Administração Financeira e Orçamentária - AFO Orçamento Público

Os recursos materiais humanos e financeiros, são essenciais para o bom funcionamento de qualquer tipo de organização pública ou privada. Assinale a assertiva incorreta acerca de custos hospitalares.

  • A.

    Os recursos materiais representam cerca de 75% do capital das organizações e a forma de administrá- los reflete-se nos custos e na produtividade das empresas.

  • B.

    O balanço demonstrativo da posição econômica e financeira de um capital é apresentado de várias formas, quando classificado como patrimônio líquido corresponde às contas que não representam liquidez imediata, como coação e créditos devedores duvidosos.

  • C.

    O custo hospitalar total é composto pela soma dos materiais diretos, mão-de-obra direta, custos indiretos e despesas operacionais. Como exemplo de materiais diretos podemos citar os medicamentos.

  • D.

    Existe uma legislação específica sobre compra de material, onde a licitação pode ser dispensada nos casos de emergência quando caracterizada a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obra, serviços, bens ou equipamentos.

  • E.

    Como exemplo de custo hospitalar incorrido, podemos citar os serviços prestados a um paciente em seu primeiro dia de internação.