Administração Gestão de Pessoas Liderança

No contexto de Gestão de Pessoas, é necessário que estas assumam um papel mais de colaboradoras do que subordinadas, pois é imprescindível a sua adesão aos objetivos organizacionais. Assim, o gestor de pessoas tem que desempenhar o papel de líder. Marque a alternativa CORRETA.

  • A.

    McGregor descreve a Teoria Gerencial Convencional, denominando-a de Teoria "Y", que corresponde às propostas da Escola de Administração Científica. A ideologia da Teoria "Y" afirma que o ser humano é avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder.

  • B.

    Muitos alegavam que a expressão Recursos Humanos não é a mais adequada para referirse aos indivíduos que atuam nas organizações. Surge, então, a expressão Gestão de Pessoas. Porém, muitos consideram que mudar a denominação não altera o fato de esses indivíduos continuarem a ser considerados um recurso e explorados como tal. A mudança, apenas da denominação, visa ocultar esse aspecto.

  • C.

    Argyris se contrapôs à idéia de adaptar as estruturas organizacionais às necessidades psicológicas e motivacionais dos indivíduos, tendo em vista que isso não traria maiores ganhos para a efetivação dos objetivos organizacionais.

  • D.

    O Modelo Político de Gestão de Pessoas se tangencia ao Modelo Instrumental, sobretudo pela incorporação da idéia de conflito e divergência, tendo em vista os diferentes interesses dos atores organizacionais.

  • E.

    O Sistema de Aplicação abrange todas as atividades realizadas com a finalidade de criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para a atuação das pessoas.