Questões de Concurso de Gestão da Mudança - Administração

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Questão 725822

Tribunal de Contas do Distrito Federal - DF (TCDF/DF) 2014 (3ª edição)

Cargo: Analista de Administração Pública - Área Serviços Técnicos / Questão 109

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca das dimensões das mudanças, julgue os seguintes itens. Mudanças nas crenças ou nas atitudes de colaboradores podem produzir mudanças na cultura organizacional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 616246

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 63

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Para expandir seus negócios, a indústria metalúrgica Alpha adquiriu a indústria Zeta. Logo em seguida, adquiriu a indústria Ômega, passando à condição de empresa de grande porte - AZO S/A. De forma a garantir eficiência, eficácia e efetividade nesse processo de crescimento e expansão, a empresa AZO S/A adotou três práticas administrativas distintas, mas interdependentes. Primeiro, assumiu práticas gerenciais para adaptação à nova realidade do negócio, implementando procedimentos e técnicas para acompanhar o desenvolvimento da organização, minimizando os riscos e maximizando as oportunidades relacionadas ao processo de transformação do negócio. Em seguida, avaliou a percepção compartilhada dos membros da empresa em relação às experiências no trabalho, de forma a promover a adaptação dos comportamentos individuais às demandas organizacionais. E, por último, buscou promover a integração interna e a adaptação externa da nova empresa ao ambiente, desenvolvendo crenças, valores e hábitos comuns à organização.

Dessa forma, quais foram, respectivamente, as práticas administrativas adotadas pela empresa, descritas no texto?

  • A.

    Gestão da mudança, administração do clima organizacional e administração da cultura organizacional.

  • B.

    Gestão da mudança, administração do comportamento organizacional e administração da cultura organizacional.

  • C.

    Administração do comprometimento organizacional, administração do processo decisório e administração do clima organizacional.

  • D.

    Administração do clima organizacional, administração do comportamento organizacional e administração do processo decisório.

  • E.

    Administração do processo decisório, administração do comprometimento organizacional e administração da cultura organizacional.

Questão 731442

Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) 2014

Cargo: Analista de Gestão - Área Administrador / Questão 35

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

A qualidade e a melhoria contínua seguem um processo composto de etapas. Acerca dessas etapas, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Análise do método atual, pelo qual a equipe de melhoria deve analisar o atual método de trabalho para comparar e verificar como pode ser melhorado.
  • B. Estudo piloto da melhoria, pelo qual a equipe desenvolve um esquema piloto para solucionar o problema e melhorar a qualidade e testar a sua relação de custo e benefício.
  • C. Definição da pessoa que será responsável pela melhoria, uma vez que o processo de melhoria contínua precisa de trabalho individual e centralizado para atingir seus objetivos.
  • D. Escolha de uma área de melhoria, como, por exemplo, a redução de percentagem de defeitos, a redução no tempo de ciclo de produção ou a redução no absenteísmo do pessoal.

Questão 730881

Tribunal de Justiça   - CE (TJCE/CE) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Técnico-Administrativa / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A resolução de problemas intradepartamentais, a coordenação interdepartamental e as iniciativas de melhoria e mudança ensejam comunicação organizacional do tipo
  • A. vertical de cima para baixo.
  • B. horizontal e vertical de baixo para cima.
  • C. vertical de baixo para cima.
  • D. vertical de cima para baixo e horizontal.
  • E. horizontal ou lateral.

Questão 725784

Tribunal de Contas do Distrito Federal - DF (TCDF/DF) 2014 (3ª edição)

Cargo: Analista de Administração Pública - Área Serviços Técnicos / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. A comunicação aberta, a educação dos funcionários, a mentoria e a presença de gestores suportivos são exemplos de alternativas de enfrentamento da resistência à mudanças.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 725814

Tribunal de Contas do Distrito Federal - DF (TCDF/DF) 2014 (3ª edição)

Cargo: Analista de Administração Pública - Área Serviços Técnicos / Questão 101

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de mudança e inovação em organizações, julgue os itens a seguir. No Brasil, a inovação organizacional é medida por meio da pesquisa de inovação tecnológica (PINTEC), executada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trienalmente.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 725816

Tribunal de Contas do Distrito Federal - DF (TCDF/DF) 2014 (3ª edição)

Cargo: Analista de Administração Pública - Área Serviços Técnicos / Questão 103

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de mudança e inovação em organizações, julgue os itens a seguir. A mudança corresponde à alteração temporal de uma realidade, sem implicação de julgamento de seu resultado; a inovação, por sua vez, configura-se somente quando há geração de ganhos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 669627

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP 2013

Cargo: Tecnologista Júnior - Área Qualidade / Questão 37

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

O brainstorming (tempestade de ideias) é baseado em regras como estas:

  • A.

    pensamento livre, prevenção de absurdos, seleção das ideias, combinação e seleção.

  • B.

    incentivo às ideias, criatividade, julgamento das ideias, imparcialidade.

  • C.

    rejeição às críticas, criatividade, quantidade de ideias, análise das ideias.

  • D.

    criatividade, imparcialidade, julgamento imediato das ideias, quanto mais ideias melhor.

  • E.

    priorização das boas ideias, incentivo à crítica para testar as ideias, exclusão das ideias ruins, combinação das ideias.

Questão 683811

Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região (TRT 12ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 50

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

  • A.

    manter a comunicação de modo contínuo e pessoal.

  • B.

    criar benefícios quantificáveis com correspondência com os avanços obtidos.

  • C.

    integrar as mudanças de comportamento necessárias.

  • D.

    realizar análise ambiental a fim de identificar o potencial de utilização de novas tecnologias produtivas.

  • E.

    vincular a mudança à estratégia corporativa.

Questão 683817

Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região (TRT 12ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 56

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Sobre a gestão de processos de mudança, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Nos anos 60 do século XX, teorias das organizações, sobretudo as desenvolvidas nos Estados Unidos, calcadas no paradigma explicativo da estrutura e funcionamento organizacional, preconizavam a estabilidade.

  • B.

    O paradigma da transformação pressupõe que uma organização deve se voltar para o aperfeiçoamento contínuo, e não para a estabilidade de normas e regras.

  • C.

    O gestor deve desempenhar o papel de facilitador de condições e recursos que propiciam desenvolvimento permanente.

  • D.

    O papel mais importante do gestor é o controle, para assegurar que procedimentos sejam realizados sempre conforme a rotina-padrão.

  • E.

    Os avanços tecnológicos, notadamente aqueles associados à chamada “revolução informacional” contribuem para o desenvolvimento de abordagens teóricas calcadas no paradigma da transformação.