Administração Gestão de Pessoas Gestão de Conflitos

O conflito está presente em todas as negociações. Se não há conflito, não há negociação. Negociar, portanto, é solucionar conflitos e, superar impasses. O negociador deve perceber os conflitos a tempo, e efetuar correto diagnóstico da situação, impedindo que assumam proporções que dificultem a sua solução. O bom negociador é aquele que:

  • A.

    respeita o impasse, pois a opinião é um direito de cada negociador; faz concessões para evitar mais conflitos; aceita que é difícil detectar o real motivo do impasse e procura outras soluções que aliviem a pressão dos oponentes, mesmo que não resolva completamente o conflito.

  • B.

    não perde tempo detectando o que levou ao impasse, pois o importante é neutralizá-lo.

  • C.

    não tem receio de impasse; analisa o impasse; identifica o impasse; cria alternativas para sair do impasse; controla as ações para resolver o impasse e mantém as soluções encontradas

  • D.

    não identifica o impasse; na incapacidade de resolvê-lo, você tenta minimizá-lo e recua na solução do conflito

  • E.

    é enérgico com os participantes do conflito, pois dessa maneira eles tentarão chegar a um consenso.