Administração Administração de Projetos Gerenciamento de Aquisições

No gerenciamento de projetos, a Gerência das Aquisições do Projeto inclui os processos necessários à obtenção de bens e serviços externos à organização executora. Com relação a esse processo, quando considerado o ponto de vista do comprador, na relação comprador-fornecedor, é correto afirmar que

  • a.

    o Planejamento das Aquisições é o processo de assegurar que o desempenho do fornecedor está adequado aos requerimentos contratuais. Em grandes projetos, com diversos fornecedores de produtos e serviços, um aspecto chave do Planejamento das Aquisições é o gerenciamento das interfaces entre os diversos fornecedores. A natureza da relação contratual obriga que a equipe do projeto, ao planejar o contrato, esteja perfeitamente ciente das implicações legais das ações tomadas.

  • b.

    a Administração dos Contratos é o processo de identificar que necessidades do projeto podem ser melhor atendidas por meio da contratação de produtos ou serviços fora da organização do projeto. Envolve considerações sobre quando, como, o que, quanto, e onde contratar.

  • c.

    o Planejamento das Aquisições é o processo que envolve a recepção de coletas de preços ou propostas e a aplicação dos critérios de avaliação para selecionar um fornecedor.

  • d.

    o Encerramento do Contrato é similar ao encerramento administrativo na medida em que ele envolve tanto a verificação do produto, observando se o trabalho foi todo completado correta e satisfatoriamente, quanto o fechamento administrativo, quando são atualizados os registros para refletir os resultados finais e arquivar as informações para futuro uso. Os termos e condições contratuais podem determinar procedimentos específicos para encerramento do contrato. O término precoce de um contrato é um caso especial de encerramento do contrato.

  • e.

    no Planejamento das Aquisições firma-se um compromisso mútuo que obriga o vendedor a fornecer o produto especificado e obriga o comprador a pagar por ele. Após sua aprovação, o Planejamento das Aquisições torna-se relacionamento legal sujeito a recurso no tribunal. O Planejamento das Aquisições pode ser simples ou complexo, usualmente refletindo a simplicidade ou a complexidade do produto. Ele pode ser chamado de declaração de entendimento mútuo.