Questões de Concurso de Empresa X Globalização - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 616221

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 38

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O processo de globalização, hoje em curso na sociedade, demanda da administração das organizações ações cada vez mais plurais e interdependentes, que garantam melhores desempenhos organizacionais e que promovam maior qualidade de vida para as pessoas.

Dessa forma, o processo de governança corporativa consiste em um conjunto de

  • A.

    ações de planejamento, organização, liderança, execução e controle dos processos administrativos que possibilitam maior produtividade organizacional.

  • B.

    variáveis, tais como tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente que, por funcionarem de maneira interdependente, permitem maior competitividade organizacional.

  • C.

    estratégias financeiras, logísticas, de marketing e de recursos humanos que, por integrarem sistemicamente a administração, possibilitam maior produtividade organizacional e competitividade de mercado.

  • D.

    mecanismos com a finalidade de monitorar a gestão e o desempenho das organizações, de forma que os interesses dos administradores estejam de acordo com os interesses dos proprietários, dos acionistas, do conselho de administração e da diretoria.

  • E.

    regulamentações e dispositivos legais do governo com a finalidade de estabelecer as políticas tributárias relacionadas à gestão corporativa.

Questão 457264

Petrobras 2011

Cargo: Comunicação Social Júnior - Área Jornalismo / Questão 65

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Ao tratarem da relação entre o espaço, as organizações e a gestão empresarial, muitos autores reconhecem que, na última década, novas formas organizacionais foram popularizadas, tais como: sistemas de rede e organização virtual. Ao mesmo tempo, ocorreram alterações no local de trabalho. O desenvolvimento de escritórios virtuais e de ferramentas nômades (telefone celular, computador pessoal, Palm, Blackberry, iPhone) permitiu uma fragmentação do espaço organizacional e uma flexibilização das estruturas. O impacto dessas alterações, especialmente quanto ao local de realização das tarefas, tem como consequência explícita a expansão do(a)

  • A.

    benchmarking.

  • B.

    trabalho informal.

  • C.

    teletrabalho.

  • D.

    cogestão.

  • E.

    autogestão.

Questão 457267

Petrobras 2011

Cargo: Comunicação Social Júnior - Área Jornalismo / Questão 68

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O desenvolvimento sustentável consiste numa proposta de múltiplas dimensões. Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo.

I - A sustentabilidade ecológica do desenvolvimento refere-se à base física do processo de crescimento, objetivando a conservação e o uso racional do estoque de recursos naturais incorporados às atividades produtivas.

II - A sustentabilidade ambiental está intimamente relacionada à manutenção da capacidade de carga dos ecossistemas, ou seja, à capacidade da natureza para absorver e recuperar-se das intervenções antrópicas.

III - A sustentabilidade demográfica do desenvolvimento revela o aspecto particular das sustentabilidades ecológica e ambiental, relacionado com a capacidade de suporte da natureza à dinâmica da demografia.

Sobre as dimensões do desenvolvimento sustentável, está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Questão 524647

Instituto Nacional de Câncer (INCA) 2010

Cargo: Analista em Ciência Júnior - Área Gestão de Recursos Humanos / Questão 94

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação às atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Antes da globalização, os empregados tinham posturas proativas e investiam no seu próprio desenvolvimento; hoje, diante das novas exigências do mercado e dos cenários trabalhistas criados por esse fenômeno, os empregados têm assumido uma posição de espera, aguardando que a empresa invista no seu desenvolvimento para enfrentar a concorrência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 761478

Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) 2014

Cargo: Auditor de Garantia de Qualidade / Questão 44

Banca: Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

Nível: Superior

Com o crescimento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fundamental para a liderança e para o aperfeiçoamento contínuo de todas as organizações. Com a aplicação de princípios de gestão da qualidade, as organizações produzirão benefícios para clientes, acionistas, fornecedores, comunidades locais, ou seja, para a sociedade em geral. Podemos citar como princípios da gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisão, e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. O princípio “liderança” tem como uma de suas aplicações:
  • A. compartilhar o conhecimento e a experiência em equipes e grupos.
  • B. melhorar continuamente o sistema por meio da mensuração e avaliação.
  • C. prover liberdade e os recursos exigidos para as pessoas atuarem com responsabilidade.
  • D. identificar os clientes internos e externos, fornecedores e outras partes interessadas do processo.
  • E. entender todas as necessidades e expectativas do cliente relativas aos produtos, prazo de entrega, preço e confiabilidade.

Questão 292016

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE BA ) 2008

Cargo: Analista Técnico - Área Atendimento Empresarial / Questão 51

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A análise econômica constitui um instrumento importante para a tomada de decisões nas economias de mercado. Utilizando os conceitos básicos dessa análise, julgue os itens subseqüentes.

O aumento do índice de desemprego decorrente da grave crise que assola, atualmente, o mundo desloca para a esquerda a curva de possibilidades de produção da economia mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 279431

Ministério das Comunicações (MC) 2008

Cargo: Ciências Humanas / Questão 99

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens abaixo, a respeito da relação entre Internet e economia.

O encerramento do sítio www.comprasnet.gov.br é a prova de que, para o governo, compras pela Internet se mostram apenas como atividades que encarem custos, diminuem a qualidade dos produtos adquiridos e são inviáveis para agilizar compras realizadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 501439

Ministério Público Estadual - RO (MPE/RO) 2012

Cargo: Analista - Área Administração / Questão 44

Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível: Superior

Considerando o cenário da abertura da economia e a inserção do Brasil, bem como de outros países em desenvolvimento, na economia globalizada, assinale a opção correta.

  • A.

    Embora o desenvolvimento econômico dependa somente de fatores do lado da demanda (educação, progresso técnico e científico, investimentos na infraestrutura, boas instituições), seu ponto de estrangulamento está na oferta.

  • B.

    O crescimento acelerado depende de uma taxa de investimento elevada, que depende da existência de oportunidade de investimento lucrativo para as empresas, que, por sua vez, dependem da existência somente das demandas externas.

  • C.

    As demandas tendem a ser insuficientes em países em desenvolvimento devido a duas tendências estruturais: a tendência dos salários crescerem mais que a produtividade e à tendência de sobrevalorização cíclica das taxas de câmbio.

  • D.

    O crescimento dos salários em taxa menor que a produtividade e a sobrevalorização cíclica das taxas de câmbio, que coloca toda a demanda externa fora do alcance das empresas nacionais, dificultam o crescimento dos países em desenvolvimento.

  • E.

    O crescimento é inversamente proporcional à taxa de investimento, que depende da existência de oportunidade de investimento lucrativo para as empresas, que, por sua vez, dependem da existência somente das demandas internas.

Questão 464183

Câmara dos Deputados (CD) 2007 (2ª edição)

Cargo: Analista Legislativo - Área Recursos Humanos / Questão 57

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A partir dos anos 80 as empresas brasileiras, privadas e públicas, começaram a sofrer pressões competitivas tanto por parte do mercado internacional globalizado como pela insatisfação dos consumidores e cidadãos com o padrão de qualidade de produtos e serviços oferecidos por essas organizações. Assinale a alternativa abaixo que indica corretamente as características do modelo tradicional e as correspondentes mudanças no sentido da flexibilização organizacional das empresas.

  • A.

    Da qualificação multifuncional do trabalhador à especialização funcional.

  • B.

    Da automação flexível à automação rígida.

  • C.

    Da baixa hierarquização e complexidade à elevação dos níveis hierárquicos e de complexidade organizacional.

  • D.

    Da produção segmentada e diversificada à produção em massa para o mercado globalizado.

  • E.

    Da gestão burocrática à gestão mais participativa.

Questão 594583

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) 2007

Cargo: Pesquisador em Metrologia - Área Tecnologia / Questão 82

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando arranjos e cadeias produtivas, redes de especialistas, bem como liderança e gestão de projetos tecnológicos, julgue os próximos itens.

O processo de globalização, que possibilitou maior rapidez de transporte e comunicação, excluiu a proximidade geográfica das preocupações de qualquer empresa para a obtenção de ganhos de escala, a formação de cultura tecnológica, o fluxo de conhecimentos e a produção de inovações.

  • C. Certo
  • E. Errado