Administração Comportamento Organizacional Gestão da Mudança

O presidente de uma empresa de marketing, em certo congresso tomou conhecimento de um novo software, que poderia ajudar a sua equipe na elaboração das propagandas com mais rapidez e facilidade. Ao levar o assunto ao gerente de marketing da empresa, o presidente sentiu certa resistência sobre o novo produto, pois o gerente estava acostumado com o atual software e levaria muito tempo para a equipe dele se acostumar com o novo software. Nesse caso hipotético, para que o presidente consiga convencer o gerente, de forma pacífica e sem custos com pessoal, de que a nova ferramenta irá acrescentar e não atrapalhar, qual é a estratégia de mudança que o presidente da empresa deverá utilizar?
  • A. Coerção, ou seja, forçar a mudança de qualquer jeito ou o gerente de marketing será dispensado da empresa.
  • B. Dispensar o gerente de marketing por incompetência e por resistência às mudanças.
  • C. Coerção, pois quem manda na empresa é o presidente.
  • D. Apoio da alta administração, ou seja, de toda a presidência da empresa, pois sozinho o presidente não conseguirá convencer seu gerente de marketing.
  • E. Participação, pois ouvindo o gerente de marketing e a equipe dele poderá integrá-los na sua decisão e convencê-los de que o novo software irá melhorar a rotina de todos na empresa.