Questões de Concurso de Empowerment - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 723385

Superintendência da Zona Franca de Manaus - AM (Suframa/AM) 2014

Cargo: Engenheiro de Operações / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os itens subsequentes. A adoção do empowerment pode ser uma forma de estimular o empreendedorismo em uma empresa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 621293

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Psicólogo / Questão 41

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O modelo de gestão do capital intelectual (CI) denominado navegador da Skandia sugere alguns indicadores de CI. Eles são delimitados por cinco categorias: foco financeiro, foco no cliente, foco no processo, foco em inovação e desenvolvimento e foco nas pessoas.

São indicadores de CI relacionados ao foco nas pessoas:

  • A.

    índice de empowerment e rotatividade dos funcionários

  • B.

    receita por funcionário e laptops por funcionários

  • C.

    porcentagem de horas/treinamento e equipamentos de informática adquiridos

  • D.

    valor de mercado e número de clientes

  • E.

    número de clientes perdidos e índice de ociosidade

Questão 665302

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP 2013

Cargo: Analista em C&T Júnior - Área Recursos Humanos / Questão 56

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

O conceito de delegação tem sofrido alterações ao longo dos últimos 20 anos, fazendo com que se adapte melhor aos requisitos de organizações mais enxutas, rápidas na tomada de decisão, bem como aos requisitos da força de trabalho que tem se configurado como “capital intelectual” em substituição ao de “mão de obra”, apenas. Nesse novo conceito, os funcionários não recebem apenas a tarefa, ou atividade, mas também a autoridade e a responsabilidade sobre as mesmas tarefas e atividades. Estamos falando de

  • A.

    Downsizing.

  • B.

    Advisory.

  • C.

    Empowerment.

  • D.

    Outsourcing.

  • E.

    Benchmarking.

Questão 611148

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Técnico - Área Suporte Administrativo / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que se refere a trabalho em equipe, motivação, liderança e relações indivíduo/organização, julgue os itens subsequentes.

Participação e empowerment são formas de promoção do envolvimento do empregado com sua organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 628759

Universidade Federal do Pampa - RS (UNIPAMPA/RS) 2013

Cargo: Assistente em Administração / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Julgue os itens seguintes, que versam sobre a gestão de processos.

O empowerment é uma abordagem que contribui para desenvolver e implantar melhorias nos processos organizacionais em todos os níveis da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 479167

Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Assistente Administrativo Júnior - Área Secretária / Questão 58

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

É a abordagem organizacional que objetiva a delegação ao funcionário do poder de decisão, autonomia e exige o comprometimento com as decisões estratégicas com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa:

  • A.

    Empowerment.

  • B.

    Job enlargement.

  • C.

    Job enrichment.

  • D.

    Organização celular.

  • E.

    Organização matricial.

Questão 523666

Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - SP (SABESP/SP) 2012

Cargo: Analista de Gestão / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A teoria que sustenta que a motivação individual aumenta e os resultados melhoram quando se proporciona às pessoas um ambiente com informações compartilhadas, autonomia para as pessoas executarem suas tarefas e equipes autogerenciadas, é a

  • A.

    da Ampliação Horizontal do Trabalho.

  • B.

    do Enriquecimento do Trabalho.

  • C.

    do Empowerment.

  • D.

    da Avaliação 360 Graus.

  • E.

    da Carreira em Y.

Questão 572437

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012

Cargo: Especialista em Regulação de Aviação Civil / Questão 65

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em relação a modelos para gerenciamento da qualidade, julgue os itens a seguir.

Para implantar a gestão participativa, considerada um dos princípios da qualidade, muitas organizações utilizam o empowerment, ação técnica de gestão que, por meio da delegação de poder, proporciona melhor aproveitamento do capital humano, o que, por sua vez, resulta em vantagens como motivação e satisfação dos colaboradores, flexibilidade, agilidade e competitividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 505954

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens a seguir, relativos a gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.

A gestão da qualidade total baseia-se no empoderamento (empowerment) das pessoas para que elas tenham autonomia para solucionar os problemas dos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 578267

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2012

Cargo: Assistente em Ciência / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Uma estrutura organizacional, adequadamente elaborada e implementada, proporciona importantes contribuições para o desenvolvimento das empresas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Uma das principais características das estruturas verticalizadas é o denominado empowerment, que pode ser definido como ato de delegar responsabilidades e poderes ao empregado.

  • C. Certo
  • E. Errado