Administração Administração de Projetos Gerenciamento de Risco

A Gerência de Risco do Projeto inclui os processos envolvidos na identificação, análise e resposta aos riscos do projeto. Com relação à análise, controle e tratamento de riscos é correto afirmar que

  • a.

    a mitigação de um risco é um procedimento que deve ser aplicado após a ocorrência do risco, porém, antes de se aplicar a contingência.

  • b.

    a identificação dos riscos consiste em determinar quais os riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documentar as características de cada um. A identificação dos riscos não é um evento pontual; ela deve ser realizada de forma regular ao longo do projeto.

  • c.

    a identificação dos riscos deve ser focada apenas nos riscos internos que estão relacionados com eventos que a equipe do projeto pode controlar ou influenciar, tais como designação de pessoas e estimativas de custos. Os riscos externos, que são eventos além do controle ou influência da equipe, tais como mudanças no mercado ou ação governamental, não devem ser analisados nem tratados, pois podem comprometer os custos do projeto.

  • d.

    "Mudanças nos requerimentos" e "Pessoal designado com habilidades insuficientes" não podem ser classificados como riscos, já que são caracterizados pelo PMBOK, respectivamente, como erro de coleta de requisitos e falha na contratação de pessoal.

  • e.

    quando se aplica a mitigação em um risco ocorrido, o contingenciamento torna-se desnecessário.