Questões de Concurso de Gestão de Conflitos - Administração

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Questão 616220

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 37

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma organização vem enfrentando uma situação de conflito trabalhista nas últimas semanas. Seu diretor executivo tem adotado uma postura nem assertiva, nem cooperativa, buscando outras saídas para que o conflito se torne menos intenso e para que se obtenham informações adicionais com o tempo.

Tal postura deixa claro que o diretor executivo assumiu um estilo de administração de conflitos de

  • A.

    compromisso

  • B.

    acomodação

  • C.

    colaboração

  • D.

    competição

  • E.

    evitação

Questão 659846

Ministério das Comunicações (MC) 2013

Cargo: Atividades de Complexidade Intelectual - Área Nível Superior / Questão 105

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.

Um gestor que adota um estilo competitivo lida com conflitos no trabalho mediante a cooperação mútua entre as partes, mas sem assertividade, pois protela a tomada de decisão sobre situações emergenciais e importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 907396

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes - SP 2017

Cargo: Auxiliar de Apoio Administrativo / Questão 44

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Alguns comportamentos podem atrapalhar os relacionamentos no ambiente de trabalho, gerando conflitos que influenciam, inclusive, no desempenho dos funcionários. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que indica um comportamento que evita o conflito.
  • A. Desconsiderar as necessidades alheias.
  • B. Esperar elogios e reconhecimento constante.
  • C. Relutar em aprender novas tarefas.
  • D. Manter uma comunicação aberta e recíproca.
  • E. Criar obstáculos para o sucesso do grupo.

Questão 580532

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Plajenamento - Área Gestão de Pessoas / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

Entre as táticas utilizadas em situações de negociações no contexto organizacional, incluem-se a lisonja e a persuasão do oponente, assim como a demonstração ligeira do status dominante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 876976

Procuradoria Geral do Estado - MT (PGE/MT) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista PGE - Área Administrador / Questão 41

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se
  • A. iminência de conflito e aplicação de técnica de desativação.
  • B. presença de conflito de tarefa e adoção de abordagem estrutural.
  • C. ocorrência de conflito interpessoal e aplicação de abordagem de processo.
  • D. ausência de conflito e aplicação de medida preventiva.
  • E. existência de conflito de processo e aplicação de abordagem de processo.

Questão 911270

Prefeitura de Salvador - BA 2017

Cargo: Técnico de Nível Médio II - Área Operacional / Questão 58

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

Se bem administrado, o conflito pode gerar benefícios aos indivíduos e às organizações. As opções a seguir demonstram isso, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A. Provoca o aumento da motivação.
  • B. Acarreta a redução de quadros.
  • C. Promove Incentivos para o crescimento.
  • D. Estimula a cooperação e as alianças.
  • E. Aumenta a coesão de grupo.

Questão 911271

Prefeitura de Salvador - BA 2017

Cargo: Técnico de Nível Médio II - Área Operacional / Questão 59

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

Sobre os procedimentos adequados para evitar conflitos ou para manter a situação sob controle, assinale a afirmativa correta.
  • A. Ouvir os litigantes para marcar posição.
  • B. Criticar as partes em conflito para encontrar alternativas.
  • C. Negociar com os envolvidos para acirrar os ânimos.
  • D. Confrontar posições para definir o vencedor.
  • E. Aceitar as divergências para encaminhar o entendimento.

Questão 904254

Hospital Risoleta Tolentino Neves - RN (HRTN/RN) 2017

Cargo: Analista de Recursos Humanos / Questão 40

Banca:

Nível: Superior

Analise as seguintes afirmativas sobre conflitos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Alguns conflitos apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho; são os chamados conflitos funcionais, formas construtivas de conflito.

( ) Existem conflitos que atrapalham o desempenho do grupo; são formas destrutivas ou disfuncionais de conflito.

( ) Dentre várias técnicas de resolução de conflitos, podem ser citadas: não enfrentamento, suavização, concessão, comando autoritário.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V
  • B. F V F
  • C. V V F
  • D. V V V

Questão 872588

Tribunal Regional Eleitoral / Amapá (TRE AP) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 60

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere a seguinte situação hipoteticamente verificada em uma organização: João, servidor que atua na execução de determinado projeto, discorda da orientação recebida do gerente do referido projeto, que não é seu superior hierárquico, mas sim o coordenador do grupo de trabalho formado para a realização de projetos estratégicos que envolvem diversos setores da organização. Uma das abordagens passíveis de utilização para o gerenciamento do referido conflito é recorrer a uma terceira parte, podendo ser utilizada a figura do
  • A. superior hierárquico, que determinará quem deve ceder.
  • B. mediador, elemento neutro que facilita a solução negociada, com a sugestão de alternativas, sem caráter coercitivo.
  • C. árbitro, que tem o objetivo de persuadir as partes na construção de uma solução intermediária.
  • D. consultor, utilizado quando as partes decidem delegar a terceiro imparcial a decisão sobre a melhor alternativa para a resolução do conflito instalado.
  • E. conciliador, elemento com autoridade para ditar um acordo, que deve se basear em critérios de equidade e razoabilidade.

Questão 812883

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Especialidade: Psicologia / Questão 101

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue os próximos itens. A consideração incondicional, a coerência e a empatia são necessidades básicas e de motivação para o funcionamento de um grupo e devem ser respeitadas para que as práticas em grupo favoreçam a gestão de conflitos entre seus participantes.
  • C. Certo
  • E. Errado