Administração Empresa X Globalização

Com o crescimento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fundamental para a liderança e para o aperfeiçoamento contínuo de todas as organizações. Com a aplicação de princípios de gestão da qualidade, as organizações produzirão benefícios para clientes, acionistas, fornecedores, comunidades locais, ou seja, para a sociedade em geral. Podemos citar como princípios da gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisão, e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. O princípio “liderança” tem como uma de suas aplicações:
  • A. compartilhar o conhecimento e a experiência em equipes e grupos.
  • B. melhorar continuamente o sistema por meio da mensuração e avaliação.
  • C. prover liberdade e os recursos exigidos para as pessoas atuarem com responsabilidade.
  • D. identificar os clientes internos e externos, fornecedores e outras partes interessadas do processo.
  • E. entender todas as necessidades e expectativas do cliente relativas aos produtos, prazo de entrega, preço e confiabilidade.