoria da empresa X estão discutindo no momento se devem implementar um programa de educação corporativa na modalidade virtual. A discussão aponta inúmeras questões a serem analisadas, como as dificuldades de adoção, vantagens e desvantagens da educação corporativa.

Nesse caso, uma das dificuldades encontradas pela diretoria da empresa em adotar a educação corporativa é:

  • A.

    as metas da empresa X apostam no retorno financeiro de longo prazo.

  • B.

    a resistência na adoção de um programa e-learning baseado no modelo tradicional de treinamento.

  • C.

    a definição de que o trabalho deve ser inovador e criativo.

  • D.

    a resistência à mudança da educação presencial para a virtual.

  • E.

    a redução, sentida pela diretoria, da validação do conhecimento técnico.

Questão 712903

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 47

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A universidade corporativa pode ser definida como um sistema de formação de pessoas que visa
  • A. dar vazão às demandas de treinamento feitas pelo mercado de trabalho, considerando a diferença entre as habilidades do funcionário e aquelas exigidas para o cargo.
  • B. desenvolver competências críticas para a realização das estratégias de uma organização, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e permanente.
  • C. possibilitar espaço educacional fora da sala de aula para que os funcionários possam adquirir experiência para se candidatarem a novas funções em novos negócios da empresa.
  • D. desenvolver novos hábitos de influência tanto na vida pessoal como profissional, treinando todos os funcionários para ocuparem cargos de liderança na empresa.
  • E. colocar em prática ações pontuais de ensinoaprendizagem com foco em instrumentos de educação à distância.