Questões de Concurso de Formulários - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 494118

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) 2012

Cargo: Assistente Administrativo / Questão 29

Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível: Médio

Os documentos de arquivo podem ser:

  • A.

    Registrados em qualquer suporte.

  • B.

    Registrados somente em suporte textual.

  • C.

    Registrados somente em suporte iconográfico.

  • D.

    Registrados somente em suporte audiovisual.

  • E.

    Não são registrados em suporte, pois o termo “suporte” é um acessório do arquivo.

Questão 725803

Tribunal de Contas do Distrito Federal - DF (TCDF/DF) 2014 (3ª edição)

Cargo: Analista de Administração Pública - Área Serviços Técnicos / Questão 90

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito da normalização e da manualização, julgue os itens subsequentes. Os instrumentos executivos normativos da empresa devem ser redigidos de maneira clara, concisa, precisa e objetiva, sem gerar dúvidas quanto a sua interpretação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 467746

Companhia Espírito Santense de Saneamento - ES (CESAN/ES) 2011

Cargo: Agente de Apoio Administrativo / Questão 33

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Médio

Sobre a redação de ofícios, analise:

I. A característica marcante é a formalidade, o que se expressa na adoção do padrão culto de linguagem.

II. A elegância, a polidez e o respeito pelo destinatário devem ser mantidos.

 III. O texto deve ser acessível, direto e preciso, evitando-se o uso de jargões e clichês.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, III

  • B.

    III

  • C.

    II, III

  • D.

    II

  • E.

    I, II, III

Questão 402331

Ministério Público da União (MPU) 2010

Cargo: Analista de Biblioteconomia / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a técnicas e instrumentos empregados na análise e alteração de estruturas e processos das organizações, julgue os itens que se seguem.

Os formulários, documentos cuja estrutura padrão é elaborada previamente com base no processo organizacional, constituem uma forma de transmissão, assimilação e armazenamento da informação, e facilitam, portanto, o fluxo de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 719100

Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL) 2014

Cargo: Profissional Nível Médio - Área Suporte I / Questão 28

Banca: Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

Nível: Médio

Uma sequência adequada para a elaboração de um formulário é:
  • A. definição das variáveis, planejamento da solução, impressão e distribuição.
  • B. definição das variáveis-chave, planejamento da solução estruturação do formulário, testes, impressão e distribuição.
  • C. levantamento das necessidades, crítica do levantamento, planejamento da solução, crítica do planejamento e implantação e controle dos resultados.
  • D. levantamento dos principais problemas organizacionais, análise do problemas identificados, planejamento da solução, implantação das soluções dos problemas, controle dos resultados atingidos, ajuste ou adaptação das soluções inicialmente planejadas.
  • E. levantamento de todos os problemas organizacionais, análise do inter-relacionamento desses problemas, planejamento da solução, impressão dos formulários, controle da aplicação dos formulários e dos resultados obtidos, ajustes ou adaptações em função dos resultados obtidos.

Questão 719101

Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL) 2014

Cargo: Profissional Nível Médio - Área Suporte I / Questão 29

Banca: Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

Nível: Médio

Uma importante etapa na elaboração de um formulário é o planejamento da solução, que consiste em:
  • A. aprovar o formulário visando sua entrada em vigor, devendo o analista desenvolvedor acompanhar o processo durante algum tempo, verificando se a solução pode ser melhorada ou melhor adaptada à empresa.
  • B. coletar dados permitindo o estudo da finalidade do formulário, do exame dos instrumentos normativos, objetivos que justificaram sua criação, identificando características, número de vias e outros dados significativos.
  • C. criticar a solução proposta, negociando-a com os usuários, cuja aceitação é fundamental para a implantação do formulário, sendo qualquer modificação por eles proposta deva ser vista com simpatia e rejeitada apenas no caso de inviabilidade.
  • D. descrever os passos desde a construção do formulário, sua emissão até seu arquivamento, verificando a racionalização do processo.
  • E. elaborar, se for o caso, o formulário ou racionalizar um existente, atendendo às reais necessidades da organização, convenientemente diagnosticadas e, além de se levar em conta os dados coletados, deve-se dar atenção especial ao layout, sendo imprescindível a elaboração dos instrumentos normativos.

Questão 719102

Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL) 2014

Cargo: Profissional Nível Médio - Área Suporte I / Questão 30

Banca: Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

Nível: Médio

A natureza básica dos formulários foi estudada por F. M. Knox que, dentre outros pontos, ressalta que:
  • A. os formulários mais importantes da empresa estão submetidos a controle em grau muito alto, especialistas que trabalham com máquinas cuidam com esmero dos layouts desses formulários, que geram elevados gastos administrativos.
  • B. boa parte do problema dos formulários concentra-se no fato de que muitos deles são utilizados em pequenas quantidades e um a um não parece que tenham a importância suficiente para atrair a atenção da direção da empresa.
  • C. os formulários de pouco uso surgem nos escritórios pela necessidade de prestar certo tipo de informação dentro de certa periodicidade ou averiguar a ocorrência de certos fenômenos, são impressos de elevado custo e especialmente controlados pela direção.
  • D. o pessoal de escritório trabalha com sua atenção voltada para os formulários de uso intenso produzidos em gráficas especializadas, que não são utilizados nos trabalhos principais da empresa e são produzidos por máquinas copiadoras internas e relativamente desconhecidos da direção.
  • E. os formulários importantes da empresa são ordens de pagamento ou recebimento, faturamento e ordens de compras, por exemplo, organizados em blocos com jogos definidos, são de larga aplicação na empresa, embora não sejam percebidos e não absorvam a devida atenção dedicada aos impressos.

Questão 719103

Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL) 2014

Cargo: Profissional Nível Médio - Área Suporte I / Questão 31

Banca: Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

Nível: Médio

Apesar de haver nas empresas uma ideia geral de que os formulários devem ser controlados, poucas organizações engajam-se num programa com esse objetivo. Dentre as possíveis razões, podemos citar:
  • A. a direção da empresa tem muitas outras coisas mais importantes em que pensar, não acredita que o controle de impressos seja suficientemente importante.
  • B. o setor de sistemas e métodos considera o controle de formulários como atribuição da direção, entendendo que essa atitude acarreta um controle de formulários mais rígido.
  • C. a maioria dos formulários é muito usada e muitos desses papelórios são impressos pelos próprios usuários, sempre sob controle da direção e do órgão de sistemas e métodos.
  • D. existe um conceito falso sobre o descontrole de formulários, pois a direção e a área de compras examinam os formulários produzidos localmente e em baixa tiragem pelos usuários.
  • E. a direção da empresa normalmente divide-se em duas áreas: a crítica, que cuida dos problemas imediatos que surgem nas operações, e a área institucional, que é responsável pela institucionalização de sistemas avançados de processamento de dados e, portanto, pelos formulários.

Questão 285460

Secretaria de Estado da Administração - SE (SEAD/SE) 2009

Cargo: Analista Administrativo - Área Gestão de Pessoal / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Este estudo descreve como se estruturam as redes informais dos empresários participantes das incubadoras de empresas de base tecnológica do Recife. Trata-se de um estudo de caso, com uma amostra que reúne mais de 60% dos empresários das sete incubadoras de base tecnológica do Recife. Fez-se um corte epistemológico ao limitar o estudo aos padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de amizade, de informação e de confiança. Para o mapeamento das redes, foi utilizado o software UCINET 6. Identificou-se que a rede de confiança é maior do que a rede de informação e que laços fortes de interação predominam no ambiente das incubadoras. Essas características não favorecem os processos de inovação, uma vez que as redes de laços fortes frequentemente se fecham à entrada de informações novas. Os achados também mostraram que a construção da rede dos empresários incubados é baseada na diversidade de papéis.

                               

Considerando a descrição acima, julgue os itens seguintes quanto a métodos e técnicas em pesquisa organizacional.

No resumo está claro que os dados foram coletados por meio de questionário estruturado com questões objetivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 285493

Secretaria de Estado da Administração - SE (SEAD/SE) 2009

Cargo: Analista Administrativo - Área Gestão de Pessoal / Questão 85

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca dos temas, competências, identificação, mapeamento, avaliação e remuneração, julgue os itens subsequentes.

Os questionários são os meios mais adequados, práticos e eficientes para realizar diagnósticos de competências individuais em amostras grandes de profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado