Questões de Concurso de Eficiência X Eficácia - Administração

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Questão 596484

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Administrativo / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O COSO classifica os objetivos da organização, em relação ao controle interno, em diferentes categorias. A respeito dessas categorias, julgue os itens que se seguem.

A categoria eficácia e eficiência das operações objetiva organizar os processos internos para a obtenção do menor custo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 712453

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Arquivologia / Questão 19

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao
  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resultados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados estabelecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

Questão 712604

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Contabilidade / Questão 19

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao
  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resul tados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados esta belecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

Questão 628734

Universidade Federal do Pampa - RS (UNIPAMPA/RS) 2013

Cargo: Assistente em Administração / Questão 51

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Considerando as abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue os itens a seguir.

No contexto organizacional, eficácia é a razão dos resultados obtidos pela transformação dos insumos e eficiência é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 596584

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Auditoria / Questão 91

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da relação entre os objetivos da organização e as categorias de controle, de acordo com a estrutura integrada do controle interno do COSO, julgue os itens subsequentes.

A efetividade e a eficiência operacional relacionam-se com os objetivos de desempenho da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 477165

Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Área Biblioteconomia / Questão 32

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em administração, efetividade é fazer

  • A.

    bem aquilo que deve ser feito.

  • B.

    bem alguma coisa.

  • C.

    o que é viável.

  • D.

    bem as atividades que geram lucro.

  • E.

    apenas o essencial.

Questão 666121

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) 2012

Cargo: Administrador / Questão 35

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica preocupação tanto com a eficiência quanto com a eficácia organizacional.

 Nesse sentido, a eficácia organizacional

  • A.

    é a proporção entre o resultado efetivo alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo.

  • B.

    é alcançada por meio da racionalização do trabalho do funcionário e pelo somatório da eficiência individual.

  • C.

    é obtida, segundo a visão Taylorista, quando uma organização domina as técnicas da Administração Científica.

  • D.

    depende da análise que o gerente faz de cada situação específica, com base na análise das contingências, para que possa tomar decisões que justifiquem os seus resultados.

  • E.

    visa ao bom aproveitamento de recursos e a uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, a obter os resultados esperados com os menores custos e com perdas reduzidas.

Questão 578263

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2012

Cargo: Assistente em Ciência / Questão 98

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A sociedade humana é composta por organizações que fornecem meios para o atendimento de necessidades das pessoas: serviços de saúde, água, energia, segurança, alimentação, educação e diversão etc. Praticamente tudo depende das organizações. Acerca do funcionamento das organizações, julgue os itens que se seguem.

O equilíbrio entre eficiência — aspecto relacionado à capacidade de alcançar objetivos e obter resultados — e eficácia — aspecto ligado ao melhor emprego dos recursos — no desempenho de funções é determinante para o equilíbrio organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 604574

Defensoria Pública da União (DPU) 2010 (2ª edição)

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 33

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Nas organizações, a otimização do uso de seus recursos na produção de resultados refere-se a

  • A.

    eficiência.

  • B.

    efetividade.

  • C.

    qualidade total.

  • D.

    eficácia.

  • E.

    excelência

Questão 401200

Ministério Público Estadual - SE (MPE/SE) 2010

Cargo: Analista do Ministério Público - Área Biblioteconomia / Questão 65

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Fazer bem coisas que não precisariam ser feitas, significa que o profissional

  • A.

    foi tanto eficiente como eficaz.

  • B.

    foi eficaz, mas não eficiente.

  • C.

    foi eficiente, mas não eficaz.

  • D.

    não foi eficiente e nem eficaz.

  • E.

    foi apenas parcialmente eficiente, mas totalmente ineficaz.