Questões de Concurso de Gerenciamento de Qualidade - Administração

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Questão 581615

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Planejamento - Área Suporte à Gestão / Questão 85

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que concerne à gestão de projetos e processos, julgue os próximos itens.

O controle estatístico de processos é muito utilizado em projetos de qualidade. A análise de correlação e regressão pode medir, em determinado processo produtivo, o grau de relacionamento entre as perdas e as horas trabalhadas, realizando análise amostral para determinar o comportamento das perdas na produção total.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 314779

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE DF) 2008

Cargo: Analista Técnico / Questão 10

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com respeito à gestão de projetos, julgue os itens subseqüentes.

Objetivos são resultados quantificáveis utilizados para medir o sucesso do projeto e devem incluir seus custos e critérios de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 674325

Ministério Público Estadual - GO (MPE/GO) 2013

Cargo: Secretário Assistente / Questão 35

Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível: Médio

A ISO é uma organização não governamental internacional que reúne uma centena de organismos nacionais de normalização. A normalização é uma atividade que estabelece prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

Os objetivos da normalização são

  • A.

    economia, comunicação, segurança, proteção do consumidor, eliminação de barreiras técnicas e comerciais.

  • B.

    economia, comunicação, segurança, ingerência no mercado financeiro, eliminação de barreiras técnicas e comerciais.

  • C.

    lucratividade, comunicação, segurança, proteção do consumidor, criação de barreiras técnicas e comerciais.

  • D.

    economia, auditorias, segurança, proteção aos consumidores, criação de barreiras técnicas e comerciais.

  • E.

    economia, comunicação, segurança, terceirização de mão de obra, eliminação de barreiras técnicas e comerciais.

Questão 303137

Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) 2008

Cargo: Analista de Gestão Corporativa - Área Analista de Tecnologia da Informação / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os seguintes itens, relativos a gerência de projetos.

O planejamento da qualidade, da garantia de qualidade e do controle de qualidade é um processo específico, adotado durante a entrega dos produtos finais do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 561537

Ministério da Saúde 2008

Cargo: Técnico de Nível Superior - Área Gestão Hospitalar / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A gestão pela qualidade e a gestão de riscos nos serviços de saúde caminham sempre juntas e, inclusive, adotam a mesma lógica donabediana para a estruturação de seu conhecimento. Em relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

A análise de causa raiz (RCA) e a análise do modo e efeito da falha (FMEA) são dois instrumentos utilizados comumente em programas de controle de qualidade para análise de risco. A principal diferença entre eles é que enquanto a primeira trata da identificação do(s) fator(es) causal(is) de eventos já ocorridos, a segunda promove um estudo proativo de riscos, problemas ou falhas potenciais antes da ocorrência dos erros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 340927

Tribunal de Contas da União (TCU) 2008

Cargo: Analista de Controle Externo - Área Apoio Técnico/Planejamento / Questão 190

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens de 176 a 190, relativos à gestão de projetos.

São exemplos de ferramentas e técnicas de controle de qualidade na gestão de projetos: inspeção, cartas de controle, diagramas de Pareto, amostragem estatística e análise de tendências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1639

Tribunal Regional do Trabalho / 3ª Região (TRT 3ª) 2005

Cargo: Analista Judiciário - Área Analista de Sistemas / Questão 36

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

No contexto da gerência de projetos, dentre as ferramentas e técnicas utilizadas para o controle da qualidade, existe um diagrama que é um histograma ordenado pela freqüência de ocorrência, que mostra quantos resultados foram gerados, por tipo ou categoria de causa identificada de problema ou defeito. Esse diagrama está conceitualmente relacionado à lei que afirma que um número consideravelmente pequeno de causas irá, tipicamente, produzir a grande maioria dos problemas ou defeitos. Essa definição se aplica ao diagrama de

  • A. Renam.
  • B. Parkinson.
  • C. Webster.
  • D. Miletto.
  • E. Pareto.

Questão 632071

Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) 2004

Cargo: Tecnologista Pleno 2 / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A gestão da qualidade exige o desenvolvimento e a qualificação de processos, materiais e fornecedores de modo a garantir a qualidade na fabricação e montagem de equipamentos, bem como na realização de medições, calibrações, testes e ensaios. No Brasil, os sistemas de qualidade de empresas que querem fornecer produtos e serviços com qualidade internacional são orientados pelas normas da série ISO 9000. Os laboratórios de calibração e ensaios brasileiros devem atender à norma ABNT ISO/IEC 17025 (2001) de modo a comprovarem qualidade e competência técnica na realização de seus trabalhos. Considerando as principais definições associadas à garantia da qualidade de projetos e serviços, julgue os itens seguintes.

A garantia da qualidade de projetos e serviços focaliza apenas as metodologias e os equipamentos, sem considerar a qualidade dos recursos humanos envolvidos, pois essa é uma responsabilidade do departamento de pessoal da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 38397

Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) 2006

Cargo: Analista - Área Organizacional Suporte Técnico-Administrativo / Questão 50

Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

Nível: Superior

Na análise dos processos administrativos e produtivos da Moveleira Silva & Silva, observou-se a necessidade de implementar um projeto de qualidade organizacional, como uma estratégia para melhorar a competitividade de seus produtos. Examine as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.

I. A gestão da qualidade não é vista como uma ferramenta gerencial.

II. A alta qualidade do produto pode resultar em custos reduzidos, mas não resulta em maior participação no mercado.

III. A eliminação do desperdício, a identificação e correção de defeitos contribuem para a fabricação com qualidade.

IV. A gestão da qualidade total (GQT) é um processo que deve ser implementado somente na gerência de produção da Silva & Silva.

V. Produtos de alta qualidade criam uma imagem positiva da empresa, o que ajuda a acelerar a venda de seus produtos, reduzindo os investimentos em campanhas publicitárias.

  • A.

    Nenhuma afirmativa está certa.

  • B.

    Há 1 afirmativa certa.

  • C.

    Há 2 afirmativas certas.

  • D.

    Há 3 afirmativas certas.

  • E.

    Há 4 afirmativas certas.

Questão 12331

Companhia de Gás da Bahia - BA (BAHIAGÁS/BA) 2006

Cargo: Analista / Questão 54

Banca: Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)

Nível: Superior

O tipo de satisfação, perseguida pelos consumidores na forma de status, prestígio, segurança ou qualquer outro benefício, que seja intangível e não mensurável por meio de um padrão, é denominado

  • A.

    de risco.

  • B.

    temporal.

  • C.

    funcional.

  • D.

    emocional.

  • E.

    de oportunidade.