Questões de Concurso de Gestão de Conflitos - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 616220

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 37

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma organização vem enfrentando uma situação de conflito trabalhista nas últimas semanas. Seu diretor executivo tem adotado uma postura nem assertiva, nem cooperativa, buscando outras saídas para que o conflito se torne menos intenso e para que se obtenham informações adicionais com o tempo.

Tal postura deixa claro que o diretor executivo assumiu um estilo de administração de conflitos de

  • A.

    compromisso

  • B.

    acomodação

  • C.

    colaboração

  • D.

    competição

  • E.

    evitação

Questão 659846

Ministério das Comunicações (MC) 2013

Cargo: Atividades de Complexidade Intelectual - Área Nível Superior / Questão 105

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.

Um gestor que adota um estilo competitivo lida com conflitos no trabalho mediante a cooperação mútua entre as partes, mas sem assertividade, pois protela a tomada de decisão sobre situações emergenciais e importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 580532

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Plajenamento - Área Gestão de Pessoas / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

Entre as táticas utilizadas em situações de negociações no contexto organizacional, incluem-se a lisonja e a persuasão do oponente, assim como a demonstração ligeira do status dominante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 812883

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Especialidade: Psicologia / Questão 101

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue os próximos itens. A consideração incondicional, a coerência e a empatia são necessidades básicas e de motivação para o funcionamento de um grupo e devem ser respeitadas para que as práticas em grupo favoreçam a gestão de conflitos entre seus participantes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 812884

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Especialidade: Psicologia / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue os próximos itens. A abordagem tradicional considera conflito um estado desordenado propício para mudanças e, portanto, positivo; a abordagem das relações humanas, por sua vez, considera conflito uma consequência natural, inevitável em qualquer grupo; e, por fim, a abordagem interacionista considera que o conflito deve ser evitado a todo custo para não afetar outros tipos de situações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 779017

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 42

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em determinada instituição há 2 setores que, geralmente, encontram-se em conflito. No último conflito, eles conseguiram concluir com satisfação plena seus interesses. Essa situação caracteriza o estilo de administração de conflitos denominado
  • A. Acordo.
  • B. Colaboração.
  • C. Acomodação.
  • D. Competição.
  • E. Afastamento.

Questão 779030

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 55

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O conceito de procurement envolve a prática de:

I. Relacionamento, puramente comercial, com forne cedores.

II. Pesquisa e desenvolvimento dos relacionamentos com fornecedores.

III. Negociação baseada, exclusivamente, em preço e prazo.

IV. Necessidade de aperfeiçoamento dos sistemas de informação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I e II.
  • C. III e IV.
  • D. IV.
  • E. III.

Questão 858667

Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso - MT (DPE/MT) 2015

Cargo: Analista - Área Jornalista / Questão 72

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Sobre as crises de imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. No gerenciamento de crises deve-se considerar a velocidade da comunicação e a diversidade de canais por meio dos quais a informação se propaga, por isso a empresa deve ser cada vez mais ágil em tomar a frente de processo de fornecimento de informações de interesse público.

II. A divulgação de qualquer problema de uma empresa caracteriza imediatamente uma crise de imagem, que além de inevitável, mesmo sendo bem administrada, causará perdas irrecuperáveis na relação da companhia com a opinião pública.

III. O comitê de gerenciamento de crise trabalha para minimizar o estrago na reputação da empresa, identificandoe punindo imediatamente o responsável pelo vazamento da informação geradora da crise e movendo processos judiciais contra os jornalistas que a divulgaram.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão 767099

Prefeitura de Natividade - RJ 2014

Cargo: Pedagogo Organizacional / Questão 23

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

“A questão do conflito nas organizações nasceu verdadeiramente com a eclosão de um pensamento nitidamente administrativo. Antes dos primórdios da era industrial, a ‘nova aristocracia’, representada pelos empresários, considerava os trabalhadores como membros de uma classe social inferior e tratava os conflitos potenciais como relação pura e simples de dominação‐submissão que se enraizou por toda hierarquia administrativa. Ao longo dos anos, 3 visões evoluíram com relação à forma de ver o conflito nas organizações: a racional, a humanística e a interacionista do conflito.” Considerando o fragmento do texto, relacione adequadamente as visões citadas com as afirmativas.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 3, 1.
  • C. 2, 1, 3.
  • D. 3, 2, 1.

Questão 710203

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2014 (2ª edição)

Cargo: Psicólogo - Área Organizacional / Questão 92

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a negociação e a gestão de conflitos nas organizações, julgue os itens que se seguem. Em uma situação de conflito, quando uma pessoa defende firmemente suas opiniões e tenta persuadir os outros, observa-se a adoção da abordagem avocatória para o gerenciamento do conflito interpessoal.
  • C. Certo
  • E. Errado