Administração Gestão de Pessoas

Carla Ribeiro, Gerente de Recursos Humanos da Empresa Pneus Redondos Ltda, está apreensiva com a atual situação da empresa. As pessoas estão apáticas, fazem sempre a mesma coisa, ocupando os mesmos cargos. Ela, há 10 anos na empresa, acha que poderia contribuir com mais entusiasmo, mas se sente presa a uma estrutura que se mantém igual há 90 anos, desde a sua fundação. A Diretoria é bastante conservadora e as mudanças, quando ocorrem, são insignificantes - um novo nome para um cargo; uma aposentadoria. O mundo muda e a Pneus Redondos continua estática, parada no tempo. A gerente, embora consciente de que é necessário mudar, não sabe como, já que uma proposta de mudança no organograma não seria aceita pelos Diretores.

Conversando com uma colega de faculdade, ela sugeriu que Carla fizesse uma descrição e análise de cargos, que:

  • A.

    mostraria para a Diretoria a necessidade de contratar uma consultoria externa para mudar a empresa.

  • B.

    subsidiaria o recrutamento e seleção de pessoas, os programas de treinamento e os padrões de seleção e promoção.

  • C.

    indicaria o desempenho e os resultados alcançados pelas pessoas na empresa para a implantação de um sistema de remuneração mais motivador.

  • D.

    promoveria uma uniformização dos procedimentos da empresa, visando a elaboração de manuais próprios para cada atividade.

  • E.

    determinaria a criação de uma Gerência de Qualidade para que os funcionários percebam a importância dos clientes para a sobrevivência dos Pneus Redondos Ltda.