Questões de Concurso de Gestão de Conflitos - Administração

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Questão 616220

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 37

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma organização vem enfrentando uma situação de conflito trabalhista nas últimas semanas. Seu diretor executivo tem adotado uma postura nem assertiva, nem cooperativa, buscando outras saídas para que o conflito se torne menos intenso e para que se obtenham informações adicionais com o tempo.

Tal postura deixa claro que o diretor executivo assumiu um estilo de administração de conflitos de

  • A.

    compromisso

  • B.

    acomodação

  • C.

    colaboração

  • D.

    competição

  • E.

    evitação

Questão 659846

Ministério das Comunicações (MC) 2013

Cargo: Atividades de Complexidade Intelectual - Área Nível Superior / Questão 105

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.

Um gestor que adota um estilo competitivo lida com conflitos no trabalho mediante a cooperação mútua entre as partes, mas sem assertividade, pois protela a tomada de decisão sobre situações emergenciais e importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 580532

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Plajenamento - Área Gestão de Pessoas / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

Entre as táticas utilizadas em situações de negociações no contexto organizacional, incluem-se a lisonja e a persuasão do oponente, assim como a demonstração ligeira do status dominante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 876976

Procuradoria Geral do Estado - MT (PGE/MT) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista PGE - Área Administrador / Questão 41

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se
  • A. iminência de conflito e aplicação de técnica de desativação.
  • B. presença de conflito de tarefa e adoção de abordagem estrutural.
  • C. ocorrência de conflito interpessoal e aplicação de abordagem de processo.
  • D. ausência de conflito e aplicação de medida preventiva.
  • E. existência de conflito de processo e aplicação de abordagem de processo.

Questão 872588

Tribunal Regional Eleitoral / Amapá (TRE AP) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 60

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere a seguinte situação hipoteticamente verificada em uma organização: João, servidor que atua na execução de determinado projeto, discorda da orientação recebida do gerente do referido projeto, que não é seu superior hierárquico, mas sim o coordenador do grupo de trabalho formado para a realização de projetos estratégicos que envolvem diversos setores da organização. Uma das abordagens passíveis de utilização para o gerenciamento do referido conflito é recorrer a uma terceira parte, podendo ser utilizada a figura do
  • A. superior hierárquico, que determinará quem deve ceder.
  • B. mediador, elemento neutro que facilita a solução negociada, com a sugestão de alternativas, sem caráter coercitivo.
  • C. árbitro, que tem o objetivo de persuadir as partes na construção de uma solução intermediária.
  • D. consultor, utilizado quando as partes decidem delegar a terceiro imparcial a decisão sobre a melhor alternativa para a resolução do conflito instalado.
  • E. conciliador, elemento com autoridade para ditar um acordo, que deve se basear em critérios de equidade e razoabilidade.

Questão 885282

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Viana - ES (IPREVI/ES) 2017

Cargo: Assistente Administrativo / Questão 35

Banca: Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG)

Nível: Médio

Considerando que o conflito pode ser dividido em: conflito de relacionamento, de processo e de tarefa, assinale a alternativa referente ao de processo.
  • A. Envolve situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.
  • B. Relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.
  • C. Está relacionado ao conteúdo e às metas do trabalho.
  • D. Surge nas relações interpessoais.
  • E. Influencia no desempenho, podendo prejudicar as metas e aos objetivos da organização.

Questão 887024

Companhia de Saneamento do Pará - PA (COSANPA/PA) 2017

Cargo: Agente Administrativo / Questão 32

Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível: Médio

Uma boa recomendação para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho é
  • A. ignorar o histórico dos envolvidos, evitando que o passado de algum deles influencie na análise do processo.
  • B. ouvir a todos, mas considerar a necessidade de tratamento diferenciado e privilegiado de alguns dos envolvidos.
  • C. analisar com calma e precisão a postura individual, em conjunto e o histórico dos colaboradores envolvidos.
  • D. promover o receio de perder a vaga ente os colaboradores, facilitando um clima de concorrência saudável entre a equipe.

Questão 888467

Ministério da Saúde 2017

Cargo: Administrador / Questão 35

Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível: Superior

A ocorrência do conflito nas organizações é uma situação relativamente comum; no entanto, é essencial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável, que os gestores saibam identificar as causas destes conflitos, para desativá-los, a tempo de evitar uma contaminação ainda maior do ambiente organizacional. Sobre os diferentes estilos de administração de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Estilo de acomodação: consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixa os conflitos maiores para a frente.
  • B. Estilo de compromisso: é utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução.
  • C. Estilo competitivo: é a atitude de confronto e de dominação em que uma parte se engaja em uma competição do tipo ganhar/perder forçando o uso de autoridade. O negócio é ganhar.
  • D. Estilo de evitação: é uma atitude de fuga em que o administrador procura evitar as situações de conflito, buscando outra saída ou deixando as coisas como estão para que, com o tempo, o conflito se torne menos intenso.
  • E. Estilo de confrontação: é utilizado para erradicar a ocorrência de conflito no ambiente organizacional. O administrador utiliza-se de advertências, suspensões e até mesmo demissões de funcionários envolvidos em conflitos.

Questão 888532

Ministério da Saúde 2017

Cargo: Analista Técnico de Políticas Sociais / Questão 50

Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível: Superior

É essencial que as empresas tenham pessoas dotadas de capacidade para “administrar conflitos” e evitar que o ambiente organizacional possa ser influenciado negativamente. Esta importância se dá pelo fato de que o ambiente de trabalho é composto por pessoas de diferentes personalidades, culturas e interesses pessoais/profissionais que, em determinadas circunstâncias, podem ser conflitantes e se transformam em fatores desencadeadores de conflitos. Sobre os “efeitos negativos” do conflito para o ambiente organizacional incluem-se, EXCETO:
  • A. O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo, aumentando a coesão intragrupal.
  • B. O conflito prejudica o desempenho das tarefas, ou seja, afeta a produtividade do trabalhador.
  • C. Grande parte da energia gerada pelo conflito é gasta nele mesmo, prejudicando a energia que poderia ser gasta no trabalho produtivo.
  • D. O conflito prejudica o comportamento de cooperação, influenciando a natureza dos relacionamentos existentes entre pessoas e grupos.
  • E. O conflito apresenta consequências indesejáveis para o bom funcionamento da organização podendo provocar sentimentos de frustração, hostilidade e tensão.

Questão 869105

Tribunal de Contas Estadual - ES (TCE/ES) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em uma situação de conflito no trabalho, há pessoas que atuam de modo a satisfazer seus próprios interesses, sem considerar os interesses das demais pessoas envolvidas no conflito. Essa situação caracteriza um estilo comportamental
  • A. competitivo.
  • B. evitativo.
  • C. acomodado.
  • D. comprometido.
  • E. colaborativo.