Questões de Concurso de Gerenciamento de Aquisições - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 734008

Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) 2014

Cargo: Técnico de Gestão - Área Administração / Questão 31

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Médio

A empresa Transportes Urbanos Ltda. precisa contratar profissionais da área de gestão para ocuparem vagas em vários departamentos, visando à melhoria dos serviços prestados pela empresa. O gestor de recursos humanos da empresa solicitou às escolas e às universidades da região onde a empresa atua um espaço para divulgação da existência das vagas. Levando em consideração os meios de recrutamento, que tipo de recrutamento o gestor de recursos humanos optou para divulgar a existência das vagas ao utilizar escolas e universidades?
  • A. Misto.
  • B. Interno.
  • C. Externo.
  • D. Organizacional.

Questão 640390

Ministério da Integração Nacional (MI) 2013

Cargo: Administrador / Questão 74

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo em vista que o gerenciamento de projetos deixou de ser diferencial competitivo e passou a ser considerado lugar-comum no universo administrativo, julgue os itens subsecutivos, acerca de elaboração, análise, avaliação e gestão de projetos.

Um programa é um grupo de projetos, não necessariamente relacionados, com gerenciamento único e coordenado a fim de reduzir riscos e gerar economia de escala.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 729136

Universidade Federal do Mato Grosso - MT (UFMT/MT) 2009

Cargo: Administrador / Questão 37

Banca: Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)

Nível: Superior

O processo de compras de materiais de uma organização obedece a determinadas etapas. NÃO é etapa desse processo:
  • A. Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.
  • B. Receber e analisar as requisições de Compras.
  • C. Encontrar fornecedores potenciais.
  • D. Emitir solicitações para cotações, receber e analisar cotações, selecionar o fornecedor certo.
  • E. Fazer acompanhamento para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos.

Questão 729137

Universidade Federal do Mato Grosso - MT (UFMT/MT) 2009

Cargo: Administrador / Questão 38

Banca: Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT)

Nível: Superior

A Universidade Federal de Mato Grosso, na compra de um item ou serviço de um fornecedor, deve observar vários fatores que se incluem no pacote comprado e que devem ser considerados quando as especificações estão sendo desenvolvidas. Essas especificações podem ser divididas em categorias relacionadas a
  • A. preço, quantidade, qualidade e entrega.
  • B. quantidade, preço, qualidade e fornecedores.
  • C. preço, cotações, entrega e quantidade.
  • D. quantidade, funcionalidade, fornecedores e preço.
  • E. quantidade, preço, funcionalidade e qualidade.

Questão 104

Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) 2005

Cargo: Analista de Planejamento e Orçamento APO - Área Tecnologia da Informação / Questão 15

Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível: Superior

No gerenciamento de projetos, a Gerência das Aquisições do Projeto inclui os processos necessários à obtenção de bens e serviços externos à organização executora. Com relação a esse processo, quando considerado o ponto de vista do comprador, na relação comprador-fornecedor, é correto afirmar que

  • a.

    o Planejamento das Aquisições é o processo de assegurar que o desempenho do fornecedor está adequado aos requerimentos contratuais. Em grandes projetos, com diversos fornecedores de produtos e serviços, um aspecto chave do Planejamento das Aquisições é o gerenciamento das interfaces entre os diversos fornecedores. A natureza da relação contratual obriga que a equipe do projeto, ao planejar o contrato, esteja perfeitamente ciente das implicações legais das ações tomadas.

  • b.

    a Administração dos Contratos é o processo de identificar que necessidades do projeto podem ser melhor atendidas por meio da contratação de produtos ou serviços fora da organização do projeto. Envolve considerações sobre quando, como, o que, quanto, e onde contratar.

  • c.

    o Planejamento das Aquisições é o processo que envolve a recepção de coletas de preços ou propostas e a aplicação dos critérios de avaliação para selecionar um fornecedor.

  • d.

    o Encerramento do Contrato é similar ao encerramento administrativo na medida em que ele envolve tanto a verificação do produto, observando se o trabalho foi todo completado correta e satisfatoriamente, quanto o fechamento administrativo, quando são atualizados os registros para refletir os resultados finais e arquivar as informações para futuro uso. Os termos e condições contratuais podem determinar procedimentos específicos para encerramento do contrato. O término precoce de um contrato é um caso especial de encerramento do contrato.

  • e.

    no Planejamento das Aquisições firma-se um compromisso mútuo que obriga o vendedor a fornecer o produto especificado e obriga o comprador a pagar por ele. Após sua aprovação, o Planejamento das Aquisições torna-se relacionamento legal sujeito a recurso no tribunal. O Planejamento das Aquisições pode ser simples ou complexo, usualmente refletindo a simplicidade ou a complexidade do produto. Ele pode ser chamado de declaração de entendimento mútuo.

Questão 132654

Tribunal de Contas da União (TCU) 2002

Cargo: Analista de Finanças e Controle Externo AFCE - Área Análise de Sistemas / Questão 45

Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível: Superior

A Gerência das Aquisições ou dos Suprimentos compreende:

  • A.

    planejamento do projeto, planejamento das solicitações, planejamento de competitividade, adequação de contratos, administração de contratos e auditoria de contratos.

  • B.

    planejamento dos suprimentos, solicitações, planejamento de fontes, planejamento de contratos e baixa nos suprimentos.

  • C.

    planejamento dos suprimentos, planejamento das solicitações, solicitações, seleção de fontes, administração de contratos e encerramento de contratos.

  • D.

    levantamento dos suprimentos, planejamento das fontes, solicitações de fontes, auditoria de contratos e cadastramento de contratos.

  • E.

    planejamento dos suprimentos, dimensionamento das solicitações, solicitações de fontes, seleção de contratos e encerramento de contratos.