Questões de Concurso de Gestão de Equipes - Administração

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Questão 934508

Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017 (2ª edição)

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 39

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Celso, gestor público que atua em uma autarquia encarregada da administração de benefícios previdenciários de servidores públicos, constatou baixa produtividade dos integrantes da equipe sob sua supervisão e decidiu introduzir técnicas motivacionais com o propósito de melhorar o desempenho da equipe. Para tanto optou por adotar a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, o que significa que deverá levar em conta
  • A. fatores extrínsecos, ditos de higiene, que previnem a insatisfação, e fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos.
  • B. aspectos estritamente individuais, trabalhados a partir de dois processos encadeados sequencialmente: mapeamento e reforço.
  • C. análise fatorial do ambiente de trabalho, efetuada em dois quadrantes: perspectiva do empregado e perspectiva do grupo.
  • D. aspectos de conteúdo, que indicam o que motiva o indivíduo, e aspectos de processo, que explicam como se processa o fenômeno motivacional.
  • E. fatores individuais e fatores coletivos, sendo os primeiros objeto de indução por reforço positivo e os segundos objeto de confirmação pela meritocracia.

Questão 844545

Tribunal Regional do Trabalho / 11ª Região (TRT 11ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Arquitetura / Questão 40

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Um grupo de funcionários de uma empresa passa a ser uma equipe quando existe definição
  • A. de conflitos; divisão de objetivos e metas; ajustes de funções; resolução de interesses; definição da organização das férias e comunicação dos vínculos com outras equipes.
  • B. de comunicação; divisão de percepção organizacional; ajustes de formação; resolução de imagem pessoal; definição de autoproteção e limitação da flexibilidade.
  • C. de objetivos e metas; divisão de papéis e funções; sinergia positiva; alto grau de conformidade e indicação de que há uma liderança que permite apoio e coesão entre os membros.
  • D. hierárquica; divisão de objetivos; ajustes organizacionais; resolução de comentários e definição de liderança e de avaliação das fragilidades.
  • E. organizacional; divisão de conflitos, ajustes de funções; resolução de comunicação e definição da cooperação e de possibilidades de vínculo com outras equipes.

Questão 843613

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 52

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Nas equipes,
  • A. o poder é distribuído entre os seus membros e as decisões são tomadas de forma coletiva.
  • B. o poder é distribuído entre seus membros e as decisões são tomadas de forma individual.
  • C. o poder é distribuído hierarquicamente e as decisões são tomadas de forma individual.
  • D. o poder é distribuído hierarquicamente e as decisões são tomadas por muitos indivíduos.
  • E. o poder é distribuído hierarquicamente e as decisões são tomadas por alguns indivíduos.

Questão 843614

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 53

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em equipes de trabalho, a lealdade dos membros é obtida
  • A. como resultado da obediência ao líder.
  • B. como resultado de autoidentificação com o propósito e as ações da equipe.
  • C. como resultado da pressão do chefe.
  • D. por meio da coação dos membros da equipe.
  • E. com a obediência dos membros às regras da organização.

Questão 843615

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção que descreve corretamente uma equipe de trabalho.
  • A. Em uma equipe, as metas de desempenho são estabelecidas de forma individualizada.
  • B. Em equipes, a atuação dos seus membros ocorre de forma responsável e organizada em torno de um objetivo comum.
  • C. Equipes são necessariamente definidas de forma permanente e, assim, tornam-se parte do desenho organizacional.
  • D. As equipes devem ser constituídas por profissionais com formações e especializações semelhantes em detrimento da diversidade, considerada, no âmbito organizacional, um problema.
  • E. Em equipes, os trabalhos são realizados sempre de forma presencial, com seus membros interagindo face a face.

Questão 843616

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito das diferenças entre grupos e equipes no trabalho, assinale a opção correta.
  • A. Em uma equipe, as responsabilidades do indivíduo são definidas de forma individualizada em detrimento da responsabilidade coletiva.
  • B. Grupos e equipes apresentam um mesmo conceito no âmbito organizacional.
  • C. Em um grupo, o desempenho é resultado do trabalho que os seus membros realizam de forma individual.
  • D. Em uma equipe, o desempenho é determinado unicamente pela soma das realizações individuais de cada um de seus membros.
  • E. O produto do trabalho coletivo, além dos produtos dos trabalhos individuais dos membros, é levado em consideração para mensurar o desempenho de grupos.

Questão 843618

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 57

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito de grupos e de equipes no trabalho, assinale a opção correta.
  • A. Em um grupo de trabalho, há um único líder; em uma equipe, os papéis de liderança são compartilhados.
  • B. Nas organizações, os grupos de trabalho devem ser essencialmente formalizados.
  • C. A interação de dois indivíduos que dependem um do outro no trabalho não corresponde à concepção de grupo.
  • D. Os grupos definidos pela organização e que recebem tarefas específicas são chamados de grupos informais.
  • E. Grupos de trabalho são sempre permanentes.

Questão 843619

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 58

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca do gerenciamento de equipes nas organizações contemporâneas, assinale a opção correta.
  • A. Nas organizações, é incomum haver resistência cultural no que se refere à adoção de equipes autogerenciadas sem a figura de um chefe.
  • B. Nas organizações contemporâneas, chefe e líder apresentam a mesma concepção.
  • C. Gerenciar uma equipe é tarefa exclusiva do chefe.
  • D. Há equipes que funcionam de forma autogerenciada sem prejuízo de produtividade em comparação aos modelos tradicionais.
  • E. Atualmente, o chefe é o único responsável por garantir a produtividade de um grupo de trabalho ou de uma equipe nas organizações.

Questão 935906

Conselho Regional de Nutricionistas - SP (CRN 3ª Região/SP) 2017

Cargo: Auxiliar Administrativo I / Questão 111

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Médio

A respeito do trabalho em equipe, julgue os próximos itens. O apoio no trabalho significa que todos os membros devem ter o mesmo ponto de vista.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 935907

Conselho Regional de Nutricionistas - SP (CRN 3ª Região/SP) 2017

Cargo: Auxiliar Administrativo I / Questão 112

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Médio

A respeito do trabalho em equipe, julgue os próximos itens. Trabalho em equipe significa sinergia, integração, interação e produtividade.
  • C. Certo
  • E. Errado