Administração Gestão de Pessoas Gestão de Equipes

            Jaime, formado em administração de empresas, com especializações em gestão de pessoas, controladoria e marketing, é funcionário de carreira do Banco do Brasil S.A. (BB) há mais de vinte anos. Durante sua carreira no BB, ele trabalhou em diversas áreas da organização, desde agências até diretorias diferenciadas, ocupando atividades técnicas e gerenciais.

            Recentemente, o diretor de gestão de pessoas do banco chamou Jaime para executar uma importante missão: desenvolver um sistema integrado de avaliação das ações de gestão de pessoas do BB. Para isso, o diretor o incumbiu de recrutar um conjunto de funcionários com perfil e experiência adequados para constituir uma equipe multidisciplinar. Foi concedida a Jaime uma boa quantidade de recursos para desenvolvimento e implementação desse sistema, bem como foi estabelecido um prazo para a finalização do trabalho.

Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta quanto à efetividade de equipes de trabalho.

  • A.

    A efetividade de uma equipe de trabalho, como a que será formada por Jaime, consiste na sua produtividade.

  • B.

    Para garantir a efetividade da equipe, Jaime deve convocar o maior número possível de membros de todas as áreas envolvidas.

  • C.

    Para a efetividade da equipe de trabalho formada por Jaime, é necessário que, além do suporte material e social oferecido pela organização, a equipe gerencie seus recursos autonomamente.

  • D.

    Como o projeto a ser executado por Jaime consiste em uma tarefa unitária, ele deve buscar a efetividade a partir de um sistema de retroalimentação individualizado.

  • E.

    Segundo a literatura da área, a aplicação de treinamentos motivacionais para os membros de uma equipe multidisciplinar, como a que será formada por Jaime, produz efeitos positivos imediatos na efetividade da equipe.