Questões de Concurso de Gestão da Mudança - Administração

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Questão 725822

Tribunal de Contas do Distrito Federal - DF (TCDF/DF) 2014 (3ª edição)

Cargo: Analista de Administração Pública - Área Serviços Técnicos / Questão 109

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca das dimensões das mudanças, julgue os seguintes itens. Mudanças nas crenças ou nas atitudes de colaboradores podem produzir mudanças na cultura organizacional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 616246

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 63

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Para expandir seus negócios, a indústria metalúrgica Alpha adquiriu a indústria Zeta. Logo em seguida, adquiriu a indústria Ômega, passando à condição de empresa de grande porte - AZO S/A. De forma a garantir eficiência, eficácia e efetividade nesse processo de crescimento e expansão, a empresa AZO S/A adotou três práticas administrativas distintas, mas interdependentes. Primeiro, assumiu práticas gerenciais para adaptação à nova realidade do negócio, implementando procedimentos e técnicas para acompanhar o desenvolvimento da organização, minimizando os riscos e maximizando as oportunidades relacionadas ao processo de transformação do negócio. Em seguida, avaliou a percepção compartilhada dos membros da empresa em relação às experiências no trabalho, de forma a promover a adaptação dos comportamentos individuais às demandas organizacionais. E, por último, buscou promover a integração interna e a adaptação externa da nova empresa ao ambiente, desenvolvendo crenças, valores e hábitos comuns à organização.

Dessa forma, quais foram, respectivamente, as práticas administrativas adotadas pela empresa, descritas no texto?

  • A.

    Gestão da mudança, administração do clima organizacional e administração da cultura organizacional.

  • B.

    Gestão da mudança, administração do comportamento organizacional e administração da cultura organizacional.

  • C.

    Administração do comprometimento organizacional, administração do processo decisório e administração do clima organizacional.

  • D.

    Administração do clima organizacional, administração do comportamento organizacional e administração do processo decisório.

  • E.

    Administração do processo decisório, administração do comprometimento organizacional e administração da cultura organizacional.

Questão 915961

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 37

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A gestão do processo de mudança no âmbito das organizações comporta diferentes abordagens no bojo da aplicação de técnicas de intervenção de desenvolvimento organizacional. Segundo Kurt Lewin, o processo de mudança comporta determinadas etapas, sendo que a etapa final corresponde
  • A. ao nivelamento, a partir da qual é estabelecido um novo patamar para futuras práticas.
  • B. à desconstrução, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas.
  • C. à consolidação, quando as barreiras e resistências iniciais são superadas.
  • D. ao recongelamento, quando as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente.
  • E. ao reposicionamento, quando se identifica o alinhamento das práticas internas com referenciais externos de boas práticas.

Questão 915982

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 58

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O presidente de uma grande organização anunciou os resultados anuais e declarou prejuízos financeiros substanciais e uma possível intenção de venda da empresa, dado que os acionistas acenavam com um comprador interessado. Sua mensagem aos colaboradores inflamava por maior engajamento e dedicação ao atingimento de objetivos, pretendendo assim
  • A. causar um impacto e punir os improdutivos.
  • B. promover o descongelamento e mobilizar para a mudança.
  • C. causar um choque e dispensar funcionários.
  • D. promover a transição e criar um novo patamar.
  • E. promover o recongelamento e mobilizar para a mudança.

Questão 915983

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 59

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Processos de mudança organizacionais são geralmente motivados por uma reação ao campo de forças existente dentro da própria empresa, com o intuito de impedir que as forças
  • A. de destruição superem as forças de desenvolvimento.
  • B. econômicas externas ganhem espaço dentro da empresa.
  • C. de desenvolvimento se concentrem na base da organização.
  • D. de destruição se concentrem no topo da organização.
  • E. políticas sejam neutralizadas.

Questão 915984

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 60

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Ao assumir uma área que havia passado por dois processos de mudança mal sucedidos, o gestor identificou colaboradores tensos com as novas atribuições. Com medo de errar e mesmo sem conhecer as razões para a implantação do novo sistema de gestão de projetos, os colaboradores ainda tinham dúvidas sobre sua confiabilidade. Frente a essa situação, para consolidar a mudança, é papel do gestor
  • A. realizar ações de correção do sistema para torná-lo mais confiável.
  • B. demandar da área de TI explicações sobre a confiabilidade para dirimir dúvidas.
  • C. apoiar as pessoas na transição, gerando segurança na realização das novas atribuições.
  • D. buscar junto ao gestor anterior maiores subsídios para saber como agir.
  • E. políticas sejam neutralizadas.

Questão 915993

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 69

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Um hospital de renome, redefinindo sua forma de atuação, acrescentou entre seus objetivos estratégicos a produção de conhecimento e pesquisa em medicina (para além dos serviços médicos que já oferecia). Para viabilizar essa mudança de forma bem sucedida e sustentável, será necessário atentar ao tripé:
  • A. revisitar a estrutura organizacional e processos, ajustar a capacidade de entrega e competências organizacionais correspondentes.
  • B. planejar antecipadamente a mudança, divulgar sua estratégia e consolidar rapidamente o proposto em até trinta dias.
  • C. divulgar amplamente a mudança, de forma intensa e pelo tempo suficiente, contratar novos profissionais e rever a estrutura física.
  • D. rever a estratégia organizacional, dissemina-la durante três anos e adiar a expectativa de resultados.
  • E. rever os processos em até três anos, redefinir expectativas de resultado e ajustar a capacidade de entrega.

Questão 844526

Tribunal Regional do Trabalho / 11ª Região (TRT 11ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 61

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Quando os responsáveis pela mudança delineiam modelos do que a organização deveria ser em comparação com o que é, enquanto aqueles cujas ações serão afetadas estudam, avaliam e criticam o modelo de mudança para recomendar alterações baseadas em seu próprio discernimento e compreensão, a empresa está fazendo uso de uma estratégia de mudança, denominada
  • A. convencional.
  • B. evolucionária.
  • C. revolucionária.
  • D. humanista.
  • E. desenvolvimento sistemático.

Questão 859546

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016 (2ª edição)

Cargo: Supervisor de Pesquisas - Área Geral / Questão 24

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O chefe de um departamento reuniu o grupo de funcionários e, depois de uma breve introdução a respeito das mudanças na organização, definiu que cada grupo de atendimento deveria processar 10 pedidos por mês e reduzir o tempo de atendimento em 50%.

Esses são exemplos de metas

  • A. táticas
  • B. planificadas
  • C. estratégicas
  • D. operacionais
  • E. extraordinárias

Questão 923873

Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia (CONTER) 2017

Cargo: Tecnólogo em Recursos Humanos Júnior / Questão 47

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

70% das mudanças organizacionais falham em atingir seus objetivos por causa de algum problema na comunicação. É impressionante a energia perdida diariamente nas empresas por causa das falhas e barreiras da comunicação interna. Os efeitos desses problemas traduzem-se em conflitos pessoais e profissionais, processos trabalhistas, pouca eficiência corporativa, entre outros. Corresponde a exemplo de uma barreira para a comunicação eficaz o(a)
  • A. rede de rumores, ou seja, o sistema de comunicação informal dentro da organização.
  • B. percepção seletiva, em que o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta com base nas próprias necessidades, motivações, experiências, expectativas e nos próprios interesses.
  • C. falta de desenvolvimento de práticas de comunicação ascendente.
  • D. desenvolvimento incipiente dos canais informais.
  • E. comunicação descendente não desenvolvida.