Questões de Concurso de Eficiência X Eficácia - Administração

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Questão 596484

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Administrativo / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O COSO classifica os objetivos da organização, em relação ao controle interno, em diferentes categorias. A respeito dessas categorias, julgue os itens que se seguem.

A categoria eficácia e eficiência das operações objetiva organizar os processos internos para a obtenção do menor custo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 812766

Companhia Pernambucana de Gás - PE (Copergás/PE) 2016

Cargo: Analista - Área Administrador / Questão 44

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Suponha que determinada empresa, integrante da Administração pública, tenha sido instada por órgão de orientação governamental para adotar medidas de corte de custos, incluindo despesas com pessoal e custeio em geral. Como alternativa à redução do seu quadro funcional, referida empresa propôs ações concretas para aumento de eficiência no desempenho de suas atividades. A solução apresentada pela empresa, do ponto de vista conceitual, é
  • A. aceitável, dado que o conceito de eficiência preconiza o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços, o que, potencialmente, pode ensejar redução de custos.
  • B. descabida, eis que eficiência é uma medida de alcance de metas, que nada tem a ver com a relação entre o produto e os custos incorridos.
  • C. inadequada, tendo em vista que o conceito de eficiência diz respeito, exclusivamente, à satisfação das expectativas da sociedade pelos serviços prestados pela instituição.
  • D. pertinente, porém deve-se ter em mente que a redução de custos somente será alcançada com a correspondente redução da qualidade dos serviços prestados.
  • E. incoerente, dado que uma das premissas para o aumento da eficiência é a redução dos recursos humanos alocados na instituição.

Questão 926868

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 6ª Região - RS (CRTR/RS) 2017

Cargo: Recepcionista / Questão 47

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Médio

A eficácia no comportamento interpessoal está ligada diretamente ao princípio de mesmo nome, que norteia o serviço público, a administração pública e demais atividades em que o interesse público é alvo ou cliente. Sobre o tema, analise as afirmativas seguintes.

I. O servidor não pode se interpor, em atitude de cunho pessoal, ante os interesses coletivos, sem risco de comprometer a eficácia, a segurança da realização do serviço do atendimento, da prestação pública.

II. Os funcionários públicos são treinados para atuarem segundo o que hoje se chama etiqueta profissional, uma espécie de código de conduta convencional, nascido no próprio mercado, das relações modernas do mundo dos negócios e que permeou para a qualidade de atendimento e inter-relacionamentos no setor público.

III. O saber se comportar e a aparência são questões cada vez mais exigidas para o funcionário público. Muitas administrações passaram a desenvolver cursos para prepararem seus funcionários a criticar para obter resultados positivos e a ouvir reclamações para promover ações de melhoria.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. duas das afirmativas, somente.
  • E. nenhuma das afirmativas.

Questão 817958

Cargo: / Questão 96

Banca:

Nível:

No que se refere a gestão de processos, julgue os itens subsequentes, relativos a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. A medição, o monitoramento, o controle, a garantia da eficiência e a eficácia da organização são características dos processos de apoio.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 910846

Prefeitura de Salvador - BA 2017

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Suporte Administrativo Operacional / Questão 44

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Com relação aos resultados obtidos e a utilização dos recursos em uma organização, analise as afirmativas a seguir.

I. Eficácia é o resultado obtido pelo uso eficiente dos recursos de produção.

II. Eficiência e eficácia demandam integração para a atingir os resultados previstos.

III. Eficiência é obter o mesmo resultado utilizando menos recursos.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

Questão 816590

Tribunal Regional do Trabalho / 9ª Região (TRT 9ª) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 58

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A avaliação de resultados com ênfase na eficácia e não na eficiência é uma característica do orçamento
  • A. clássico.
  • B. base zero.
  • C. funcional.
  • D. programa.
  • E. incremental.

Questão 907989

Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região (TRT 12ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 75

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

As organizações podem ser consideradas grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançarem objetivos. Tais organizações podem variar de diversas maneiras, mas o importante é que procurem trabalhar de forma eficaz, eficiente e efetiva.

Em relação à eficácia, à eficiência e à efetividade nas organizações, é correto afirmar que:

  • A. a eficácia é fazer bem as coisas, utilizando o mínimo de recursos;
  • B. a eficiência tem ênfase nos processos e a eficácia nos resultados;
  • C. um empregado é considerado eficaz quando sua produtividade é alta;
  • D. a eficiência está mais relacionada com a escolha dos objetivos mais apropriados e ausência de desperdícios;
  • E. a efetividade está relacionada à minimização dos recursos utilizados, sejam eles recursos como tempo, pessoas, capital ou equipamento.

Questão 907471

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO) 2017

Cargo: Administrador / Questão 49

Banca:

Nível: Superior

Os sistemas de controle e avaliação são necessários às organizações que buscam eficiência, eficácia e efetividade. Identifique e assinale a alternativa que não representa um princípio do processo de controle e avaliação.

(Extraído de: Oliveira, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos - Uma Abordagem Gerencial, 2013).

  • A. O sistema de controle e avaliação deve ter objetividade, de forma que sempre desencadeie uma ação corretiva ou de reforço ao processo.
  • B. O sistema de controle e avaliação deve ser sempre rígido e preciso, tendo em vista que a organização está no ambiente que, normalmente, é contingente, dinâmico e versátil.
  • C. O sistema de controle e avaliação deve estar focalizado em pontos críticos, para evitar perda de tempo e aumento de custo.
  • D. O sistema de controle e avaliação deve apresentar um custo de realização menor do que o benefício que consegue proporcionar para a organização.
  • E. O sistema de controle e avaliação deve ser ágil e proporcionar medidas de correção de maneira rápida.

Questão 893403

Cargo: / Questão 19

Banca:

Nível:

Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.

Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:

  • A. menos eficiente;
  • B. mais eficiente;
  • C. menos eficaz;
  • D. mais eficaz;
  • E. mais produtiva.

Questão 712453

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Arquivologia / Questão 19

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao
  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resultados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados estabelecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.