Questões de Concurso de Eficiência X Eficácia - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 596484

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Administrativo / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O COSO classifica os objetivos da organização, em relação ao controle interno, em diferentes categorias. A respeito dessas categorias, julgue os itens que se seguem.

A categoria eficácia e eficiência das operações objetiva organizar os processos internos para a obtenção do menor custo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 843074

Universidade Federal do Sul da Bahia - BA (UFSB/BA) 2017

Cargo: Administrador / Questão 73

Banca:

Nível: Superior

Acerca dos três fatores de influência da administração nas organizações, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 3, 1, 2
  • B. 2, 3, 1
  • C. 1, 2, 3
  • D. 2, 1, 3

Questão 812766

Companhia Pernambucana de Gás - PE (Copergás/PE) 2016

Cargo: Analista - Área Administrador / Questão 44

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Suponha que determinada empresa, integrante da Administração pública, tenha sido instada por órgão de orientação governamental para adotar medidas de corte de custos, incluindo despesas com pessoal e custeio em geral. Como alternativa à redução do seu quadro funcional, referida empresa propôs ações concretas para aumento de eficiência no desempenho de suas atividades. A solução apresentada pela empresa, do ponto de vista conceitual, é
  • A. aceitável, dado que o conceito de eficiência preconiza o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços, o que, potencialmente, pode ensejar redução de custos.
  • B. descabida, eis que eficiência é uma medida de alcance de metas, que nada tem a ver com a relação entre o produto e os custos incorridos.
  • C. inadequada, tendo em vista que o conceito de eficiência diz respeito, exclusivamente, à satisfação das expectativas da sociedade pelos serviços prestados pela instituição.
  • D. pertinente, porém deve-se ter em mente que a redução de custos somente será alcançada com a correspondente redução da qualidade dos serviços prestados.
  • E. incoerente, dado que uma das premissas para o aumento da eficiência é a redução dos recursos humanos alocados na instituição.

Questão 875367

CELG - GO 2017

Cargo: Analista de Gestão - Área Administrador / Questão 56

Banca: Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Nível: Superior

Uma organização eficiente é aquela que:
  • A. utiliza produtivamente seus recursos.
  • B. alcança seus objetivos.
  • C. planeja com competência.
  • D. organiza e realiza suas metas.

Questão 817958

Cargo: / Questão 96

Banca:

Nível:

No que se refere a gestão de processos, julgue os itens subsequentes, relativos a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. A medição, o monitoramento, o controle, a garantia da eficiência e a eficácia da organização são características dos processos de apoio.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 853279

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH - PB (HUJB-UFCG/PB) 2017

Cargo: Assistente Administrativo / Questão 41

Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

Nível: Médio

O maior grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos indica que a organização é mais
  • A. eficiente.
  • B. funcional.
  • C. globalizada.
  • D. hierarquizada.
  • E. industrializada.

Questão 816590

Tribunal Regional do Trabalho / 9ª Região (TRT 9ª) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 58

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A avaliação de resultados com ênfase na eficácia e não na eficiência é uma característica do orçamento
  • A. clássico.
  • B. base zero.
  • C. funcional.
  • D. programa.
  • E. incremental.

Questão 849954

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro - RJ (ALERJ/RJ) 2017

Cargo: Especialista Legislativo - Área Qualquer Nível Superior / Questão 66

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Em relação às distinções entre eficiência e eficácia, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s):

( ) Ser eficiente é cuidar para que os insumos sejam aplicados da melhor maneira possível.

( ) Ser eficaz é entregar o que é pedido dentro do prazo solicitado.

( ) Ser eficiente significa focar nos fins e não nos meios.

A sequência correta é:

  • A. V – V – F;
  • B. V – F – F;
  • C. F – V – V;
  • D. F – F – V;
  • E. F – V – F.

Questão 712453

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Arquivologia / Questão 19

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao
  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resultados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados estabelecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

Questão 712604

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Contabilidade / Questão 19

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao
  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resul tados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados esta belecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.