Administração Comportamento Organizacional Ética e responsabilidade Social

“Uma determinada indústria, produtora de máquinas agrícolas, instalada há 15 anos na cidade de Belo Horizonte (MG), visando o aumento de sua produtividade e a redução de custos, está em processo de transferência para a cidade de Belém (PA). Atualmente, a empresa possui, além de seus 500 funcionários, 115 prestadores de serviços que atuam de forma regular na companhia. Do total de funcionários, somente 15 que compõem as diretorias da empresa, irão ser deslocados para a nova unidade no estado do Pará. Em relação aos prestadores de serviços, sabe-se que nenhum continuará a exercer atividades junto à empresa.” Tendo em vista a responsabilidade social e o impacto causado pela transferência, é correto afirmar que a empresa deverá

  • A.

    auxiliar financeiramente, por tempo indeterminado, os funcionários demitidos, através do pagamento mensal dos seus salários, até que obtenham uma nova colocação no mercado de trabalho ou aposentadoria por invalidez.

  • B.

    buscar reduzir seu custo com o desligamento do pessoal efetivo e terceirizado, por meio de atividades que incentivem o desemprego, tais como análise dos benefícios previdenciários possíveis para os funcionários e prestadores de serviços.

  • C.

    contratar funcionários por salários 50% mais baixos na região onde irá instalar-se e iniciar o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários demitidos, de forma parcelada, após 12 meses de sua transferência.

  • D.

    executar ações necessárias ao cumprimento de sua responsabilidade social, tais como: programas de recolocação profissional dos funcionários, replanejamento de atividades e análise de mercados para os prestadores de serviços.

  • E.

    reduzir seus gastos por meio do incentivo à demissão voluntária dos funcionários, emissão de cartas de referências para os prestadores de serviços e acordos verbais de parcelamento das verbas rescisórias do pessoal efetivo e dos valores devidos aos terceirizados.