Administração Eficiência X Eficácia

A Escola Behaviorista defendia algumas doutrinas centrais, dentre as quais a de que a eficácia, e não mais a economia e a eficiência, passa a ser o objetivo central da administração. A eficácia corresponde a uma eficiência humanizada, isto é, atingir os objetivos da forma mais racional possível, com um mínimo de perda dos valores humanos; a eficácia desloca a ênfase dos insumos para os produtos. Atualmente, esses termos têm um significado diferente com uma ideia mais completa, a saber:
  • A. eficácia é alcançada quando o executivo manipula de forma adequada os insumos de que necessita para tingir seus produtos, enquanto que a eficiência é atingida quando, sendo eficiente, o gerente atinge seus produtos de maneira apropriada, como programado.
  • B. eficiência é alcançada quando o executivo manipula de forma adequada os insumos de que necessita para tingir seus produtos, enquanto que a eficácia é atingida quando, sendo eficiente, o gerente atinge seus produtos de maneira apropriada, como programado.
  • C. eficiência é alcançada quando o executivo manipula de forma adequada os insumos de que necessita para tingir seus produtos, enquanto que a eficácia é o termo adotado para traduzir o comportamento gerencial quando, manipulando de forma adequada seus insumos, o executivo atinge seus produtos com valor social, tendo tais produtos ampla aceitação do mercado.
  • D. eficácia é alcançada quando o executivo manipula de forma adequada os insumos de que necessita para tingir seus produtos, enquanto que a eficiência é o termo adotado para traduzir o comportamento gerencial quando, manipulando de forma adequada seus insumos, o executivo atinge seus produtos com valor social, tendo tais produtos ampla aceitação do mercado.
  • E. eficácia é atingida quando, sendo eficiente, o gerente atinge seus produtos de maneira apropriada, como programado e eficiência é o termo adotado para traduzir o comportamento gerencial quando, manipulando de forma adequada seus insumos, o executivo atinge seus produtos com valor social, tendo tais produtos ampla aceitação do mercado.