Questões de Concurso de Eficiência X Eficácia - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 596484

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Administrativo / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O COSO classifica os objetivos da organização, em relação ao controle interno, em diferentes categorias. A respeito dessas categorias, julgue os itens que se seguem.

A categoria eficácia e eficiência das operações objetiva organizar os processos internos para a obtenção do menor custo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 907989

Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região (TRT 12ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 75

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

As organizações podem ser consideradas grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançarem objetivos. Tais organizações podem variar de diversas maneiras, mas o importante é que procurem trabalhar de forma eficaz, eficiente e efetiva.

Em relação à eficácia, à eficiência e à efetividade nas organizações, é correto afirmar que:

  • A. a eficácia é fazer bem as coisas, utilizando o mínimo de recursos;
  • B. a eficiência tem ênfase nos processos e a eficácia nos resultados;
  • C. um empregado é considerado eficaz quando sua produtividade é alta;
  • D. a eficiência está mais relacionada com a escolha dos objetivos mais apropriados e ausência de desperdícios;
  • E. a efetividade está relacionada à minimização dos recursos utilizados, sejam eles recursos como tempo, pessoas, capital ou equipamento.

Questão 812766

Companhia Pernambucana de Gás - PE (Copergás/PE) 2016

Cargo: Analista - Área Administrador / Questão 44

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Suponha que determinada empresa, integrante da Administração pública, tenha sido instada por órgão de orientação governamental para adotar medidas de corte de custos, incluindo despesas com pessoal e custeio em geral. Como alternativa à redução do seu quadro funcional, referida empresa propôs ações concretas para aumento de eficiência no desempenho de suas atividades. A solução apresentada pela empresa, do ponto de vista conceitual, é
  • A. aceitável, dado que o conceito de eficiência preconiza o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços, o que, potencialmente, pode ensejar redução de custos.
  • B. descabida, eis que eficiência é uma medida de alcance de metas, que nada tem a ver com a relação entre o produto e os custos incorridos.
  • C. inadequada, tendo em vista que o conceito de eficiência diz respeito, exclusivamente, à satisfação das expectativas da sociedade pelos serviços prestados pela instituição.
  • D. pertinente, porém deve-se ter em mente que a redução de custos somente será alcançada com a correspondente redução da qualidade dos serviços prestados.
  • E. incoerente, dado que uma das premissas para o aumento da eficiência é a redução dos recursos humanos alocados na instituição.

Questão 907471

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO) 2017

Cargo: Administrador / Questão 49

Banca:

Nível: Superior

Os sistemas de controle e avaliação são necessários às organizações que buscam eficiência, eficácia e efetividade. Identifique e assinale a alternativa que não representa um princípio do processo de controle e avaliação.

(Extraído de: Oliveira, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos - Uma Abordagem Gerencial, 2013).

  • A. O sistema de controle e avaliação deve ter objetividade, de forma que sempre desencadeie uma ação corretiva ou de reforço ao processo.
  • B. O sistema de controle e avaliação deve ser sempre rígido e preciso, tendo em vista que a organização está no ambiente que, normalmente, é contingente, dinâmico e versátil.
  • C. O sistema de controle e avaliação deve estar focalizado em pontos críticos, para evitar perda de tempo e aumento de custo.
  • D. O sistema de controle e avaliação deve apresentar um custo de realização menor do que o benefício que consegue proporcionar para a organização.
  • E. O sistema de controle e avaliação deve ser ágil e proporcionar medidas de correção de maneira rápida.

Questão 910846

Prefeitura de Salvador - BA 2017

Cargo: Técnico de Nível Superior I - Área Suporte Administrativo Operacional / Questão 44

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Com relação aos resultados obtidos e a utilização dos recursos em uma organização, analise as afirmativas a seguir.

I. Eficácia é o resultado obtido pelo uso eficiente dos recursos de produção.

II. Eficiência e eficácia demandam integração para a atingir os resultados previstos.

III. Eficiência é obter o mesmo resultado utilizando menos recursos.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

Questão 817958

Cargo: / Questão 96

Banca:

Nível:

No que se refere a gestão de processos, julgue os itens subsequentes, relativos a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. A medição, o monitoramento, o controle, a garantia da eficiência e a eficácia da organização são características dos processos de apoio.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 893403

Cargo: / Questão 19

Banca:

Nível:

Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.

Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:

  • A. menos eficiente;
  • B. mais eficiente;
  • C. menos eficaz;
  • D. mais eficaz;
  • E. mais produtiva.

Questão 893446

Cargo: / Questão 27

Banca:

Nível:

Um gerente de sessão de determinado órgão público declarou que sua principal preocupação é que “as atividades da nossa sessão sejam realizadas e que os nossos objetivos sejam atingidos – não importa quanto esforço a equipe tenha que fazer”.

A principal preocupação do gerente é com a:

  • A. produtividade;
  • B. eficácia;
  • C. eficiência;
  • D. estratégia;
  • E. missão organizacional.

Questão 894801

Cargo: / Questão 27

Banca:

Nível:

Um indicador de eficiência é aquele que:
  • A. Expressa a utilização dos limites da empresa.
  • B. Expressa o aumento da satisfação dos clientes (internos ou externos).
  • C. Expressa o aumento dos resultados em função da utilização dos recursos.
  • D. Expressa a melhor utilização de um recurso.

Questão 890407

Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié - BA (POLICLÍNICA/BA) 2017

Cargo: Assistente Administrativo / Questão 26

Banca: Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)

Nível: Médio

______________ é a capacidade de atingir os objetivos e alcançar os resultados e ______________é a capacidade de otimizar a utilização dos recursos objetivando uma melhor relação entre custos e benefícios. O trabalho produtivo requer que seja evitado o desperdício de tempo gerado pela ______________.

A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é

  • A. Eficiência / eficácia / ineficácia
  • B. Eficácia / eficiência / ineficiência
  • C. Eficiência / eficácia / ineficiência
  • D. Eficácia / produtividade / ineficácia
  • E. Produtividade / eficiência / ineficiência