Questões de Concurso de Gestão de Conflitos - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 616220

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 2013

Cargo: Administrador / Questão 37

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma organização vem enfrentando uma situação de conflito trabalhista nas últimas semanas. Seu diretor executivo tem adotado uma postura nem assertiva, nem cooperativa, buscando outras saídas para que o conflito se torne menos intenso e para que se obtenham informações adicionais com o tempo.

Tal postura deixa claro que o diretor executivo assumiu um estilo de administração de conflitos de

  • A.

    compromisso

  • B.

    acomodação

  • C.

    colaboração

  • D.

    competição

  • E.

    evitação

Questão 659846

Ministério das Comunicações (MC) 2013

Cargo: Atividades de Complexidade Intelectual - Área Nível Superior / Questão 105

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.

Um gestor que adota um estilo competitivo lida com conflitos no trabalho mediante a cooperação mútua entre as partes, mas sem assertividade, pois protela a tomada de decisão sobre situações emergenciais e importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 580532

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Plajenamento - Área Gestão de Pessoas / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

Entre as táticas utilizadas em situações de negociações no contexto organizacional, incluem-se a lisonja e a persuasão do oponente, assim como a demonstração ligeira do status dominante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 969321

Petrobras Transporte S.A (TRANSPETRO) 2018 (2ª edição)

Cargo: Administrador Júnior / Questão 59

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Um executivo de uma grande empresa do setor de combustíveis tem uma reunião com um de seus fornecedores para negociar as condições de um novo lote de suprimentos. Para isso está fazendo um levantamento referente ao histórico dos últimos cinco anos do relacionamento entre as empresas. Identificou que, em alguns momentos, o fornecedor não cumpriu os termos de acordos estabelecidos em negociações de fornecimento. Os termos dos acordos que não foram cumpridos se referem a prazos e qualidade dos itens fornecidos. Essas falhas provocaram alguns atritos entre as partes, chegando quase à interrupção da parceria que havia entre as empresas. Diante da situação acima exposta, constata-se que
  • A. o conflito deve ser evitado, já que não há possibilidade de, a partir dele, serem implementadas ações que possam resultar em maior produtividade e desenvolvimento da empresa.
  • B. o conflito existente é decorrente de um choque de cultura e valores diferentes entre cliente e fornecedor, já que é comum que prazos não sejam cumpridos.
  • C. o atrito entre as partes não gerou um conflito, já que não houve o rompimento definitivo entre as empresas, e o executivo deseja manter o relacionamento com esse fornecedor.
  • D. a identificação do conflito pode ser positiva, porque pode estimular as pessoas e os grupos envolvidos a resolverem os problemas apresentados, adotando ações corretivas.
  • E. há um conflito de ordem pessoal, tendo em vista que o executivo da empresa procurou aspectos negativos de acordos anteriores para tirar vantagem em uma nova negociação com o fornecedor.

Questão 907396

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes - SP 2017

Cargo: Auxiliar de Apoio Administrativo / Questão 44

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Alguns comportamentos podem atrapalhar os relacionamentos no ambiente de trabalho, gerando conflitos que influenciam, inclusive, no desempenho dos funcionários. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que indica um comportamento que evita o conflito.
  • A. Desconsiderar as necessidades alheias.
  • B. Esperar elogios e reconhecimento constante.
  • C. Relutar em aprender novas tarefas.
  • D. Manter uma comunicação aberta e recíproca.
  • E. Criar obstáculos para o sucesso do grupo.

Questão 876976

Procuradoria Geral do Estado - MT (PGE/MT) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista PGE - Área Administrador / Questão 41

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se
  • A. iminência de conflito e aplicação de técnica de desativação.
  • B. presença de conflito de tarefa e adoção de abordagem estrutural.
  • C. ocorrência de conflito interpessoal e aplicação de abordagem de processo.
  • D. ausência de conflito e aplicação de medida preventiva.
  • E. existência de conflito de processo e aplicação de abordagem de processo.

Questão 812883

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Especialidade: Psicologia / Questão 101

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue os próximos itens. A consideração incondicional, a coerência e a empatia são necessidades básicas e de motivação para o funcionamento de um grupo e devem ser respeitadas para que as práticas em grupo favoreçam a gestão de conflitos entre seus participantes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 812884

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Especialidade: Psicologia / Questão 102

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue os próximos itens. A abordagem tradicional considera conflito um estado desordenado propício para mudanças e, portanto, positivo; a abordagem das relações humanas, por sua vez, considera conflito uma consequência natural, inevitável em qualquer grupo; e, por fim, a abordagem interacionista considera que o conflito deve ser evitado a todo custo para não afetar outros tipos de situações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 958349

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gestão de Pessoas / Questão 35

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Uma autarquia avalia que vem perdendo efetividade no cumprimento de sua missão institucional. A liderança da autarquia entende que é preciso criar integração entre as áreas da organização e estimular a decisão compartilhada como forma de ganhar flexibilidade e inovar em seus projetos. A autarquia pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos compostos por funcionários das diferentes áreas.

Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior, é correto apontar:

  • A. aumento da supervisão hierárquica;
  • B. dificuldade para a adoção de novas tecnologias;
  • C. isolamento dos especialistas;
  • D. surgimento de conflitos e desequilíbrios de poder;
  • E. dificuldade de cooperação interdisciplinar.

Questão 779017

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 42

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em determinada instituição há 2 setores que, geralmente, encontram-se em conflito. No último conflito, eles conseguiram concluir com satisfação plena seus interesses. Essa situação caracteriza o estilo de administração de conflitos denominado
  • A. Acordo.
  • B. Colaboração.
  • C. Acomodação.
  • D. Competição.
  • E. Afastamento.