Administração Administração de Projetos Gerenciamento de Recursos Humanos

O renomado especialista em estratégias corporativas C.K. Prahalad desenvolveu o conceito de habilidade cumulativa básica na organização, chamado de "competência essencial", que é obtido por meio de três fatores: treinamento constante de pessoas, realocação orientada mais pelo desempenho e pela criação de oportunidades e formação de grupos, rompendo não só as barreiras funcionais mas também aquelas entre os níveis organizacionais. O responsável pela função de RH da Empresa Alpha argumentou que o planejamento de carreira é um instrumento que pode ajudar a empresa a desenvolver essas competências essenciais porque o planejamento de carreira

  • A.

    atende às necessidades internas do preenchimento de vagas, por meio do recrutamento interno, e desenvolve a rotatividade de empregados, gerando maior lealdade à organização.

  • B.

    diminui as possibilidades de entesouramento de subordinados chaves, encorajando os empregados a explorarem suas capacidades potenciais e assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e ascensão profissional.

  • C.

    proporciona maior integração do colaborador na empresa, mediante a perspectiva do crescimento profissional, desmotivando os empregados ao crescimento e desenvolvimento, e satisfaz necessidades de estima, reconhecimento e realização.

  • D.

    ajuda a desenvolver as ofertas externas de talento e, por conseguinte, diminui a rotatividade de empregados, criando condições para que os colaboradores atinjam seus objetivos profissionais.

  • E.

    ajuda a antecipar aposentadorias, favorecendo os indivíduos que têm a expectativa de vida aumentada.