Administração Gestão de Pessoas Liderança

A crença em que a liderança é nata e universal leva as empresas a aprimorarem seus mecanismos e instrumentos de seleção na identificação de líderes para assumirem funções gerenciais. Hoje se tem outra visão da liderança. Identifique a opção que caracteriza a liderança situacional.

  • A.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

  • B.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.

  • C.

    A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um grupo sobre outro. Caracteriza-se por ser um processo individual baseado em punições e recompensas. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.

  • D.

    A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.

  • E.

    A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.