Administração Gestão de Pessoas

A respeito do poder nas organizações, julgue os itens seguintes.

I Tratado como expressão da natureza humana, como provocador de emoções, poder é a força do desejo e simultaneamente produz legitimação das práticas sociais por meio do discurso.

II No ambiente organizacional, o poder pode ser definido como a capacidade de afetar os resultados organizacionais, por meio do controle das decisões organizacionais e com o uso dos sistemas de influência.

III As coalizões, barganhas entre pessoas aproximadas pela mesma lógica de ação, que agem para alcançar determinados objetivos, podem ser externas ao ambiente organizacional e são mais fortes quando possuem maior concentração e maior envolvimento.

IV Considerando o poder como fenômeno que constitui a tessitura de todas as relações e enfoca as relações de dominação e dependência, as teorias de Hobbes atribuem um caráter positivo à análise do conjunto de meios que são empregados para se obter uma aparente vantagem futura e do estado permanente de mobilização do homem contra o homem.

V Concebido como mecanismo separado da dinâmica do poder nas organizações, o sistema de metas é caracterizado pela consistência entre intencionalidade e comportamento.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e V.

  • E.

    IV e V.