Administração Financeira e Orçamentária - AFO Orçamento Público

Orçar um serviço de engenharia é atividade em que o profissional frequentemente lida com considerável grau de incerteza, recomendando-se, portanto, para redução do risco de erros orçamentários, o desenvolvimento de estimativas de acordo com vários métodos. A respeito dos métodos utilizados para elaboração de orçamento preliminar, assinale a opção correta.

  • A.

    O método percentual sobre valor da obra aplica-se ao caso de empreendimentos físicos e consiste em estabelecer correlações entre os custos dos serviços de engenharia e os valores de mercado da obra.

  • B.

    O método contagem de documentos a serem produzidos baseia-se na estimativa da quantidade de documentos técnicos a serem produzidos e do preço unitário de cada tipo de documento.

  • C.

    O método importância do serviço no empreendimento aplica-se em situações rotineiras, em que os diversos serviços a serem executados apresentem roteiros aproximadamente padronizados de estimativa de custo.

  • D.

    O método preço de serviços semelhantes restringe-se a empreendimentos públicos e consiste em realizar a estimativa orçamentária com o preço de serviços de porte e natureza semelhantes, constantes nos arquivos da administração pública da União.