Questões de Concurso de Gestão de Equipes - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 984343

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Administração / Questão 28

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Uma instituição de ensino identificou alta evasão escolar, queda de rendimento em exames regionais e nacionais e baixo grau de motivação de seus colaboradores, em total dissonância com as metas estabelecidas em seu planejamento anual. Em decorrência disso, constituiu uma equipe formada por colaboradores de determinada unidade e de unidades com atribuições a ela relacionadas e interdependentes da sua sede com a missão de avaliar as causas e implementar integralmente as medidas corretivas necessárias desde o planejamento, passando pela definição de recursos, delegação de tarefas, negociação com fornecedores internos e externos. A equipe ficou responsável pelos resultados alcançados em decorrência das medidas adotadas.

Nessa situação hipotética, a equipe é do tipo

  • A. virtual.
  • B. resolução de problemas.
  • C. autogerenciada.
  • D. multifuncional.
  • E. paralela.

Questão 983643

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH 2018 (2ª edição)

Cargo: Tecnólogo em Gestão Pública / Questão 43

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, no que tange a conceitos, métodos e técnicas de planejamento estratégico, modelos de gestão, estruturas organizacionais e avaliação de desempenho. Organizações com profissionais bem qualificados possuem maior facilidade de promover a autogestão das equipes de trabalho e o consequente enxugamento da estrutura hierárquica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 963710

Petrobras 2018

Cargo: Engenheiro de Produção Júnior / Questão 23

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A ideia de que vários pontos de vista são, geralmente, melhores do que um só está consolidada na gestão de desempenho e é materializada na formação de Equipes de Trabalho Autodirigido (ETA), forma de organização diferente do tradicional grupo de trabalho.

São características de ETA:

  • A. ênfase na responsabilidade individual – objetivos executados pela própria equipe – compartilhamento da liderança.
  • B. discussões em aberto – ênfase na resposabilidade mútua – avaliação do desempenho sobre a rentabilidade da empresa.
  • C. produtos do trabalho coletivo – decisões e delegações – avaliação do desempenho pelo produto do trabalho coletivo.
  • D. produtos do trabalho coletivo – discussões em aberto – compartilhamento da liderança.
  • E. objetivos equivalem à missão organizacional mais ampla – discussões em aberto – produtos do trabalho coletivo.

Questão 971815

Assembléia Legislativa - SE (ALESE/SE) 2018

Cargo: Analista Legislativo - Área Apoio Administrativo - Especialidade: Administração / Questão 38

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Suponha que esteja na iminência de se instalar um conflito em determinado grupo integrante de uma organização, em decorrência da formação de duas correntes de opinião distintas a respeito da melhor solução a ser dada sobre a alocação de um orçamento que se tornou mais restrito em projetos que cada uma das correntes considera mais relevantes ou prioritários. Nesse cenário, o gestor da equipe adotou uma abordagem estrutural para a solução do conflito, o que significa que
  • A. irá alterar as estruturas da organização para eliminar os pontos nodais da cadeia decisória, evitando a instalação do conflito.
  • B. pretende aguardar a efetiva instalação do conflito e realizar uma intervenção no episódio por meio da modificação do processo.
  • C. deverá acionar um terceiro, não integrante da organização, para aplicar técnicas de mediação para a solução do conflito potencial.
  • D. procurará minimizar as diferenças entre os grupos, identificando os objetivos que possam ser compartilhados, o que pode incluir o reagrupamento de indivíduos.
  • E. pretende estratificar as razões que levam ao conflito potencial, de modo que, uma vez instalado, possa intervir de forma mais efetiva.

Questão 962994

Petrobras 2018

Cargo: Administrador Júnior / Questão 57

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A categoria mais profunda de manifestação cultural em uma organização é a de valores. São as crenças e os conceitos básicos numa organização, fundamentais para a sua identidade, posicionamento no mercado e desempenho.

Para reforçar que honestidade é um valor fundamental para a identidade da empresa, seu gerente deverá utilizar um rito de

  • A. degradação, para homenagear um empregado que se aposenta depois de quarenta anos de serviços exemplares para a companhia.
  • B. redução de conflitos, para desenvolver um programa de redesenho de cargo e de grupos de trabalho que dificulte a governança corporativa.
  • C. passagem, para enaltecer as qualidades dos funcionários da companhia que melhor operacionalizaram esquemas de repasses ilegais de empreiteiras em decorrência da obtenção de contratos.
  • D. integração, para dissolver as identidades sociais e os poderes de um grupo de funcionários de alto desempenho.
  • E. reforço, para premiar e reconhecer publicamente o comportamento exemplar dos membros de sua equipe ao longo de todo o ano.

Questão 957946

Superior Tribunal Militar (STM) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 46

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Uma pesquisa de qualidade no atendimento em um órgão da administração pública demonstrou discrepância entre as avaliações, quando foram comparados os atendimentos prestados por servidores mais experientes e por servidores mais novos. A análise dos motivos mostrou que os mais novos se consideravam autossuficientes e ignoravam o conhecimento dos mais experientes. Por outro lado, os mais experientes consideravam que os mais novos eram arrogantes e omitiam informações importantes sobre o atendimento.

Nessa situação hipotética,

percebe-se que a comunicabilidade no órgão em questão ocorre de maneira fluida, em decorrência de os integrantes de um mesmo grupo pactuarem a adoção de comportamentos similares.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 958062

Superior Tribunal Militar (STM) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área apoio especializado - Especialidade - Programação de Sistema / Questão 48

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Uma pesquisa de qualidade no atendimento em um órgão da administração pública demonstrou discrepância entre as avaliações, quando foram comparados os atendimentos prestados por servidores mais experientes e por servidores mais novos. A análise dos motivos mostrou que os mais novos se consideravam autossuficientes e ignoravam o conhecimento dos mais experientes. Por outro lado, os mais experientes consideravam que os mais novos eram arrogantes e omitiam informações importantes sobre o atendimento.

Nessa situação hipotética,

proatividade, simpatia e saber ouvir são comportamentos que favorecerão a melhoria da interação entre os grupos de servidores.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 958063

Superior Tribunal Militar (STM) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área apoio especializado - Especialidade - Programação de Sistema / Questão 49

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Uma pesquisa de qualidade no atendimento em um órgão da administração pública demonstrou discrepância entre as avaliações, quando foram comparados os atendimentos prestados por servidores mais experientes e por servidores mais novos. A análise dos motivos mostrou que os mais novos se consideravam autossuficientes e ignoravam o conhecimento dos mais experientes. Por outro lado, os mais experientes consideravam que os mais novos eram arrogantes e omitiam informações importantes sobre o atendimento.

Nessa situação hipotética,

a inflexibilidade comportamental de ambos os grupos prejudica o trabalho em equipe e deve ser trabalhada para melhoria dos serviços prestados.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 935679

Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017 (2ª edição)

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 44

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Suponha que em uma determinada equipe de trabalho tenha se instalado um conflito em face da necessidade de cortes no orçamento e consequente necessidade de redimensionamento de projeto e cargos dos seus integrantes. Nesse cenário, surgiu uma divisão entre dois grupos, cada qual preconizando uma solução diferente para o atingimento dos fins colimados. O gerente da equipe, para administrar o conflito instalado, pode lançar mão de uma negociação distributiva, que significa
  • A. decidir de acordo com a vontade da maioria, sem intervenção ou indução do gerente no processo decisório.
  • B. uma solução denominada “ganha-ganha”, em que cada grupo cede um pouco e chega-se à uma alternativa intermediária.
  • C. dividir o ônus da decisão entre todos os envolvidos, que passam a se responsabilizar pelos resultados obtidos.
  • D. delegar a decisão a um terceiro externo à organização, que pode ser um mediador ou um árbitro.
  • E. que haverá um lado vencedor e um lado perdedor, eis que não há possibilidade de expansão dos recursos disputados.

Questão 985304

Conselho Regional de Serviço Social - PR (CRESS/PR) 2018

Cargo: Assistente Administrativo / Questão 109

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Médio

No que se refere à gestão de equipes, julgue os itens a seguir. O empowerment cuida de atribuir maiores responsabilidades às chefias, de modo que os subordinados tenham um controle mais rígido de suas ações.
  • C. Certo
  • E. Errado